Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Nova enfardadora da Massey Ferguson otimiza o processo de logística da palha da cana-de-açúcar para geração de energia limpa

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
(Foto: Divulgação)

Novidade na Agrishow 2025, enfardadora MF 2234 tem capacidade de compactar fardos gigantes de até três metros em um minuto

Ribeirão Preto, 26 de abril de 2025 – A palha da cana-de-açúcar, antes considerada um resíduo agrícola, tem se tornado uma importante alternativa para geração de energia sustentável. Um dos desafios deste aproveitamento é a logística de recolhimento da palhada, que possui alto volume e demanda equipamentos específicos. Para suprir essa necessidade, a Massey Ferguson, referência no mercado agrícola brasileiro, lança na Agrishow 2025, realizada em Ribeirão Preto (SP) de 28 de abril a 2 de maio, a enfardadora MF 2234 prismática, com capacidade para compactar fardos gigantes de até 3 metros de comprimento, facilitando o transporte e o armazenamento.
 “Durante a colheita mecanizada, grandes volumes de palha ficam espalhados pelo solo, desempenhando um papel importante na conservação da umidade e na proteção contra erosão. No entanto, parte desse material pode ser reaproveitada como fonte de energia para as próprias usinas e o excedente pode ser exportado para a rede elétrica nacional. A enfardadora MF 2234 desempenha um papel fundamental nesse processo, oferecendo uma solução eficaz para o aproveitamento da biomassa da cana-de-açúcar e promovendo a geração de energia limpa”, explica Lucas Zanetti, gerente de Marketing de Produto Massey Ferguson.
 A biomassa de cana-de-açúcar é a quarta fonte mais importante na matriz energética brasileira, com 6,3% da capacidade instalada no país, segundo levantamento da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica). Representa 72% de toda a capacidade instalada de bioeletricidade no Brasil e no estado de São Paulo, esse índice atinge 90,5%.
 Sistema inteligente de ajuste automático de densidade dos fardos reduz perdas e contribui para uma logística mais eficiente/Massey Ferguson Projetada para trabalhos pesados, a enfardadora MF 2234 se destaca pelo alto desempenho no recolhimento da palha da cana, capins e outros resíduos agrícolas, com capacidade para produzir um fardo por minuto e cobrir até quatro hectares por hora. Sua estrutura robusta garante durabilidade, reduzindo o desgaste de componentes e minimizando a necessidade de manutenção.
 Combinada com tratores da linha MF 7700, equipados com o motor eletrônico AGCO Power de 6 cilindros e potências de 195 cv a 250 cv, a MF 2234 oferece alta segurança operacional, facilidade de uso e baixo custo de manutenção. A transmissão DYNA-6 Power Shift contribui para o aumento de até 30% no rendimento operacional e redução de 15% no consumo de combustível. O monitoramento eletrônico permite ajuste automático do tamanho, compactação e recolhimento dos fardos diretamente da cabine do operador, otimizando o processo, reduzindo perdas e tornando a logística mais eficiente.
 “O mercado de recolhimento de palhada de cana está em crescimento acentuado, impulsionado pelo foco em sustentabilidade e redução de emissões de carbono. A adoção de tecnologias como a enfardadora MF 2234 abre novas oportunidades para usinas e produtores de biomassa”, destaca Zanetti.
 Além da utilização na indústria sucroenergética, a enfardadora MF 2234 se destaca pela eficiência na produção de feno em larga escala, sendo uma alternativa vantajosa para pecuaristas, especialmente em estados como Mato Grosso e nas regiões Sul do Brasil.

Mais informações, vídeos e imagens em alta resolução aqui
 Sobre a Massey FergusonA Massey Ferguson, marca pertencente ao grupo AGCO, acumulou mais de 175 anos de experiência global na produção para a indústria agrícola. É a maior exportadora de máquinas agrícolas da América Latina e referência no mercado brasileiro há seis décadas. Os tratores, colheitadeiras, plantadeiras, implementos, pulverizadores, enfardadoras e produtos e serviços de agricultura de precisão Massey Ferguson são comercializados para mais de 80 países, principalmente África do Sul, Arábia Saudita, Argélia, Argentina, Bolívia, Chile e Paraguai. As fábricas na América do Sul ficam localizadas no Brasil – em Canoas/RS (tratores), Santa Rosa/RS (colheitadeiras), Ibirubá/RS (plantadeiras e implementos), Mogi das Cruzes/SP (tratores, motores, pulverizadores e laboratório de controle de emissões) e também na Argentina, General Rodriguez/BUE (tratores, colheitadeiras e motores). Possui uma extensa e estabelecida rede de concessionárias no Brasil, com mais de 200 lojas. Mais: www.masseyferguson.com.br
 Sobre a AGCOA AGCO (NYSE: AGCO) é líder global no design, fabricação e distribuição de maquinário agrícola e tecnologia agrícola de precisão. A AGCO entrega valor aos agricultores e clientes OEM por meio de seu portfólio diferenciado de marcas, incluindo as líderes Fendt®, Massey Ferguson®, PTx e Valtra®. A linha completa de equipamentos, soluções de agricultura inteligente e serviços da AGCO possibilita aos agricultores alimentarem o mundo de forma sustentável. Fundada em 1990 e sediada em Duluth, na Geórgia, EUA, a AGCO registrou vendas líquidas de aproximadamente US$ 11,7 bilhões em 2024. Para mais informações, visite o site www.agcocorp.com.
 AGCO – Atendimento à Imprensa
E-mail: agco@fsb.com.br
Flavia Amarante(16) 99792 2160