Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Belgo Arames celebra 50 anos de excelência na produção de arames no Brasil

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Líder de mercado, empresa conta com portfólio completo de arames e cercas e olha para o futuro com foco em Inteligência Artificial e Internet das Coisas.

A Belgo Arames completa 50 anos de atividades neste mês de abril. Criada em 1975, a empresa é líder na transformação de arames de aço, fruto da parceria estratégica no Brasil entre a ArcelorMittal, uma das maiores produtoras de aço do mundo, e a Bekaert, maior fabricante mundial de arames. Com sede em Contagem (MG), a produtora de arames possui oito plantas industriais nos estados da Bahia, Minas Gerais e São Paulo. Em meio às comemorações, a Belgo reforça os seus pilares estratégicos nas áreas de Inovação, Gente, Cliente, Desempenho e Sustentabilidade e segue de olho no futuro.

“Ao celebrar nossos 50 anos de história, reafirmamos nosso compromisso com investimentos estratégicos em inovação tecnológica, sustentabilidade ambiental e desenvolvimento humano”, afirma Rodrigo Archer, CEO da empresa.  Um exemplo é o investimento na fábrica de telas, em Contagem (MG), com a finalidade de ampliar a capacidade da produção de cercamentos urbanos e da linha de gradis para a proteção de máquinas e equipamentos em 2025.

A Belgo Arames está presente no dia a dia de milhões de pessoas — mesmo que muitas vezes isso passe despercebido. Seus produtos são indispensáveis na gestão e na segurança das propriedades rurais, no bem-estar para os animais e na integração entre a agricultura e a pecuária, garantindo que estejam cada vez mais conectadas para elevar a produção e a qualidade dos alimentos.

A empresa oferece um mix completo de produtos que une tecnologia de ponta, qualidade e confiabilidade, sendo uma referência no AGRONEGÓCIO brasileiro com arames lisos e farpados líderes em seus segmentos.  Além disso, o portfólio inclui cercas prontas que impedem a fuga de animais de criação e a invasão de espécies silvestres ou selvagens, como os javalis e até mesmo as onças pintadas, reduzindo o impacto negativo sobre as plantações e os rebanhos sem causar danos a esses mamíferos, comuns em diversas regiões do país.

A Belgo Arames está presente em diversos setores além do AGRONEGÓCIO, como o automotivo, a construção civil, a energia, as telecomunicações e óleo e gás, com produtos diversificados que inclui fibras de aço, cordoalhas, arames para mangueiras usadas na extração de petróleo, torres de energia e eletrodomésticos.

Inovação e sustentabilidade – A Belgo Arames é reconhecida pela transformação e pelo impacto positivo nos negócios, na sociedade e no planeta. A meta da empresa é investir em pesquisa e desenvolvimento para criar produtos que atendam aos clientes, de forma a reduzir os impactos ambientais em diversos setores. “Nossa empresa está caminhando para ser uma referência em inovação, sustentabilidade e desempenho no setor metalúrgico. Estamos preparados para enfrentar os desafios futuros, gerar valor para nossos clientes e criar uma vida melhor”, afirma Archer.

Em 2024, a Belgo conquistou o 3º lugar do setor Mineração e Metalurgia do Prêmio Valor Inovação, estando entre as 150 organizações brasileiras mais inovadoras desde 2021. Também no ano passado, a empresa conquistou o 2º lugar setorial no Prêmio Época Negócios 360º na categoria Mineração e Metalurgia. Além disso, a Belgo está entre as 10 melhores empresas na categoria Mineração e Metais no Ranking 100 Open Corps.

O olhar inovador da Belgo também está voltado para a preservação dos animais. A proteção da fauna no entorno de rodovias e linhas ferroviárias é uma preocupação da empresa, que tem importantes produtos lançados recentemente e desenvolvidos para esta finalidade, como o Belgo Strada, que é uma cerca pronta que delimita o acesso a pontos críticos de travessia, conduzindo os animais silvestres para corredores ecológicos e locais mais seguros.

Para assegurar a integração da sustentabilidade das  operações e reduzir impactos ambientais, a Belgo Arames assumiu compromissos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU e acompanhando as principais tendências globais. Além da redução de 10% do consumo total de energia e de 17% da limitação relativa de emissões Escopo I e II até 2030, uma outra ação prevista é o 0% de aterro para destinação de resíduos industriais.

Planos – Para 2025, o foco da Belgo está no fortalecimento de sua  posição no mercado por meio de investimentos em tecnologia avançada de automação, como o uso de Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT).  Recentemente, a empresa investiu na agtech Instabov, que criou um sistema de monitoramento georreferenciado de bovinos de corte com o uso de coleiras nos animais. Para os próximos anos, a empresa também deverá investir em infraestrutura, sustentabilidade, desenvolvimento de talentos, diversidade e inclusão.

Impacto na comunidade e internamente – É uma preocupação da empresa em dar oportunidades e contribuir no desenvolvimento das regiões onde atua.  O efeito da atuação da Belgo é evidente na geração de empregos. Além dos mais de 3,5 mil empregos diretos, a empresa gera – por ano – a média de 1, 4 mil postos de trabalho indiretos.  O cuidado com o bem-estar dos empregados e empregadas por meio de um ambiente seguro e saudável rendeu à Belgo Arames destaque no ranking das empresas brasileiras de grande porte de acordo com o prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar.

A empresa passa também por uma transformação cultural com a valorização de um ambiente onde todos se sintam acolhidos e respeitados. Ano  passado, a Belgo foi reconhecida entre as empresas brasileiras mais inclusivas, segundo a pesquisa Ethos/Época de Inclusão 2024, realizada pelo Instituto Ethos. A Belgo Arames também foi selecionada entre as Melhores Empresas para pessoas LGBTQIA+ trabalharem no Brasil, de acordo com o ranking da pesquisa do Programa Global de Equidade no Trabalho da Human Rights Campaign Foundation (HRC), desenvolvida em parceria com o Instituto Mais Diversidade e o Fórum de Empresas e Direitos LGBTQIA+.

No que diz respeito aos investimentos sociais, nos últimos 15 anos, foram investidos aproximadamente R$ 475 milhões, somando recursos próprios e incentivos fiscais em iniciativas sociais, com mais de 30 projetos com participação total em torno de 7 milhões de pessoas. A empresa também foi classificada entre as que mais investem em projetos sociais via leis de incentivo, de acordo com o ranking da Social Tech Simbi. “Com diversas iniciativas e projetos bem estruturados, pensamos também em um futuro mais sustentável, inovador e próspero”, finaliza Archer. Enviado por Texto Comunicação.

Viviane Passerini – Texto Comunicação Corporativa – SP