Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Bezerras bem cuidadas, produção garantida: o futuro da pecuária leiteira começa cedo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
(Foto: Divulgação)

A produção de leite tem importante papel no aumento da oferta de alimentos para garantir a segurança alimentar da população global, que está em crescimento. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o mundo deverá ter 9,7 bilhões de pessoas em 2050. “Nesse cenário, o Brasil, como terceiro maior produtor de leite do mundo – colocando no mercado mais de 35 bilhões de litros por ano – desempenha papel relevante. O desafio é elevar a produtividade da pecuária leiteira. Segundo a Embrapa Gado de Leite, a média de produção por vaca no país está em 2.259 litros por lactação. Esta produção pode ser aumentada através de genética, nutrição, saúde e do cuidado com as bezerras, que representam o futuro da produção”, destaca a zootecnista Marília Ribeiro, a Dra. Sprayfo, da Trouw Nutrition.

O cuidado nas primeiras semanas de vida das bezerras tem impacto significativo na vida produtiva destes animais. A Trouw Nutrition, uma das líderes globais em nutrição animal, implanta nas fazendas o conceito LifeStart, que visa melhorar o desempenho das bezerras através de planos nutricionais de alta qualidade. “Os protocolos são desenvolvidos para atender às necessidades específicas desses animais e da fazenda como um todo. Dessa forma, os produtores terão excelentes resultados, com animais mais sadios, produtivos e longevos”, explica a Dra. Sprayfo.

Ao integrar inovação, ciência e práticas estratégicas, a Trouw Nutrition reafirma o compromisso com a pecuária sustentável, ajudando os produtores a atenderem às demandas de um mundo que exige cada vez mais eficiência e responsabilidade social e ambiental. Nesse contexto, destaque também aos sucedâneos lácteos, que tem papel essencial no desempenho e bem-estar dos animais. “O objetivo é planejar estrategicamente a nutrição de cada animal, ajustando a oferta de sólidos por meio dos sucedâneos lácteos e incentivando o consumo de matéria seca. Assim, a bezerra atinge o máximo potencial durante a fase de aleitamento e se torna uma vaca altamente produtiva no futuro”, detalha a especialista da Trouw Nutrition.

Anna MirandaTexto Comunicação Corporativa