
A trajetória do selecionador Udelson Nunes Franco ganhou as páginas do livro “De Minas para o Mundo”, lançado nesta semana em Campina Verde (MG). A obra, escrita pela jornalista Célia Rocha, destaca a história de um dos nomes mais atuantes na valorização do Zebu no Brasil, especialmente no Triângulo Mineiro.
A cerimônia de lançamento reuniu familiares, amigos e representantes do setor. A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) foi representada pela Vice-Presidente e Presidente do Conselho Deliberativo do Museu do Zebu, Ana Claudia Mendes Sousa.
“Se hoje o Brasil ocupa uma posição de destaque na produção e exportação de carne bovina, é graças ao trabalho de pessoas como o Udelson. Em nome da ABCZ, deixo aqui nosso reconhecimento e gratidão por tudo o que ele construiu pela pecuária zebuína”, destaca.
Udelson Nunes Franco foi conselheiro da ABCZ por várias gestões e em 2014 foi agraciado com o Mérito ABCZ, a maior honraria concedida pela Associação.
“Conheço o Sr. Udelson desde os anos 80, quando o encontrei em uma reunião da União Democrática Ruralista (UDR) durante a Exposição de Goiânia. Desde então, acompanhei sua trajetória como um dos fundadores desse movimento e pioneiro na região de Redenção, no Pará. Tive a honra de assessorá-lo geneticamente no criatório de Nelore Mocho, cuja seleção Angico se destacou em campeonatos e influenciou diversos rebanhos. Seu plantel é um dos pilares da raça, com genética presente em animais de destaque. Também foi uma liderança atuante na ABCZ, sendo homenageado com o Mérito ABCZ em 2014. Udelson sempre foi exemplo de dedicação à pecuária, à família e à sucessão no agronegócio”, salienta o Vice-Presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges.
(Fonte: ABCZ)