Na última quinta-feira, 11, a prefeitura de Parauapebas por meio da Secretaria Especial de Governo (Segov) assinou juntamente com representantes da região do Contestado e vereadores, a ordem de serviço (OS) que vai levar asfalto para região da Palmares I, compreendendo desde a Vila Carimã até a ponte do rio Itacaiúnas. Essa é a terceira OS assinada nos últimos meses, a primeira comunidade beneficiada e que já está em tempo de obras é Vila Três Voltas, logo depois, a Vila Rio Branco que também está em fase de asfaltamento, agora é a vez da Vila Carimã entrar no cronograma de ações.
“São quase 19 km de asfalto que vai beneficiar toda aquela região. O PMI não para, em seguida a gente assina a ordem de serviço da Valentim Serra e num futuro bem próximo, a ordem de serviço do novo Terminal Rodoviário. É pra isso que a gente tá aqui, entregar obras em benefício da sociedade a cada dia”, detalhou o secretário Especial de Governo, Wesley Costa.
O trecho da Vila Carimã representa grande valor comercial para o sul do Pará, já que esta região possui um dos maiores rebanhos bovinos que movimentam a balança comercial do Brasil e afeta de forma positiva a economia de Parauapebas, sem falar dos agricultores que ajudam a sustentar o comércio local. As obras de asfaltamento nesta localidade foi possível, devido ao empenho da atual gestão em assinar um Termo de Cooperação, viabilizando ações entre os municípios de Parauapebas e Marabá, por existir comunidades que pertencem às duas cidades.
O progresso que chegará às imediações da Carimã causou grande entusiasmo entre lideranças rurais. “Agradecer muito a Deus por mais essa oportunidade para nós, através do governo municipal e dizer que será mais um ponto de asfalto que dará acesso da Vila Carimã a mais a cinco PA, aumentando o progresso para a nossa produção do campo” afirmou o presidente da Associação da Vila Carimã, Juarez Pereira da Silva.
“É mais uma conquista da nossa região do Contestado. A gente espera melhora, inclusive para a produção que vem do Contestado, porque essa estrada é um corredor que vem lá de Novo Repartimento, Quatro Bocas e Marabá e ajuda a economia, então é gratificante”, pontuou o presidente da Associação da Vila Conquista João Batista
Através destes investimentos, a prefeitura tem levado até a zona rural, inúmeras obras de infraestrutura, como drenagem, terraplanagem e asfaltamento. Dentro do planejamento está 250 km de asfalto em toda a zona rural, conectando as vilas entre elas, até o centro da cidade, já foi assinada a ordem de serviço para a recuperação e manutenção de 1,5 mil km de estradas vicinais, além da substituição de todas as pontes de madeira por pontes de concreto.
“O Programa Municipal de Investimentos foi projetado para fazer investimento na zona urbana e também na zona rural. Estamos aqui assinando a ordem de serviço desse eixo, ligando a Vila Carimã à ponte do Itacaiúnas que é uma via de integração da região até as Quatro Bocas. Estaremos na próxima semana assinando também a ordem de serviço do restante que falta para completar a Vila Três Voltas e provavelmente da área do Valentim Serra. É o governo avançando naquilo que foi comprometido”, finalizou o vice-prefeito de Parauapebas, João Trindade.
No sábado, 13, houve cerimônia da assinatura da OS que contempla o segundo trecho entre Palmares II até a comunidade Três Voltas.
Assessoria de Comunicação