
Tecnologia e ciência fortalecem a produção de bioinsumos e ajudam o campo a manter o protagonismo no cenário econômico nacional
Representando 1 a cada 4 reais do Produto Interno Bruto brasileiro, o agronegócio pode fechar 2025 ainda mais relevante e crescer 5% de acordo com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, reforçando sua importância para o contínuo desenvolvimento do país.
Na base desse setor produtivo fantástico, destaca-se a atenção à pesquisa e à inovação. “Para manter o protagonismo do agro em meio a tantos desafios de ordem econômica, mercadológica e climática, além da crescente demanda por alimentos e as exigências ambientais cada vez mais rigorosas, a área de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) ganha papel cada vez mais estratégico”, afirma Marcelo Fernandes, presidente do Conselho de Administração da BRQ Brasilquímica.
A atuação da área de P&D impulsiona inovações que transformam a produtividade, otimizam o uso de recursos naturais e promovem a sustentabilidade das lavouras e criações. De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), investimentos contínuos em ciência e tecnologia foram decisivos para o Brasil conquistar a posição de um dos maiores produtores e exportadores mundiais de produtos agropecuários nas últimas décadas, alimentando mais de 1 bilhão de pessoas por ano no planeta.
“O investimento em inovação deixou, há muito tempo, de ser uma escolha e se tornou necessidade urgente para garantir o crescimento, a competitividade e a sustentabilidade do agro brasileiro. O setor de P&D é o pilar mais estratégico dessa transformação por criar soluções que tornam a agricultura mais produtiva, resiliente e sustentável”, explica Marcelo.
O CEO da BRQ, Renan Cardoso, ressalta ainda que o P&D é uma ponte entre o conhecimento científico e as necessidades reais do campo. Essa conexão permite transformar desafios em tecnologias inovadoras, tornando mais eficazes os fertilizantes especiais e produtos biológicos e, dessa forma, reduzindo o tempo até a chegada dessas soluções ao produtor rural.
“Na linha de biológicos da BRQ, que inclui bactérias fixadoras de nitrogênio (BFN) e produtos como Gardeon e Bacill Mix, investimos fortemente na integração de plataformas de bioprocessos e no avanço da automação em etapas analíticas e fermentativas. Essa estrutura otimiza a produção de bioinsumos. Com isso, ampliamos nosso portfólio para ajudar os agricultores a ser mais produtivos”, completa Renan. “Esses avanços resultam em formulações líquidas estáveis e com alta viabilidade biológica, que cumprem importante papel no enfrentamento de crises hídricas, resistências de pragas, oscilações do mercado e demanda por alimentos mais saudáveis”.
Marcelo Fernandes, complementa: “Para nós, o investimento em Pesquisa e Desenvolvimento não é apenas uma decisão técnica, mas uma estratégia central que orienta o futuro da BRQ e fortalece nosso compromisso com a inovação sustentável no agronegócio brasileiro”.
Sobre a BRQ Brasilquímica
A BRQ Brasilquímica é uma empresa brasileira especializada na produção insumos para a agricultura, visando a nutrição de plantas. Fundada em 1995 e com sede em Batatais (SP), desenvolve e comercializa soluções inovadoras, contribuindo para a geração de valor ao agronegócio por meio de produtos de alta qualidade e resultados de grande performance, com a missão de possibilitar aos produtores rurais ganhos de rentabilidade por área. Seu portfólio inclui inoculantes, controle biológico, fertilizantes foliares, fertilizantes organominerais, biofertilizantes e matérias-primas para a agricultura e pecuária. Com moderna infraestrutura industrial e laboratorial, prima pelo rigoroso controle de qualidade de toda cadeia de insumos até o produto final. Sua equipe capacitada, com cerca de 250 profissionais, garante a excelência dos negócios e a satisfação dos clientes, inclusive com uma atuação em modelos de B2B e B2C. Para mais informações, acesse www.brasilquimica.com.br.
Viviane Passerini p-Texto Comunicação Corporativa – SP |