
Variedade nanica entra em colheita em diversas regiões do país; nutricionista destaca os benefícios da fruta para a saúde e disposição
A banana é uma fruta que está sempre presente nas feiras e mesas dos brasileiros, mas é em abril que a variedade nanica ganha destaque. De acordo com a mestre em agronomia Hélida Leão, coordenadora das Ciências Agrárias da Una Uberlândia, apesar de ser colhida o ano todo, a banana tem picos de produção que variam conforme o clima e o tipo. “A banana nanica, por exemplo, tem sua colheita principal entre abril e maio em regiões como São Paulo. Já a banana prata tem um ciclo mais longo e se destaca por sua resistência às variações climáticas”, explica.
O Brasil é o maior produtor de banana da América Latina, com São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina entre os principais estados produtores. No entanto, o setor enfrenta desafios como mudanças climáticas e perdas na produção. “Cerca de 60% dos cachos colhidos são descartados no país, o que equivale a aproximadamente 370 milhões de unidades por ano”, destaca Leão. Entre os principais problemas estão chuvas intensas, ventanias e pragas.
Mesmo com os desafios, a banana continua sendo uma fruta essencial na mesa dos brasileiros. A professora Maira Alves, nutricionista da Una Itumbiara, explica que a fruta é rica em potássio, fibras, vitamina B6, antioxidantes e carboidratos de rápida absorção. “Ela ajuda no controle da pressão arterial, na contração muscular, na saúde do coração, no bom funcionamento intestinal e ainda fornece energia. Por isso, é indicada para todas as idades”, afirma.
Cada variedade tem suas particularidades, conforme explica a professora: “A banana nanica é mais doce e tem índice glicêmico mais alto. A prata, menos doce e com mais fibras, é ideal para quem precisa controlar a glicemia. A banana maçã, com sabor suave, é bem tolerada por quem tem problemas digestivos. Já a banana ouro é energética e prática, ideal para lanches rápidos”.
Além de nutritiva, a banana também é considerada uma aliada do bem-estar. Alves revela que “ela contém triptofano, um aminoácido que ajuda na produção de serotonina, contribuindo para o bom humor, sono e sensação de bem-estar. É uma excelente escolha para o café da manhã, pré-treino ou lanche”.
A banana também auxilia na recuperação física após atividades intensas ou doenças. “Ela ajuda a repor o glicogênio muscular, fornece vitaminas do complexo B e antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico”, afirma a nutricionista.
Para aproveitar ao máximo os benefícios, Maira recomenda consumir a banana em sua forma natural, em vitaminas, panquecas ou combinada com aveia, iogurte ou castanhas. E para conservá-la por mais tempo, a dica é guardar em temperatura ambiente, longe da luz direta, evitando a geladeira enquanto ainda estiver verde.
Com tantas vantagens e sabores, a banana segue sendo uma das frutas mais amadas e completas da alimentação brasileira — seja no campo, na lancheira ou no pós-treino.
A fruta também carrega algumas curiosidades. A palavra “banana” vem do árabe e significa “dedo”. Aqueles pontinhos pretos dentro da fruta? Não são sementes, mas óvulos não fecundados!
Sobre a Una
Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade para o país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é composta por cerca de 370 mil estudantes, distribuídos em 18 instituições de ensino superior, e em mais de 500 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali, Community Creators Academy, e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.
Em 2023, a Forbes, uma das revistas de negócios e economia mais respeitadas no mundo, elencou a Ânima entre as 10 maiores companhias inovadoras do país e, em 2022, o ecossistema de ensino, também foi destaque do Prêmio Valor Inovação – parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC – figurando no ranking de empresas mais inovadoras do Brasil no setor de educação. A companhia também se destacou no Finance & Law Summit Awards – FILASA, em 2022, como Melhor Departamento de Compliance. Em 2021, a organização educacional foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.
Informações para a imprensa – Rede Comunicação
Amanda Franciele Silva – amanda.silva@redecomunicacao.com – (31) 97174-5866