O presidente da ABRALEITE participou, no Palácio do Planalto, da Cerimônia Alusiva às Medidas de Fomento à Produção e ao Uso Sustentável de Biometano, em evento promovido pelos ministros de Minas e Energia Bento Albuquerque, e do Meio Ambiente, Joaquim Leite, com presença do presidente Jair Bolsonaro.
“Como sabemos, o governo federal aderiu, durante a COP26, em Glasgow (Escócia), ao esforço global para reduzir em 30% as emissões de metano até 2030. O evento de hoje renovou esse compromisso brasileiro, iniciativa saudada pela ABRALEITE e os produtores de leite do Brasil”, ressalta Geraldo Borges, presidente da entidade.
O Plano mostra que os resíduos orgânicos urbanos e agrícolas representam uma das principais fontes de metano e que o potencial é de 120 milhões de m3/dia. É maior que a produção diária de gás do Pré-Sal, chamado pelo presidente da República de Pré-Sal Verde.
A ABRALEITE está fechando parceira com a ABiogás (Associação Brasileira do Biogás) representada pelo presidente Alessandro Von Arco Gardemann, que também falou na Cerimônia no Palácio do Planalto sobre a importância das Medidas de Fomento à Produção e ao uso Sustentável de Biometano.