Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

2º Fórum Bioinsumos no Agro debaterá, em Outubro, os principais temas para o desenvolvimento do setor

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Evento, promovido pela Embrapa, Sistema Ocesp e Sociedade Rural Brasileira, mostrará a importância dos bioinsumos para manter a competitividade do agro sustentável

O mercado de bioinsumos no Brasil tem apresentado crescimento contínuo nos últimos anos, posicionando o país como líder global na produção e aplicação de produtos biológicos, como bioinoculantes, biofertilizantes e produtos biológicos para controle de pragas. Para manter esse protagonismo, o 2º Fórum Bioinsumos no Agro, que acontece no dia 9 de outubro, no Auditório da Ocesp, em São Paulo, debaterá temas fundamentais para uma maior valorização desses produtos e incentivo para seu desenvolvimento, incluindo políticas públicas, estímulo às novas pesquisas e regulamentação (Lei dos Bioinsumos).

Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária, a produção brasileira de bioinsumos tem registrado uma expansão anual de 30%, um percentual superior ao do resto do mundo (18%). Uma pesquisa de 2024 da consultoria McKinsey com produtores rurais de todo o mundo reforça como o país caminha na direção da sustentabilidade. Mais de 60% dos produtores brasileiros entrevistados afirmaram utilizar bioestimulantes, biofertilizantes e biocontroladores – aumento de 6 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior (2022) -, e que mais da metade das suas terras cultivadas são beneficiadas por esses produtos. Para 70% dos entrevistados, há a perspectiva de manter ou aumentar os investimentos em biológicos.

Esse cenário reforça o alinhamento do agro brasileiro com as tendências de sustentabilidade global. A busca por práticas sustentáveis, que atendam às exigências dos mercados globais, de investimentos e dos consumidores por um menor impacto ambiental e pela redução das emissões de gases de efeito estufa, potencializa, ainda mais, a adoção dos bioinsumos. Entre as safras 2021/22 e 2023/24, houve um crescimento de 50% da área cultivada com bioinsumos, de acordo com dados do Centro de Estudos do Agronegócio da Fundação Getulio Vargas (FGVAgro).

Nesse contexto, o 2º Fórum Bioinsumos no Agro reunirá lideranças, autoridades e especialistas dos setores público e privado, pesquisadores e representantes de entidades setoriais para ressaltar a importância da produção e uso dos bioinsumos para o desenvolvimento sustentável do agro, o papel das cooperativas para a expansão desse mercado e para encontrar caminhos e soluções para construir valor para esses produtos no setor, bem como para superar desafios logísticos e de formação de mão de obra.

A programação contará com os painéis: “Prioridades para o desenvolvimento sustentável”, “Modelos de Negócios, Gestão e Marketing”, “Incentivos para o Crescimento dos Bioinsumos no Brasil” e uma mesa redonda “Regulamentação – Questões relevantes e perspectivas sobre a Lei dos Bioinsumos”.

O evento é uma promoção da Embrapa, Sistema Ocesp e Sociedade Rural Brasileira (SRB) e organizado pela Araiby.

Serviço:

2º Fórum Bioinsumos no Agro

Data: 9 de outubro de 2025 (quinta-feira)

Horário: 14h às 22h

Local: Auditório Ocesp – Rua Treze de Maio, 1376, Bela Vista, São Paulo/SP

Assessoria de Imprensa:


Mecânica Comunicação Estratégica

Enio Campoi – Cel: (11) 99981-9950 – E-mail: enio@meccanica.com.br

Assessoria de Imprensa:

Mecânica de Comunicação

Email: noemi@meccanica.com.br