Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Fazu homenageia líderes que contribuíram para seus 50 anos de história

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Dando continuidade à série de homenagens pelos seus 50 anos, a Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) realizou nesta segunda-feira (28) a cerimônia Mérito Institucional, no Museu do Zebu, durante a programação oficial da 90ª ExpoZebu. Desta vez, foram homenageados 25 ex-diretores, presidentes e conselheiros que participaram ativamente da consolidação da Fazu.

As homenagens foram entregues pelo presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid; pelo vice-presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges; pela 3ª vice-presidente da ABCZ e presidente do Conselho Deliberativo do Museu do Zebu, Ana Cláudia Mendes Souza; e pelo diretor executivo da Fazu, José Olavo Borges Mendes Júnior.

O diretor executivo da Fazu ressaltou que o evento representa um momento em que memória, reconhecimento e emoção se entrelaçam. “É um momento de reconhecimento público, mas também, para mim, um momento profundamente pessoal. Entre os 25 homenageados desta manhã, tenho a honra, a alegria e a emoção imensa de homenagear meu próprio pai, José Olavo Borges Mendes, que dedicou parte de sua vida à ABCZ, à Fundagri e à nossa Fazu,” declarou Júnior.

Foram homenageados Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, Caio Márcio Gonçalves, Carlos Henrique Cavallari Machado, Celio Eduardo Nascimento Vieira, Dionir Dias de Oliveira Andrade, Edilson Lamartine Mendes (in memoriam), representado por seu filho Edilsinho; Eduardo Biagi; Fábio Melo Borges (in memoriam), representado por seu filho João Pedro Guido Borges; Gilmar Ferreira Prado; Heber Crema Marzola (in memoriam), representado por seu filho Cristiano Marzola; Hugo Prata; João Francisco Naves Junqueira (in memoriam), representado por seu filho Cláudio Junqueira; João Machado Prata Junior; José Fernando Borges Bento; José Humberto Rodrigues da Cunha (in memoriam), representado por Ricardo de La Rocque; José Olavo Borges Mendes; Juan Carlos Lebron Casamada; Luiz Cláudio de Souza Paranhos Ferreira; Manoel Carlos Barbosa; Manoel Eugênio Prata Vidal; Marco Túlio Andrade Barbosa, representado pelo seu irmão Marco Antônio Andrade Barbosa; Newton Camargo de Araújo (in memoriam), representado por seu filho Fabiano Araújo; Noel de Souza Sampaio (in memoriam), representado por seu neto Nilo Sampaio Junior; Orestes Prata Tibery Júnior (in memoriam), representado por seu filho Orestes Prata Tibery Neto; e Ovídio Miranda Brito (in memoriam), representado por sua filha Maria Aparecida de Brito.

Durante a solenidade, Ana Cláudia Mendes Souza destacou o simbolismo de realizar a cerimônia no Museu do Zebu, espaço que preserva a memória e a história do agronegócio nacional, e também relembrou a importância de seu pai, Edilson Lamartine Mendes, um dos homenageados in memoriam.

“Edilson Lamartine Mendes foi e continua sendo uma inspiração para mim. Um dos personagens incansáveis que contribuíram para a transformação da ABCZ em âmbito nacional. Este ano, a Fazu celebra 50 anos, sendo esse braço educacional que formou gerações e ajudou o Brasil a se tornar uma potência mundial no agronegócio”, afirmou Ana Cláudia.

Para Ana Paula Guido, viúva de Fábio Melo Borges, ex-diretor da Fazu, a homenagem é motivo de grande orgulho para toda a família. “Receber esse reconhecimento é uma grande alegria para nós. O Fábio foi muito dedicado à Fazu e à Fundagri. Ele era apaixonado pela instituição: foi aluno, formou-se em Zootecnia e, depois, seguiu trabalhando com enorme entusiasmo e amor. Estamos muito felizes e emocionados com essa homenagem,” destacou.

Além dessa cerimônia, no último final de semana, a Fazu realizou outras duas importantes homenagens: o Prêmio Pioneiros, reconhecendo as figuras decisivas na criação da instituição, e a Medalha de Honra aos Egressos da Fazu Jurados da ABCZ. As celebrações reforçam o compromisso da Fazu com sua história, com a valorização daqueles que ajudaram a moldá-la e com o fortalecimento de sua missão para o futuro da educação agropecuária no Brasil.

Tags:

 expozebu2025

(Fonte: ABCZ)