A prefeitura de Canaã dos Carajás (PA), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai realizar ações de combate à leishmaniose na zona urbana e rural como parte das programações do “Agosto Verde”, mês escolhido para a conscientização e combate à leishmaniose.
A programação prevê palestras nas próximas quarta e quinta-feira (10 e 11) nas escolas municipais Francisca Romana e José de Deus. No dia 13 será o Dia D de combate à doença, no Bosque Gonzaguinha, das 8h às 17h. Serão realizados cadastros de animais, coleta de amostra de sangue, testagem e entrega de laudos aos tutores.
Já nos dias 18 e 19 será realizado o mutirão na Vila Bom Jesus, na zona rural do município.
Sobre a leishmaniose
A Leishmaniose Visceral é uma zoonose de evolução crônica, com acometimento sistêmico e, se não tratada, pode levar a óbito até 90% dos casos. É transmitida ao homem pela picada de fêmeas do inseto vetor infectado, denominado flebotomíneo e conhecido popularmente como mosquito palha, asa-dura, tatuquiras, birigui, dentre outros. No Brasil, a principal espécie responsável pela transmissão é a Lutzomyia longipalpis.
No ambiente urbano, o cão é a principal fonte de infecção para o vetor, podendo desenvolver os sintomas da doença, que são: emagrecimento, queda de pêlos, crescimento e deformação das unhas, paralisia de membros posteriores, desnutrição, entre outros.