
StoneX
Divulgado semanalmente, informativo apresenta uma análise atualizada de preços, oferta e demanda do Brasil e do mundo
O mercado de fertilizantes continua em ritmo dinâmico, com altas nos preços e incertezas que podem influenciar diretamente o planejamento dos produtores. No relatório semanal da StoneX, o time de Inteligência de Mercado detalha os principais fatores que têm afetado os preços dos nitrogenados, fosfatados e potássicos no Brasil e no exterior. A análise traz ainda os possíveis efeitos de uma retomada das exportações chinesas. Veja a seguir mais detalhes.
Nitrogenados. Os preços da ureia seguem em alta nos EUA, impulsionados por oferta restrita e forte demanda no ciclo do milho, enquanto no Brasil recuam diante de menor apetite comprador. No cenário internacional, o mercado monitora com cautela os sinais de possível retomada das exportações chinesas, fator com potencial de pressionar os preços globalmente. Apesar da ausência de anúncio oficial, as expectativas já impactam o comportamento dos compradores, que adiam aquisições à espera de maior visibilidade sobre a oferta futura.
Fosfatados. Os preços do MAP e do DAP subiram tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, refletindo a oferta limitada dos fosfatados no mercado internacional. Essa elevação pode desincentivar ainda mais as aquisições de MAP, visto que as relações de troca entre os grãos e esse fertilizante estão nos piores níveis dos últimos anos. Diante disso, é possível que agricultores brasileiros busquem alternativas com menor concentração de fósforo e melhor relação custo-benefício, na tentativa de reduzir os custos de adubação. No cenário internacional, o mercado acompanha de perto os rumores sobre a possível retomada das exportações de MAP/DAP pela China — movimento que pode aliviar a escassez de mercadorias, mas que ainda está cercado de incertezas quanto ao volume e ao cronograma.
Potássicos. O mercado global de potássicos segue em tendência altista, mas com variações pouco significativas desde a semana passada. No Brasil, os preços do KCl estão em trajetória de alta desde o início do ano, o que tem lentamente deteriorado as relações de troca dos produtores de grãos. Na China e na Índia, há rumores de que esses países negociam contratos de importação de KCl para os próximos meses. No entanto, ainda não há confirmação oficial.
Para aprofundar análises ou buscar fontes especializadas sobre o tema, o analista Tomás Pernías, da equipe de Inteligência de Mercado da StoneX, está disponível para entrevistas.
Sobre a StoneX
A StoneX é uma empresa global e centenária de serviços financeiros customizados, com presença em mais de 70 escritórios pelo mundo, conectando mais de 300 mil clientes em 180 países. No Brasil, é especialista em desenvolver estratégias de gestão de riscos para proteger o lucro independente da volatilidade do mercado. Também atua em banco de câmbio, inteligência de mercado, corretagem, mercado de capitais de dívida, fusões e aquisições, investimentos, trading e ESG – consultoria de soluções sustentáveis.
Site institucional: https://stonex.com/pt-br
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/stonex-brasil
Instagram: https://www.instagram.com/stonex_brasil
X: https://x.com/StoneX_Brasil

Informações para a imprensa
Attuale Comunicação – (11) 4022-6824