Executada pelo Prosap, a obra da Estação de Tratamento de Água (ETA) II já conta com 52% do cronograma concluído
Aumentar e melhorar o abastecimento de água para cerca de 165 mil habitantes ao final da sua segunda etapa. Essa é a previsão da obra de ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) II executada pela prefeitura de Parauapebas, por meio do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), com a parceria técnica do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep).
“Nós formamos uma equipe técnica e qualificada. O Prosap ajuda o Saaep, o Saaep ajuda o Prosap. Com apenas 31 dias de governo, nós já conseguimos colocar água no bairro Maranhão e isso vai se perpetuar, além de já contarmos com seis rotas de carro-pipa a menos”, comemora o atual prefeito de Parauapebas, Aurélio Goiano. Desde o início do seu governo, no dia 1º de janeiro, o gestor tem dado atenção especial para solucionar a problemática da falta de água nos bairros.
“O Prosap tem essa parceria com o Saaep e está fazendo essa obra maravilhosa [ETA II] que vai aumentar a captação de água, isso porque nós queremos fazer a água chegar com normalidade às torneiras das pessoas”, enfatiza Aurélio.
Segundo o coordenador do Prosap, o engenheiro civil de carreira da prefeitura, Thiago Batista, a estação está passando por uma ampliação que vai garantir mais abastecimento na cidade. “Estamos ampliando e melhorando a captação e o tratamento de água. Já passamos dos 50% de avanço e, agora, a obra é uma prioridade do atual governo com o objetivo principal de levar mais água para todos”, explica o coordenador, mencionando que a parceria com o Saaep dará mais celeridade para a finalização da obra.
Ainda de acordo com o coordenador, o novo tanque de tratamento que será instalado nesta primeira etapa da ETA II já se encontra em fabricação na cidade de Florianópolis (SC) e a previsão é que seja entregue em até oito meses. As execuções, incluindo a primeira e segunda etapa de obras, visam multiplicar quase três vezes mais o tratamento de água na estação de tratamento, com o aprimoramento de novas tecnologias.
Equipe ambiental
Assim como nas demais frentes de obras do programa de saneamento, a ETA II também conta com a presença cotidiana da equipe ambiental. “A equipe ambiental acompanha esta obra desde o início e está presente diariamente para fiscalizar o local e verificar se todos os aspectos estão condizentes com as condicionantes das licenças ambientais”, ressalta Josino Lourenço, fiscal ambiental do Prosap.
Bairros
As obras de melhoria no local beneficiarão de forma direta os bairros: Habitar Feliz II, Minérios, Vila Nova, Vale do Sol, Polo Moveleiro, Tropical, loteamentos Ipiranga, AmecVille, Jardim Ipê, Novo Viver e Novo Tempo, melhorando o abastecimento de água nesses bairros.
Os bairros Altamira, Betânia, Novo Horizonte, Cidade Jardim, Jardim Canadá, Alto Bonito, Habitar Feliz I e Vila Rica serão contemplados indiretamente pelas execuções.
Reportagem: Nara Moura
Fotos: Chico Souza
Assessoria de Comunicação/PMP 2025