
Os cães também apresentam sintomas de ansiedade e, como nos humanos, isso pode ser resultado da influência de diferentes fatores, como ambiente com pouco estímulo ou espaço, acontecimentos traumáticos e falta de uma rotina previsível, entre outros. “Identificar os sinais de ansiedade nos cães permite ao tutor buscar por soluções que contribuam com o bem-estar emocional de seus melhores amigos – o que vai trazer benefícios à relação entre animal e humano”, explica Patricia Guimarães, Coordenadora de Serviços Técnicos da Unidade Pet da Vetoquinol Saúde Animal.
“O primeiro passo é entender a causa da ansiedade no animal, que pode ser desencadeada por ruídos altos, idas ao pet shop, presença de visitas em casa, ambientes estranhos, ausência temporária do tutor (realidade de muitos por conta da rotina diária), mudanças de residência ou chegada de um novo animal ou bebê à família”, informa a especialista.
Cães ansiosos costumam apresentar comportamentos que revelam sinais de desequilíbrio ou desconforto emocional. Portanto, a recomendação é ficar atento a: destruição de objetos, imobilidade ou inquietude, alterações no apetite, agressividade, tremor corporal, defecar ou urinar em locais inadequados, latidos incessantes, seguir o tutor constantemente, esconder-se ou evitar contato, saudação excessiva, postura curvada ou rabo entre as patas.
Ao identificar um ou mais sinais de ansiedade, o tutor deve buscar a orientação de um médico-veterinário, que avaliará o caso individualmente e indicará as melhores estratégias para reduzir o desconforto emocional do animal.
“A ajuda do médico-veterinário é essencial, mas o cuidado em casa também faz diferença. Brinquedos que estimulem o pet, rotina com passeios e interações positivas, e uma despedida tranquila quando for preciso sair de casa são soluções simples que ajudam a diminuir a ansiedade e reforçam o vínculo do pet com o tutor”, aconselha Patricia.
Além de todas as medidas preventivas, o tutor pode recorrer a soluções oferecidas pela indústria de saúde animal que colaboram com a diminuição dos sintomas da ansiedade canina. Recém-chegado ao mercado brasileiro, o suplemento alimentar Zylkene® oferece suporte emocional para cães em situações momentâneas que fogem da rotina, como barulhos intensos, viagens, consultas ao médico-veterinário ou mudanças no ambiente, proporcionando mais calma e tranquilidade de forma segura e natural, sem causar sonolência ou alterar o comportamento do pet.
Desenvolvido pela Vetoquinol Saúde Animal, o produto contém proteína hidrolisada de leite, um peptídeo bioativo que remete o pet à sensação de aconchego e segurança vivenciada durante a amamentação, quando filhote.
“Zylkene® possui tabletes em forma de snack, é mastigável, possui sabor agradável e pode ser oferecido como um petisco, tornando o momento da suplementação uma experiência positiva, que reforça o vínculo entre o tutor e o pet”, pontua a veterinária. “Na Vetoquinol, acreditamos que cuidar da saúde é olhar para o todo. Com Zylkene®, contribuímos para o bem-estar emocional dos cães, oferecendo uma solução que transmite segurança, conforto e tranquilidade, para os pets e para quem cuida deles”.
Sobre a Vetoquinol Saúde Animal
A Vetoquinol Saúde Animal está entre as 10 maiores indústrias de saúde animal do mundo, com presença na União Europeia, Américas e região Ásia-Pacífico. Em 2024, o faturamento global foi de € 539 milhões. Com expertise global conquistada ao longo de mais de 90 anos de atuação, a empresa também cresce no Brasil, onde expande suas atividades desde 2011. Grupo independente, a Vetoquinol projeta, desenvolve e comercializa medicamentos veterinários e suplementos destinados à produção animal (bovinos e suínos), animais de companhia (cães e gatos) e equinos. Desde sua fundação, em 1933, na França, combina inovação com diversificação geográfica.
O crescimento do grupo é impulsionado pelo reforço do seu portfólio de soluções associado a aquisições em mercados de alto potencial de crescimento, como a brasileira Clarion Biociências, incorporada em 2019.
No Brasil, a Vetoquinol tem sede administrativa em São Paulo (SP) e planta fabril em Aparecida de Goiânia (GO), atendendo todo o território nacional. Em termos globais, gera mais de 2,5 mil empregos.
| Irvin Dias -Texto Comunicação Corporativa – SP |



