Quem vive a realidade da pecuária de leite sabe: a mastite é uma das doenças mais prevalentes e prejudiciais da atividade, afetando diretamente a qualidade do leite e a produtividade dos rebanhos, comprometendo o resultado econômico. Para melhorar a saúde mamária das vacas, os selantes para tetos aparecem como uma solução eficaz para o controle da mastite. “O uso desse recurso visa proteger os úberes e minimizar a propagação de infecções”, informa o médico-veterinário Renato Coser, gerente de vendas da unidade grandes animais da Syntec
O especialista explica que o selante para mastite é aplicado diretamente nos tetos das vacas, de forma intramamária, formando uma barreira protetora que impede a entrada de patógenos, como as bactérias, e reduz o risco de infecções. “Sua aplicação é feita em vacas no fim da lactação, geralmente após o tratamento de vaca seca, o selante cria uma camada protetora que preserva a integridade do úbere, principalmente em ambientes que favorecem a proliferação de agentes causadores de mastite, como umidade e impurezas.”
Renato ressalta que, antes de aplicar o produto, utiliza-se um antibiótico intramamário (geralmente de absorção lenta) e, em seguida, o selante é aplicado. Esse protocolo (antibiótico + selante) trata as mastites subclínicas e reduz a taxa de novas infecções durante o período seco.
Para apoiar os produtores, a Syntec oferece Seal Up, selante intramamário formulado à base de subnitrato de bismuto, especialmente desenvolvido para o período de secagem das vacas leiteiras. Seal Up forma uma barreira protetora no canal do teto, impedindo a entrada de microrganismos durante o período seco, promovendo a saúde mamária. Além disso, pode ser utilizado em associação com antibióticos destinados à terapia da vaca seca, potencializando a eficácia do tratamento e contribuindo para a prevenção de infecções.
Sobre a Syntec – A Syntec é uma empresa 100% brasileira com 20 anos de história, dedicada à produção de medicamentos e suplementos veterinários de alta qualidade. Seu portfólio diversificado inclui terapêuticos, especialidades, produtos de higiene e saúde, suplementos e vacinas para animais. Para mais informações, visite: www.syntec.com.br
Gabriela Carvalho – Texto Comunicação Corporativa – SP |