
O workshop de dois dias contou com uma série de palestras sobre os métodos de ensino e inovação difundidos pela Fundação
Criado na década de 1990, no contexto norte-americano, o conceito do Imaginal Learning corresponde a uma metodologia de ensino inovadora que tem como objetivo desenvolver habilidades cognitivas e socioemocionais em estudantes de todas as idades por meio da Aprendizagem Profunda, solução que envolve conhecimentos nas ciências neurológicas, cognitivas e comportamentais. A metodologia foi trazida para o Brasil por intermédio da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia (FSNT), instituição sediada em Pompeia-SP e que constitui um ecossistema completo de educação e inovação, integrando diversas unidades de ensino e pesquisa que abrangem da educação infantil ao ensino superior e técnico.
Implementada primeiramente no Senai Pompeia e no Colégio Shunji Nishimura, ambas instituições mantidas pela FSNT, a metodologia Imaginal Learning ganhou aderência em território nacional a partir de capacitações continuadas e workshops anuais promovidos pela Fundação, como forma de contribuir para que escolas e universidades públicas e privadas em outros locais do Brasil adotassem o método educacional inovador, com o suporte do ecossistema Imaginal Transformation Center, entidade mantida pela Fundação em parceria com a canadense Imaginal Education, responsável por desenvolver o modelo em escala global.
Como parte de uma iniciativa de inovação criada para incentivar produtores ao uso de tecnologias, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) — entidade vinculada à Confederação Nacional de Agricultura (CNA) — promoveu junto à Fundação, ao longo dos dias 11 e 12 de junho, um workshop de capacitação no modelo Imaginal Learning para lideranças de diferentes áreas do Senar, com foco em renovar as metodologias de ensino utilizadas por eles e na estruturação de novas formações para os públicos-alvo da instituição.
Realizada em Brasília, cidade sede do Senar, a capacitação contou com palestras ministradas por Elvis Fusco, superintendente executivo da FSNT, e Paulo Tomazinho, membro consultor do Imaginal Transformation Center Brasil. “É uma grande satisfação poder compartilhar com a liderança do Senar essa metodologia que tem transformado realidades educacionais por onde passa. O Imaginal Learning vai além da transmissão de conteúdos: ele desperta a inovação, fortalece competências socioemocionais e prepara o indivíduo para lidar com um mundo em constante mudança. Essa parceria com o Senar reforça nosso compromisso com uma educação voltada à inovação, à humanização e ao protagonismo dos alunos. Acreditamos que, ao capacitar educadores com essas ferramentas, contribuímos diretamente para um futuro mais sustentável e inclusivo para o setor rural”, enfatiza Elvis Fusco.
O workshop integra a iniciativa Senar i, projeto voltado à inovação para o campo e que objetiva incentivar produtores rurais a adotar tecnologias em suas dinâmicas de produção e demonstrar os benefícios da aplicação tecnológica nas propriedades rurais. Ao longo da abertura da capacitação, o chefe da Assessoria de Inovação do Senar, Alexandre Martins, destacou a importância que o Senar i tem adquirido na formação do público-alvo da instituição. “Espero que vocês consigam se dedicar, porque é uma nova forma de pensar educação e transferência de conhecimento, além de ampliar a aplicação prática do que estamos construindo para o futuro do Senar”, pontou.
Baseado em pesquisas científicas, o Imaginal Learning utiliza técnicas de ensino que estimulam a autonomia, criatividade, colaboração, pensamento crítico e a resolução de problemas. A aplicação do modelo se baseia em cinco chaves: “Big Why”, conectar-se ao seu grande motivo; “Drive”, ser direcionado por motivação intrínseca; “Vision”, ter visão para enxergar o invisível; “Create”, tornar visível o invisível no ato da criação, e “Grow”, fazer o que outros acham impossível, trazendo crescimento para o processo. Na prática, alunos de instituições que aplicam a metodologia desenvolvem autonomia, criatividade e senso de responsabilidade para lidar com tarefas diárias, podendo utilizar diferentes espaços e ferramentas para a execução dos deveres propostos pelos professores, entre outras possibilidades. Saiba mais sobre a metodologia em: https://itcbrasil.org.b/.