
Publicação oficial da Associação Brasileira de Inseminação Artificial apresenta o INDEX ASBIA 2024 com análise do último ano e projeções para 2025 feitas por especialistas
A Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia) apresenta o Anuário ASBIA 2025, com conteúdo de profissionais renomados da cadeia da carne e do leite e da academia, com análise do mercado de genética bovina leiteira e de corte, com destaque para os números de 2024 e as perspectivas para 2025. A publicação também inclui o INDEX ASBIA 2024 com todos os dados do mercado de sêmen e as mais importantes iniciativas da entidade em prol do setor.
“2024 foi desafiador para a produtividade e, consequentemente, para a rentabilidade da pecuária e dos produtores. A dinâmica de mercado em 2024 impossibilitou o desenvolvimento pleno da atividade e quem cresceu foi aquele que investiu em genética alguns anos atrás. Com o Anuário Asbia 2025 esperamos atingir mais pecuaristas e disseminar a importância da inseminação artificial como ferramenta para o aumento da produtividade e da eficiência da cadeia da carne bovina e do leite”, ressalta Lilian Matimoto, executiva da Asbia.
Alinhado a esse objetivo, o Anuário Asbia 2025 contou com a participação de profissionais renomados que analisaram o mercado em 2024. Além disso, em entrevista o presidente da entidade: Nelson Eduardo Ziehlsdorff destacou a importância da adoção da inseminação artificial nas propriedades pecuárias para a garantia de um futuro produtivo.
Os conteúdos técnicos são assinados pelo professor titular de Genética e Melhoramento Animal da FZEA/USP, José Bento Sterman Ferraz; o professor aposentado da FMVZ/UNESP, José Luiz Moraes Vasconcelos; o professor Pietro Baruselli, da FMVZ/USP; Thiago Bernardino de Carvalho, pesquisador do Cepea; bem como um sólido corpo de profissionais de destaque da Embrapa Gado de Corte e Embrapa Gado de Leite.
“São todos profissionais experientes, que contribuíram para a elaboração de um conteúdo extremamente valioso para entender os caminhos do melhoramento genético. O Anuário Asbia 2025 tem um viés informativo e funciona como um direcionamento para quem busca recomendações e análises para tomada de decisão em seus rebanhos. O futuro com mais alimentos e rentabilidade passa pela adoção da genética superior na multiplicação dos animais”, completa Lilian.
O Anuário ASBIA 2025 foi produzido pela Texto Comunicação, agência de comunicação da Associação Brasileira de Inseminação Artificial e pode ser acessado de maneira gratuita no link: https://asbia.org.br/anuario/
Sobre a Asbia
Fundada em novembro de 1974, a Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia) trabalha com o objetivo de difundir e fomentar o uso da inseminação artificial na pecuária nacional. Para isso, a entidade realiza ações visando a promoção e divulgação da técnica, colaborando com poderes governamentais. A Asbia também busca cooperar com o aperfeiçoamento e o desenvolvimento do setor empresarial, para ampliar o mercado e melhorar os sistemas de distribuição de seus produtos.
Caio Urbano – Texto Comunicação Corporativa – SP |