
A meta é atuar em conjunto com outros gabinetes municipais, estaduais e regionais, além de desenvolver estratégias de fiscalização e segurança urbana.
A Prefeitura de Parauapebas deu início a uma nova fase de trabalho no Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) com uma cerimônia realizada nesta quinta-feira, 20, no Plenarinho da Câmara Municipal de Vereadores. Com isso, o GGIM volta a ser um ponto central na segurança pública do município, marcando um passo importante na gestão da segurança local.
A principal estratégia para fortalecer a segurança da população é a união de esforços entre os diversos poderes municipais, estaduais e órgãos de segurança. O evento contou com a presença de importantes autoridades, como o prefeito Aurélio Goiano e o secretário de Segurança e Defesa do Cidadão (Semsi), Hipólito Gomes, além de representantes de instituições-chave, como o Capitão Guimarães, da Polícia Militar, Lucas Rabasch, diretor do Cadeia Pública de Parauapebas (CPP), Kelen Soares, defensora pública, Erisvaldo Campelo, delegado da Polícia Civil, e Rogério Carvalho, comandante da Guarda Municipal (GMP).
Rafael Guimarães, subcomandante do 23º BPM, destacou que a segurança pública é um compromisso compartilhado. “Embora os órgãos de segurança tenham responsabilidades específicas, a segurança pública é uma tarefa de todos. O GGIM representa um avanço significativo, pois promove a integração dos diversos órgãos de segurança, tanto estaduais quanto municipais, além de envolver outras áreas da prefeitura. O maior beneficiado será, sem dúvida, a sociedade”, afirmou Guimarães.
A meta é não apenas otimizar a ação dos gabinetes de segurança municipal, estadual e regional, mas também desenvolver estratégias de fiscalização e segurança urbana. Para o delegado da Polícia Civil, Erivaldo Campelo, a reativação do GGIM é um marco importante. “Este gabinete será fundamental para integrar os esforços das forças de segurança, como a Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal e a Defesa Civil. Nosso foco é combater a criminalidade e garantir a ordem pública, sempre visando o desenvolvimento de Parauapebas”, afirmou Campelo.
Entre as ações que serão promovidas pelo GGIM estão a realização de operações conjuntas entre as forças de segurança, o combate à criminalidade, além da criação de grupos temáticos para abordar questões específicas de Parauapebas.
O prefeito Aurélio Goiano reforçou seu compromisso com a segurança pública, destacando a importância de garantir as condições necessárias para a atuação dos órgãos de segurança. “Vamos fortalecer a Guarda Municipal, que desempenha um papel essencial para a segurança do município. Durante meu governo, a Guarda Municipal terá armamento adequado e será uma das mais capacitadas do estado. A segurança será eficaz quando começarmos com um trabalho conjunto entre as secretarias para oferecer condições de estudo, trabalho e suporte à população”, afirmou Goiano.
O secretário da Semsi, Hipólito Gomes, também ressaltou a importância da prevenção no trabalho de segurança pública. “A nossa principal ferramenta será a Guarda Municipal, que atuará de maneira preventiva. No GGIM, vamos integrar todos os esforços, sempre com foco no planejamento estratégico, inteligência e uso de tecnologia”, completou Gomes.
Com a reativação do GGIM, a Prefeitura de Parauapebas reafirma seu compromisso com a segurança pública, apostando na colaboração e na integração das forças de segurança para promover um ambiente mais seguro para todos os cidadãos.
Reportagem: Ana Freitas
Fotos: Irisvelton Silva
Assessoria de Comunicação/PMP 2025