Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Hosano Silva, um maranhense multifacetado (Projeto Homenagem)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Hosano Silva (Foto: arquivo pessoal)

Por Lima Rodrigues

O portal www.significados.com.br informa que multifacetado é a característica de algo ou alguém que possui muitas facetas, ou seja, diferentes faces, ângulos e lados. “Ao atribuir a uma pessoa, multifacetado assume a ideia de que a pessoa possui muitas habilidades e consegue realizar muito bem diferentes tarefas”.

Então, assim, podemos definir como multifacetado o maranhense Edmundo Hosano de Silva, ou simplesmente Hosano Silva, que nasceu em Santa Luzia do Tide (próximo de Santa Inês). Ele é Tenente da reserva da Polícia Militar do Estado do Maranhão. Também é radialista, produtor e apresentador de programa de televisão, é diretor geral e de ensino na área de trânsito, empresário e é graduado em Teologia e tem mais três pós-graduações.  E mais: é especialista na área de perícia de trânsito, psicologia de trânsito, instrutor de trânsito, examinador de trânsito e tem mais 3 cursos profissionalizantes, sendo eles: soldador elétrico, torneiro mecânico e eletricista instalador predial, feitos no Senai de Imperatriz. Atualmente, Hosano está finalizando o curso de Naturologia Clínica, “em virtude da empresa de produtos naturais que estou administrando”, disse ele.

A família.

Filho de Salomão Correia de Sousa e Maria Hosana de Sousa, Hosano tem uma irmã, Edileuza Hosana de Sousa. Ele é pai de dois filhos: Iago Hosano de Sousa e Marcilene Silva de Sousa e avô de três netos: João Lucas, Beijamim e Yasmin.

Hosano Silva chegou à Imperatriz em 1977, com 10 anos de idade, juntamente com sua mãe, sua irmã e mais a companhia de um tio que os trouxe para a segunda maior cidade do Maranhão, em busca de dias melhores de vida. O pai, que era lavrador, veio a tratamento de saúde e aqui chegando, não resistiu e faleceu.

A infância

Hosano lembra que enfrentou uma infância muito difícil, porque chegando a Imperatriz a mãe dele que teve que trabalhar como zeladora da prefeitura municipal, para manter o sustento da família. “Morando de aluguel, em casa de taipa que quando chovia, tínhamos que ficar em pé, porque haviam goteiras por todos os lados. Se chovesse a noite toda, teríamos que ficar acordados a noite inteira”, lembrou, emocionado.

Sem café

O empresário destaca que muitas vezes viu sua mãe chorando, porque tinha que ir trabalhar sem nem tomar café. “Se ela se alimentasse iria faltar para os filhos”, recorda o empresário.

Determinado e aguerrido, Hosano sempre dizia para mãe dele. “Não se preocupe. A senhora tem um filho homem e quando eu completar 18 anos, vou lhe dar um presente”.

O tempo foi passando e para ajudar na complementação da renda, o garoto maranhense com apenas 10 anos de idade, já acordava às 5 horas da manhã e saía para vender pães, isso até às 6h45 e depois só tomava banho, em seguida o café e já ia direto para a escola. E no período da tarde, ao chegar da escola, já pegava uma caixa de “geladim” e saía para vender.   Isso ocorreu até os 14 anos. Em seguida começou a trabalhar como sapateiro, aprendendo dessa forma sua primeira profissão. “Se for necessário, ainda hoje eu consigo fazer calçado feminino completo”, afirmou sorrindo o apresentador”.

Vida militar

Ao completar 18 anos entrou para a carreira militar como soldado da Polícia Militar e de imediato procurou sua mãe e disse: “Estou aqui para lhe dar o seu presente. Completei os 18 anos. Quero que a senhora vá ainda hoje no seu serviço e peça as contas. E lhe prometo que enquanto eu for vivo a senhora não trabalhará mais de empregada para ninguém em nome de Jesus”, recomendou o radialista à sua mãe.  Hosano ficou como militar por dois anos. Em seguida foi trabalhar de vendedor.  E logo depois foi trabalhar como locutor de porta de loja (Comercial Norte).

Com o emprego na prefeitura, dona Maria Hosano comprou um terreno no Parque Anhanguera e algum tempo depois foi construída a primeira casa da família em Imperatriz. Com a morte da mãe dele, em 2018, aos 73 anos de idade (que “nunca mais teve necessidade de trabalhar de empregada para ninguém”), Hosano deixou a casa para irmã Edileuza, que vive lá no imóvel até hoje.

Casamento

No ano de 2002, Hosano Silva conheceu sua esposa, a professora Ana Rosa, então diretora de escola e graduada em Letras, Psicologia e Teologia Bíblica. Hoje, além de empresaria, sua esposa também é Formada em Jornalismo e  pós-graduada em  psicologia do trânsito e está concluindo o curso de Naturologia Clínica e Desparasitação, tudo em virtude da atividade que estão desenvolvendo na área de produtos naturais, conforme explicou o empresário.

Hosano Silva e a esposa Ana Rosa (Foto: arquivo pessoal)

Rádio e Televisão

Hosano Silva destaca que sempre foi apaixonado por rádio e televisão. A prova  disse é que em 1989 fez o curso de radialista, promovido pela Associação de Imprensa da Região Tocantina (AIRT). Logo em seguida começou a trabalhar na área de comunicação na Rádio Mirante AM, às 05 horas da manhã com o programa “Forrozando na Mirante”. Em seguida ele foi para a rádio Nativa FM. “Me deram uma oportunidade de trabalho das 3h às 5h da manhã, de segunda a sexta feira. Não questionei e nem pensei duas vezes. Abracei de vez a oportunidade de trabalho, ficando 6 meses nesse horário. Detalhe. Era no período de inverno, e naquela época no inverno chovia bastante, sempre com muito vento, relâmpagos e trovoadas. Isso para mostra que não há obstáculos quando se quer algo”, afirmou.

Hoje, Hosano Silva, trabalha em horário nobre, apresentando o programa “Saúde na TV”, que é exibido nas manhãs de sábado na TV Imperial, canal 4.1 afiliada da Rede TV, no horário compreendido entre 7h e 8h horas.

Empresário

Na área empresarial, Hosano Silva atua em diversos segmentos. Hoje, tem uma empresa na área de trânsito (Autoescola) e no dia 22 de agosto do ano passado inaugurou em Imperatriz a loja Empório Bem Natural, de produtos naturais, onde tem uma equipe composta por dois psicólogos: Dr. Jhon Santos e Dra. Ana Rosa. (Esposa). “Mas para chegar até aqui foram muitos obstáculos, barreiras e desafios”, disse Hosano, deixando uma mensagem positiva: “Então nunca desista do seu sonho. Lute, que a vitória chegará no tempo certo”.

Imperatriz

Ao ser perguntado o que representa Imperatriz para ele, o apresentador de TV Hosano Silva responde com emoção e demonstrando todo carinho pela cidade. “Imperatriz é minha terra natal, porque cheguei aqui ainda criança. Hoje tenho empreendimento no Tocantins, mas não largo a cidade que me deu uma família maravilhosa e que contribuiu com minha formação moral e superior” ressaltou.

Da direita para a esquerda: Ivânia – esposa do Régis Wats, técnico de som; Ana Rosa – psicóloga – esposa do Rosano Silva; Lima Rodrigues – jornalista, Hosano Silva – empresário e jornalista; Timóteo – radialista e Fabim/técnico de som (Foto: arquivo pessoal)

Trânsito

Como especialista em trânsito, Hosano Silva fez uma análise das recentes mudanças nas leis de trânsito do Brasil:

“Em relação ao trânsito, vejo com uma grande preocupação. Já contribuí bastante na formação de muitos condutores de veículos. Foram até aqui, só como Instrutor de trânsito, 22 anos de serviços prestados. Nunca concordei com o número de aulas, tanto teórica, como prática, porque sempre achei inferior. Não acredito que deva perdurar essas mudanças, principalmente na redução de 45 horas aulas teóricas, para apenas 15 horas aulas. Antes presencial, hoje on-line. Com relação às aulas práticas, a gravidade é bem maior. De 20 horas aulas, baixou-se para somente duas horas aulas.  É lamentável o que de fato está acontecendo com o nosso país em relação a essas leis de trânsito”, comentou Hosano Silva, que também já trabalhou um ano e meio como Examinador de Trânsito no DETRAN/MA. Esta é mais uma prova de que o empresário e radialista imperatrizense é multifacetado.

Por vencer na vida e contribuir com o desenvolvimento de Imperatriz (MA), Hosano Silva é o nosso homenageado de hoje do Projeto Homenagem.