Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

São Francisco do Brejão realiza 1ª EXPOLEITE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Com a presença de autoridades e produtores rurais, o presidente do Sindicato Rural de São Francisco do Brejão, Saullo Guilherme, discursa durante a abertura da EXPOLEITE

Na altura do povoado Trecho Seco, no extremo oeste do Maranhão, na BR-010, também conhecida por Belém-Brasília, há um monumento de uma vaca leiteira, e logo em seguida uma placa informando que dalí a 20 km, pela MA 125, se chegará à sede do município de São Francisco do Brejão – a Capital do Leite.

Dia 10 de novembro o município completará 31 anos de fundação e conta com uma população em torno de 10 mil habitantes.

O município possui a maior bacia leiteira por área, e atualmente, tem sua economia centrada na pecuária leiteira com um rebanho de 71.131 cabeças de bovinos, distribuídos em 412 propriedades, segundo o escritório local da AGED-Agência Estadual de Defesa Agropecuária, com dados da última campanha de vacinação contra a Febre Aftosa realizada no estado.

Com o objetivo de fortalecer cada vez mais a bacia leiteira do município, o Sindicato Rural de São Francisco do Brejão, com o apoio do sistema FAEMA-Senar, e parceiros da iniciativa privada, realizou no parque de vaquejada raimundo alves de oliveira de 11 a 13 de setembro a 1ª Feira de Negócios e Tecnologia do Leite do Sudoeste Maranhense – EXPOLEITE, com o lema “O Futuro do Agro Começa Aqui”.

Na quinta-feira, 11 de setembro, foram promovidos cursos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar.

O presidente da FAEMA, Raimundo Coelho, concedeu entrevista ao programa Conexão Rural

Na sexta-feira, 12, houve a cerimônia oficial de abertura da EXPOLEITE, com a presença do presidente do Sindicato Rural, Saullo Milhomem, do deputado estadual Eric Costa, do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão-FAEMA, Raimundo Coelho, do secretário de Agricultura, Pascoal Branco, do presidente da Câmara de Vereadores, Allysson do Gino, e dos ex-prefeitos do município Franciscano Soares, Zé Dóia e Adão de Sousa Carneiro.

O pecuarista Franciscano Soares também concedeu entrevista ao Conexão Rural

Alunos que participaram do curso técnico na área de zootecnia, simbolicamente, receberam seus diplomas das mãos de autoridades e produtores rurais.

Depois, em entrevista ao programa Conexão Rural, autoridades e pecuaristas destacaram a importância da EXPOLEITE e a pujância de São Francisco do Brejão na produção de leite. (As entrevistas vão ao ar neste fim de semana no Conexão Rural, que traz mais detalhes sobre a EXPOLEITE).

ENCONTRO DE PRODUTORES RURAIS E PALESTRAS

No sábado, 13 de setembro, dentro da programação do Encontro de Produtores Rurais, foram realizadas diversas palestras de interesse do produtor dentro da programação do Encontro de Produtores Rurais, promovido pelo Senar, vinculado à FAEMA.

O engenheiro agrônomo André Torres, técnico de campo do Senar, abordou o tema: “Os avanços e desafios da ATEG em São Francisco do Brejão”.

“Estratégias de convivência com a seca: uso de silagem”, foi o tema do engenheiro agrônomo e técnico de campo do Senar, Leandro Souza.

E fechando o ciclo de palestras oferecidas pelo Senar, Michael Oliveira, técnico de campo do Senar, falou sobre “Os benefícios da política de pagamento do leite baseada na qualidade”.

Em seguida, a convite do Sindicato Rural de São Francisco do Brejão, a engenheira agrônoma Liliane Gusmão Mendes falou sobre “Regularização fundiária”.

E o médico veterinário e pecuarista há cerca de 30 anos em São Francisco do Brejão, Mauroni Cangussu, da Fazenda Monalisa, abordou o tema “Pecuária regenerativa e o carbono”.

CURSOS

Houve a cerimônia de encerramento dos cursos do Senar: drones, tratoristas, cortes comerciais de bovinos, caprinos e suínos e de derivados do leite.

O presidente do Sindicato Rural de São Francisco do Brejão, Saullo Milhomem, agradeceu a participação de todos, instrutores e alunos, e o apoio do Senar.

O evento contou com a participação da diretora de Comunicação e Marketing da FAEMA-SENAR, Rhaquel Araújo, do Coordenador de Eventos da FAEMA, Patrício Coelho, da instrutora de Derivados do Leite do Senar, Ana Joaquina Neta, alunos dos cursos, entre outros convidados.

A empreendedora Daniele Macedo, que já atua na produção de Queijo Mussarela, disse que “o curso de derivados de leite vai aprimorar seus conhecimentos e aumentar sua renda como empreendedora”.

Depois, houve degustação dos produtos preparados durante o curso de derivados do leite.

Empresas de produtos agropecuários e de segmentos do agronegócio e produtores rurais de São Francisco do Brejão e de outros municípios maranhenses participaram da 1ª EXPOLEITE. “Gostei muito das palestras. Foram temas interessantes para o homem do campo”, afirmou ao Conexão Rural o produtor rural Francisco Costa.

PRÓ-GENÉTICA DA ABCZ NO MARANHÃO

O Pró-Genética é um programa concebido pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e apoiado pelos governos federal, estaduais e municipais, órgãos de pesquisa, de extensão rural, de defesa sanitária animal e de capacitação e formação de mão-de-obra rural, que tem como missão contribuir para o aumento da produção sustentável de carne e leite de origem bovina no país.

Os objetivos do programa podem ser resumidos, de acordo com a ABCZ, em:

Aumentar a produção de carne e leite nas pequenas e médias propriedades rurais, através do uso de touros PO registrados e melhoradores.

Proporcionar ao pequeno e médio produtor rural possibilidades de aumento de renda, através da melhoria da produtividade e, consequentemente, da qualidade do seu padrão social.

Estimular os governos municipais, estaduais e federal a criar políticas públicas de fomento e apoio financeiro aos pequenos e médios produtores rurais.

E por último, mas não menos importante, segundo a ABCZ, estabelecer uma conexão real e contínua entre o segmento da produção de genética especializada (os chamados rebanhos “elite”) e a base da produção (rebanhos comerciais), de forma a garantir o fluxo de genética superior para a base produtiva. Além disso, essa conexão deve permitir, no médio prazo, que os rebanhos comerciais retroalimentem o segmento da seleção com suas demandas reais, contribuindo dessa forma para um alinhamento de esforços.

Lima Rodrigues e Edison Simielli

Na EXPOLEITE, realizada dias 11,12 e 13 de setembro em São Francisco do Brejão (MA), o Pró-Genética levou informações aos produtores rurais por intermédio do zootecnista e técnico de registro do programa, Edison Simielli.

Texto e Fotos: Lima Rodrigues