Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Abertura Nacional do Plantio de Soja é realizada na Fazenda Pau Brasil em Açailândia (MA)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Governador do Maranhão, Carlos Brandão, o médico e produtor rural Gilson Kyt, e outras autoridades na Abertura Nacional do Plantio de Soja na Fazenda Pau Brasil em Açailândia (MA) – Foto: Conexão Rural

Destaque na produção de grãos no Maranhão, o município de Acailândia, foi palco na sexta-feira (11) da Abertura Nacional do Plantio de Soja da Safra 2024/2025. A cerimônia ocorreu na Fazenda Pau Brasil, dos irmãos Gilson e Gerson Kyt, com uma área de 2.600 hectares e agricultura de precisão desde as primeiras safras, já com intensa utilização de técnicas de preservação e regeneração de solo, com uso também de biológicos. O evento faz parte do Projeto Soja Brasil, uma iniciativa da Aprosoja Brasil e do Canal Rural e que tem o apoio local da Aprosoja Maranhão e teve transmissão ao vivo pelo Canal Rural e parcerias com diversas do agronegócio.

Com mais de 1,3 milhão de hectares de soja plantados e uma produção estimada de 4,570 milhões de toneladas na safra 2024/2025, o Maranhão se consolida como uma das novas fronteiras agrícolas do Brasil. Produção média de 55 sacas de soja por hectare e de 110 sacas de milho por hectare.

Na abertura do evento, os irmãos Gilson e Gerson Kyt, do Grupo Arco-Íris, agradeceram a presença de todos e destacaram que este é um momento de reflexão. “Momento de olharmos para dentro das quatro linhas, de olho no futuro, e com certeza teremos dias melhores. Momento de refletirmos o que fizemos até agora e nos programarmos para sabermos como será a nossa próxima safra e pensando em safras vindouras”, afirmou Gilson Kyt.

Gerson Kyt destacou a potência da soja no Maranhão e no Brasil. “É momento de chamamento à responsabilidade do segmento, porque, efetivamente, o segmento passa por um momento muito difícil, onde há ataques de todos os lados e a gente tem uma resiliência muito grande. Juntos, vamos passar esse momento”, afirmou.

Os irmãos Gerson e Gilson Kyt e o jornalista Lima Rodrigues (Foto: arquivo pessoal)

Em seguida falou o prefeito eleito de Açailândia, Dr. Benjamim Oliveira. Ele disse que a soja tem uma importância enorme não só para o município de Açailândia, mas para todo o país. “Nosso estado tem um grande desafio de melhorar o armazenamento dos grãos, e buscarmos mais mercados, cuja expansão está se iniciando. E podem ter certeza que vocês produtores rurais terão sempre o apoio dos governos municipal e estadual. Tenho certeza que vocês fazem parte hoje da extrema importância da economia do Brasil e vocês terão apoio para expandir a produção de soja no Maranhão. Podem contar comigo como deputado federal ainda até dezembro e como prefeito de Açailândia a partir de 1º de janeiro de 2025”, afirmou o deputado federal Benjamim Oliveira.

Prefeito eleito de Açailândia, Dr. Benjamim Oliveira (Foto: Conexão Rural)

O presidente da Aprosoja Brasil, Maurício Buffon, agradeceu a presença de todos, o trabalho desenvolvido na produção de grãos pelos irmãos Gilson e Gerson Kyt, o apoio dos parceiros e a iniciativa do Canal Rural, e ressaltou o papel do Maranhão na expansão da sojicultura no Brasil: “O Maranhão tem mostrado um crescimento exponencial na produção de soja, especialmente com a incorporação de novas áreas agrícolas. Esta é uma das regiões mais promissoras do Brasil, e o evento será uma plataforma para compartilhar conhecimento e estratégias que fortalecerão ainda mais o setor”, destacou.

PAINÉIS

O evento contou com dois painéis informativos. O primeiro abordou a gestão, diversificação e sustentabilidade da soja, com a participação de especialistas como Gustavo Spadotti, da Embrapa Territorial; Bazilio Carlotto, da Coopernorte; e Marcos Fava Neves, da FGV.

Já o segundo painel discutiu a moratória da soja e a nova lei europeia, com contribuições do presidente da Aprosoja Brasil, Mauricio Buffon, do vice-presidente da Aprosoja Mato Grosso, Luiz Pedro Bier, e com moderação de Fabrício Rosa, diretor executivo da entidade nacional.

Luiz Pedro Bier, vice-presidente da Aprosoja MT; Fabrício Rosa, diretor executivo da Aprosoja Brasil, e Maurício Buffon, presidente da Aprosoja Brasil (Foto: Aprosoja Brasil)

O presidente interino da Aprosoja Maranhão, Jeziel Oliveira, expressa suas expectativas para a nova safra, destacando fatores que impulsionam o crescimento. “O clima é favorável, com um bom índice pluviométrico. Além disso, estamos aumentando a área plantada, especialmente em terras que antes eram utilizadas para pecuária”, afirmou Jeziel.

PLANTIO

Após discursos e palestras, o governador Carlos Brandão, autoridades, e os irmãos Gilson e Gerson Kyt deram início – simbolicamente – ao plantio da soja na região de Açailândia, com o enfileiramento das plantadeiras no campo.

Após a abertura oficial, o governador Carlos Brandão parabenizou a Aprosoja Brasil, Aprosoja Maranhão e o Canal Rural pela abertura nacional do plantio de soja no Maranhão e disse que o governo do Maranhão dará todo apoio necessário para o aumento da produção de grãos no estado, especialmente no que diz respeito à melhoria das estradas para o escoamento da produção.

(Lima Rodrigues, com informações do Projeto Soja Brasil, da Assessoria de Imprensa do Senar-MA e da Assessoria de Imprensa do Grupo Arco-Íris)

Repercussão

Em entrevista ao programa Conexão Rural, autoridades, lideranças ruralistas e p produtores rurais fizeram uma avaliação positiva sobre o evento na Fazenda Pau Brasil.

Gilson Kyt

O médico e produtor rural Gilson Kyr disse que o evento na Fazenda Pau Brasil mostrou a força da Aprosoja e do produtor rural. “Não é momento de festa, mas estamos festejando o choque de ideias e a coragem do produtor rural nesta safra, que será uma das mais difíceis. Com certeza a Aprosoja conseguiu com esse evento aqui na Fazenda Arco-Íris e na Fazenda Pau Brasil, com o apoio de vários parceiros, dar visibilidade e o simbolismo do lançamento do início do plantio da soja. Vamos esperar as chuvas. Estamos aqui com máquinas prontas, sementes e adubo. Com certeza vai ser uma safra das melhores.

Em entrevista ao programa Conexão Rural, Gilson Kyt fez uma avaliação positiva do evento na Fazenda Pau Brasil (Foto: Conexão Rural)

Gerson Kyt

“De certa forma ficamos até surpreso. Veio muita gente. Produtores, autoridades, o governador Carlos Brandão, deputados, lideranças do agro e de outros setores. Para gente é uma satisfação muito grande, principalmente, nesse momento em que o agronegócio vive muito pressionado por alguns motivos, como aviltamento de preços de commodities, pressões, arbitrariedades exageradas que vão além da legislação, além de uma licença ambiental e além de um código ambiental. Houve debate interessante sobre a moratória da soja, que é uma questão de soberania nacional. Nós já cumprimos muito bem a legislação ambiental. Não podemos aceitar imposição do mercado europeu para dizer se compra ou não compra da gente. Precisamos ter segurança jurídica para produzirmos com tranquilidade. Hoje somos reféns do próprio sucesso. Nós podemos aumentar o plantio de grãos sem desmatar. Só com a conversão de áreas de pastagens para áreas agricultáveis, a gente acaba inundando o mercado internacional. Precisamos agregar valor e parar de exportar soja. É só fazer uma conversão para a bioenergia, o biodiesel e produtos de valores agregados maiores como farelo de soja, mas isso depende de política agroindustrial mais efetiva. Então, entendo que é uma vergonha o que acontece no Brasil.

Lima Rodrigues e Gerson Kyt (Foto: Conexão Rural)

Flávio Viana – Secretário de Agricultura do Estado do Maranhão

“A abertura nacional do plantio de soja aqui na Fazenda Pau Brasil em Açailândia foi um grande evento, com a presença de mais de mil produtores rurais, do governador Carlos Brandão, que tem participado ativamente desses eventos relacionados ao agronegócio, porque ele sabe da importância para o nosso estado, para o social, que gera emprego e renda, oportunidades. Tem sido um grande diferencial para nosso estado e essa região de Açailândia que vem produzindo e trabalhando constantemente para possamos crescer a nossa economia e desenvolver nosso agro.

Flávio Viana, Secretário de Agricultura do Estado do Maranhão (Foto: Conexão Rural)

Dal Pont – Aprosoja MA

“Avaliação muito positiva. É satisfação para nós de Açailândia (MA) poder fazer a abertura nacional da maior safra de soja do planeta. Veja a importância que isso tem em visibilidade nacional e mundial chamando a atenção de agroindústrias e investidores aqui para o estado do Maranhão. Contamos com a presença de representantes dos produtores rurais do Matopiba e diretores da Aprosoja de 16 estados, além do governador do Maranhão, Carlos Brandão. Ficamos feliz com a preocupação do governador no desenvolvimento da agricultura no Maranhão. Então, para nós é uma satisfação receber todos, principalmente os produtores rurais que são os responsáveis em produzir alimentos e desenvolver o estado gerando emprego para muitas famílias de muitos estados e muitas cidades brasileiras”.

Sobre a questão climática, Dal Pont comentou:

“A preocupação com a questão climática é constante. O produtor tem uma indústria a céu aberto. Dependemos de Deus. Fazemos o nosso trabalho bem feito e dependemos de chuva que vem de Deus. Mas a expectativa é muito boa. Se nós tivermos a neutralidade dos fenômenos El Niño e La Niña, que é o previsto, teremos uma boa safra com a graça de Deus”.

Lima Rodrigues e Dal Pont (Foto: Conexão Rural)

Vanderley Ataídes, presidente da Aprosoja Pará

 “Expectativa muito grande. A produção de soja vem crescendo bastante no Maranhão, especialmente na região de Açailândia. Muito importante esse evento, apresentando debates de temas de interesse do produtor rural e novas tecnologias. A tendência é crescer cada vez mais, apesar do momento ruim. Mas o agro não para, mesmo com preços achatados, o Brasil continuará produzindo alimentos para alimentar o planeta inteiro”.

Raimundo Coelho – Presidente da Federação da Agropecuária do Estado do Maranhão (Faema)

“O Maranhão hoje está no cenário nacional do agronegócio com o lançamento nacional do início do plantio da soja 2024/2025, com a presença do governador Carlos Brandão, autoridades, lideranças ruralistas, produtores rurais e representantes da Aprosoja de 16 estados. Este evento é uma oportunidade para que os produtores rurais conheçam de perto as mais recentes inovações e práticas sustentáveis que podem ser aplicadas em suas propriedades. O Senar, com o apoio dos recursos arrecadados dos produtores, tem investido cada vez mais em educação rural e assistência técnica, ajudando a elevar a competitividade e a sustentabilidade do nosso agro”.

José Henrique Brandão – produtor rural

“Muito importante está prestigiando os produtores rurais do Maranhão, do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). Hoje, essa região de Açailândia está crescendo com alta produtividade e tecnologia e a gente fica muito feliz em ver essa parceria dos produtores com o governo do Estado. A família Brandão é de origem do agro. O governador é médico veterinário e tem muito envolvimento e compromisso com todos os setores do agronegócio – tanto do pequeno, do médio como do grande, sem discriminação. A gente quer paz no campo e produção. Essa é a filosofia do governador e da família Brandão. Espero que todos se sintam abraçados pelo governador e pela família Brandão. Somos produtores iguais a vocês, temos as mesmas dificuldades, os mesmos desafios e as mesmas”.

“A gente quer paz no campo e produção”, afirmou o produtor rural José Henrique Brandão em entrevista ao Conexão Rural

Antônio Penido, do Grupo Mônica (MT)

“Um evento muito bacana. Nós somos um grupo brasileiro com atuação no Mato Grosso e na Bolívia. Nos últimos seis meses temos vindo à região de Açailândia, estamos conhecendo o Matopiba e entusiasmados com a fronteira agrícola, com o plantio nessa região. Quero agradecer ao Gilson e ao Gerson Kyt pela recepção e anunciar a prospecção de parceria entre o Grupo Mônica e o Grupo Arco-Íris no plantio de grãos aqui no Matopiba. É uma safra difícil. Complicada, com custeio mais elevado, probabilidade de preço da safra de soja mais baixo, mas a gente vem para cá apostando na região, no Maranhão e, sobretudo, aqui com os nossos anfitriões nos recebendo muito bem. Quero agradecer a todos. Parabéns também à Aprosoja Brasil e Aprosoja Maranhão pelo o evento”.

Sobre o Grupo Mônica, Antônio Penido afirmou:

“É um grupo familiar brasileiro com atuações de plantio de grãos, florestal e eucalipto no Mato Grosso e há 30 anos no plantio de grão na Bolívia. É um grupo binacional presidido pela senhora Mônica Marquetti. Nós temos uma área de plantio interessante e bem representativa com alcance também de sementes na Bolívia e agora expandindo nossa atuação aqui no Brasil, saindo do Mato Grosso e vindo aqui para o Maranhão, especialmente, em Açailândia e Buriticupu com o Grupo Arco-Íris”.

Antônio Penido, diretor do Grupo Santa Mônica – MT