
Essa é a primeira empresa da iniciativa privada a financiar, construir e entregar totalmente equipada uma unidade da Usina da Paz no Pará
O município de Altamira, no sudoeste do Pará, passa a contar com um dos mais importantes projetos de transformação social do estado. O Grupo Mônaco investiu mais de R$ 60 milhões na construção da Usina da Paz (UsiPaz) da cidade, tornando-se a primeira empresa da iniciativa privada a financiar, construir e entregar totalmente equipada uma unidade do programa no Pará.
O investimento foi formalizado por meio de contrato com o Governo do Estado e representa, segundo o presidente do Grupo Mônaco, Rui Denardin, um gesto de retribuição à cidade que marcou o início de uma trajetória empresarial de sucesso. Altamira é considerada o berço da história da família Denardin, fundadora do grupo.
A relação da empresa com o município teve início no período de colonização da Rodovia Transamazônica, quando Armindo Denardin deixou o Paraná em busca de oportunidades na região. Em condições simples e com muito trabalho, a família iniciou um pequeno negócio no setor de veículos que, ao longo das décadas, se transformou em um dos maiores grupos empresariais do país, com atuação nos segmentos de caminhões e ônibus Volkswagen, locação de veículos leves e pesados, motocicletas Honda, consórcio e veículos Fiat, Jeep, Ram e Leapmotor.
Armindo também foi reconhecido nacionalmente ao receber o prêmio “os 100 melhores prefeitos do Brasil”, resultado de uma administração marcada pelo desenvolvimento e pelo compromisso com o progresso de Altamira. Como forma de homenagem à sua trajetória e legado, a Usina da Paz leva o nome do fundador do Grupo Mônaco, reforçando o compromisso com o desenvolvimento social.
A nova Usina da Paz de Altamira integra o programa estadual que oferece mais de 70 serviços gratuitos à população, reunindo ações de cidadania, saúde, educação, cultura, esporte e capacitação profissional. O complexo contará com dois prédios principais equipados para atendimentos médicos e odontológicos, emissão de documentos e serviços de assistência social.
A estrutura inclui ainda bibliotecas, salas de estudo e informática, salas de gastronomia, espaços para aulas de dança e música, auditório, teatro, praças para eventos, oficinas, piscinas, hortas, complexo poliesportivo, quadras de areia, playground infantil, academia ao ar livre e espaço pet.
Com capacidade para atender aproximadamente mil pessoas por dia, a expectativa é de que cerca de 138.749 pessoas sejam beneficiadas direta e indiretamente pela unidade. O atendimento é voltado a todas as faixas etárias, especialmente moradores de áreas com maior índice de vulnerabilidade social.
Para Rui Denardin, a entrega da Usina da Paz tem um significado que ultrapassa o investimento financeiro.
“Altamira é parte da nossa origem. Foi aqui que meu pai iniciou sua trajetória, com trabalho, coragem e muita dedicação. Investir na Usina da Paz é uma forma concreta de retribuir tudo o que essa cidade e esse estado representou para a nossa família. Queremos deixar um legado que vá além dos negócios, que transforme vidas e gere oportunidades para as próximas gerações”, disse o presidente do Grupo Mônaco.
Denardin ainda destacou que ao assumir integralmente os custos da obra, o Grupo Mônaco reforça a parceria entre iniciativa privada e poder público como caminho para ampliar o alcance de políticas sociais estruturantes,
(Júlia Oviedo – Assessoria de Imprensa do Grupo Mônaco)



