
Um dos destaques da programação da Agrofeira de Bacabal (MA), realizada de 20 a 24 de agosto, foi o 4º Encontro de Mulheres do Agro do Maranhão, promovido pelo Sistema Faema – Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão, com o apoio da Soberana Agropecuária de Imperatriz, Bacabal e Presidente Dutra, e o patrocínio da Rovensa Next, líder mundial na produção de insumos agrícolas para uma agricultura sustentável.
A abertura do evento contou com a presença do gerente do Sebrae no município, Emerson Mendes, do presidente do Sindicato Rural de Bacabal, Ramon Arraes, da presidente da Câmara de Vereadores de Bacabal, Natália Duda, e do presidente do sistema Faema-Senar, Raimundo Coelho. Todos destacaram a força da mulher no agronegócio.
Em seguida, houve roda de conversa com mulheres que empreendem no agronegócio.
A Mediadora foi Natalia Costa, responsável pelo Programa SEBRAE Mulher de Bacabal.
E o painel contou com as seguintes participantes:
Gabriela Nunes – Supervisora da ATEG do SENAR, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.
Gelza Mendes – produtora rural assistida pela ATEG;

Elizete Gobira – CEO do Grupo Soberana. Ela contou detalhes de sua trajetória de sucesso como empresária e produtora rural.
Houve palestra SEBRAE – Apresentação de caso “Satubinha”, com Natalia Costa.
E palestra com Bethânia Santos, diretora-presidente da APROLESTE – Associação de Produtores de Grãos do Leste Maranhense.
Pres. da Comissão Estadual de Mulheres do Agro da FAEMA
ENGENHEIRO AGRÔNOMO WAGNER PIRES, ESPECIALISTA EM PASTAGEM, FAZ PALESTRA NA AGROPEC A CONVITE DA SOBERANA AGROPECUÁRIA.
Como parte da programação da AGROFEIRA de Bacabal foi realizada dia 23 de agosto, palestra com o engenheiro agrônomo Wagner Pires, especialista em pastagem, numa promoção da SOBERANA AGROPECUÁRIA, de Imperatriz, Bacabal e Presidente Dutra. A Soberana Agropecuária realiza trabalho de prestação de serviços com limpeza de pastagens e toda linha de insumos para sua fazenda.
Na apresentação do perfil de Wagner Pires, no site oficial dele, diz: A pessoa diferenciada que pode encurtar o seu caminho para os resultados que você tanto se esforça para atingir é o engenheiro agrônomo Wagner Pires”.
Depois de muitos erros e persistência, ele acabou criando um método de diagnóstico de pastagem 99% à prova de falhas, já testado e aprovado por milhares de profissionais da pecuária nos últimos 35 anos, tanto no Brasil quanto na América Latina.
Para parar de ter prejuízo ou de nunca alcançar o resultado desejado, você precisa trilhar o mesmo caminho de quem já ajudou mais de 1000 clientes e alunos do curso Nova Pastagem a transformar fazendas, com orientações práticas e de fácil entendimento até para quem está só começando na pecuária. Basta você dar uma olhadinha em alguns depoimentos que estão nesta página.

Wagner Pires é consultor e palestrante em Formação Manejo e Recuperação de Pastagem e palestrante motivacional focado no agronegócio. Ele é autor do livro “Manuel de Pastagem – Formação, Manejo e Recuperação”.
A convite da Soberana Agropecuária, Wagner Pires fez palestra dia 22 de agosto na Agrofeira de Bacabal para uma plateia formada por produtores rurais, mulheres doa agro, técnicos agropecuários e estudantes.
O evento foi aberto pelos diretores da Soberana Agropecuária, Elizete Gobira e Guilherme Batalha. Eles agradeceram a presença de todos, a parceria com o Sistema FAEMA-SENAR e com o Sindicato Rural de Bacabal.

O representante técnico de vendas da Rovensa Next no Maranhão, patrocinadora do evento, Carlos Augusto, também saudou os convidados e desejou sucesso aos palestrantes e bom aproveitamento por parte dos produtores rurais.
Mônica Loiola, vice-presidente do Sindicato Rural de Bacabal, e presidente da Comissão das Mulheres do Agro no Maranhão, disse que a palestra do Dr. Wagner Pires é importante porque sempre traz muito conhecimento na área de pastagem.
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão, Raimundo Coelho, disse que era uma satisfação muito grande ver tantos produtores em busca de conhecimento.
Em seguida, o renomado palestrante Wagner Pires abordou o tema: “Os passos para colocar a pecuária do Maranhão em Destaque”, ressaltando a importância do Sistema Silvopastoril, que o mercado pede boi precoce e de qualidade e que o produtor deve produzir com sustentabilidade.
Os diretores da Soberana Agropecuária, Elizete Gobira e Guilherme Batalha, agradeceram a presença de todos e ofereceram um delicioso churrasco aos participantes do evento na Agrofeira de Bacabal.
ENCONTRO DE PRODUTORES RURAIS
Houve ainda o Encontro de Produtores Rurais, promovido pelo Sistema FAEMA-SENAR, que contou com a presença do prefeito de Bacabal, Roberto Costa, outras autoridades e produtores rurais da região.

De quarta-feira a sábado foram realizados cursos do SENAR, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, vinculado à FAEMA– Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão, entre os quais o de drones, um dos mais procurados nos últimos anos em todo o país. Os alunos tiveram aulas teóricas e práticas durante a Agrofeira em Bacabal.
O sistema FAEMA-SENAR ofereceu também outros cursos e apresentou durante a Agrofeira de Bacabal vitrines tecnológicas de hidroponia, piscicultura, apicultura, e de cerca elétrica.
A COBERTURA DA AGROFEIRA DE BACABAL TEVE O PATROCÍNIO DA SOBERANA AGROPECUÁRIA DE IMPERATRIZ, BACABAL E PRESIDENTE DUTRA, DO SISTEMA FAEMA-SENAR E DA CAMBUIM DRONES.
Texto: Lima Rodrigues
Fotos: Conexão Rural