Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Começa terça-feira (19/11) a Feicorte 2024, ponto de encontro da cadeia produtiva da carne

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
(Foto: Divulgação)

Programação da feira terá início às 9h; abertura oficial será às 15h, com a presença do governador Tarcísio de Freitas, o secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai e autoridades locais

Começa terça-feira (19/11) a Feicorte 2024 – Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne, em Presidente Prudente (SP).  A região, que detém o maior rebanho de bovinos do estado de São Paulo, com cerca de 1.600.000 animais, possui um importante polo pecuário e se destaca pela localização logística privilegiada com proximidade do Paraná e Mato Grosso do Sul. O evento segue até o dia 23 de novembro, no Recinto de Exposições Jacob Tosello.

A programação, que terá início às 9h, conta com mais de 45 palestrantes e 40 horas de conteúdo, seis leilões, exposição e julgamentos de mais de 500 animais de 10 raças bovinas, mais de 80 empresas, degustação e harmonização de produtos artesanais paulistas, desfile de touros, área de demonstração de Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF) e Beef Hour.

Nesta terça-feira (19/11), às 15h, será realiza a cerimônia de abertura oficial, que contará com as presenças do governador Tarcísio de Freitas, do secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Guilherme Piai, e de autoridades locais.

Entre os anúncios principais estão o lançamento do Sistema de Identificação Individual e Rastreabilidade de Bovinos e Bubalinos (SIRBOV-SP), da Coordenadoria de Defesa Agropecuária, e a entrega de 502 títulos de regularização fundiária para pequenos, médios e grandes produtores rurais, por meio da Fundação Itesp.

Fórum Feicorte: a conta do boi

“A conta do boi” é o tema central do Fórum Feicorte, que contará com palestras abordando todas as fases do ciclo produtivo – cria, recria, engorda e comercialização, destacando em cada uma delas o caminho para produzir um animal com maior eficiência e lucratividade. O objetivo é ajudar os produtores fazerem a “conta do boi”, avaliando se está valendo a pena financeiramente a atividade, tanto “da porteira para dentro” como “da porteira para fora”. Assim, os participantes terão informações essenciais para finalizar 2024 de forma positiva e planejar um 2025 promissor.

Beef Hour

Aumentar a percepção dos centros urbanos e dos consumidores em relação à qualidade e origem da carne brasileira: essa será a missão da Beef Hour, espaço exclusivamente dedicado aos bons projetos de produção de carne bovina brasileira, incluindo marcas de sucesso e profissionais que têm contribuído para a jornada da construção da carne de qualidade – desde a produção, passando pela indústria e pelo varejo, chegando ao consumidor. A curadoria da Beef Hour está a cargo de Roberto Grecellé.

Dentro da agenda da Beef Hour será possível conferir apresentações técnicas e dinâmicas feitas por assadores, demonstrando na prática os melhores cortes ao público. Ao final das apresentações, estações vão servir as iguarias preparadas para que o público conheça, na ponta da língua, a qualidade da carne brasileira.

Fórum Feicorte

O Fórum Feicorte de abertura terá a participação do engenheiro agrônomo, selecionador de Nelore PO da Fazenda Araponga e fundador da Associação Confraria da Carcaça Nelore (ACCN), Shiro Nishimura, com o tema “Sucessão, Legado e Pecuária”; o zootecnista e diretor técnico da Pecuarizze, Marco Gambale que fala sobre “O boi que paga a conta”; e o pecuarista e presidente da Associação Nacional da Pecuária de Corte (Assocon), Mauricio Velloso que aborda as tendências do setor. A mediação fica a cargo da zootecnista e pesquisadora do Instituto de Zootecnia (IZ) do Estado de São Paulo, Renata Branco.

Fórum Irrigação

Ainda no dia 19 será promovido o Fórum Irrigação, com as presenças do presidente da Rede ILPF e do Conselho de Administração da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag), Francisco Matturro e do professor de Irrigação e Drenagem na Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Ilha Solteira, Fernando Braz Tangerino Hernandes.

Uma nova marca do agro de São Paulo e Fórum Febre Aftosa

No primeiro dia da Feicorte será realizado o painel “Uma nova marca do agro de São Paulo”, que aborda as vantagens de substituir a marca a fogo e o uso de bottom para identificação de animais. Na sequência, o Fórum Febre Aftosa terá uma mesa-redonda com representantes da Defesa Agropecuária de estados como Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo para compartilhar experiências da retirada da vacinação contra a doença.

Área demonstrativa de ILPF

Uma área demonstrativa do sistema ILPF (Integração Lavoura-Pecuária-Floresta) estará disponível para visitação do público durante a Feicorte. Serão dois mil metros quadrados reservados para demonstrar as possibilidades de trabalho com os componentes deste sistema, com exposição de tecnologias e soluções. A iniciativa é liderada pela CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) junto à Rede ILPF – parceria público-privada. O espaço demonstrará o sistema com plantio de eucalipto, pastagem e milho consorciado com pastagem, além de uma área com mix de adubação verde do Departamento de Sementes e Mudas da CATI.

2º Simpósio ReprodOeste – Edição Matrizes

A Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) promove no dia 22 de novembro o 2º Simpósio ReprodOeste – Edição Matrizes, com o tema “Impacto da reprodução na conta do boi”, organizado pelo grupo de estudos em Reprodução Animal da Unoeste (ReprodOeste), que envolve os cursos de graduação em Medicina Veterinária e Zootecnia, além de Pós-graduação (mestrado e doutorado em Ciência Animal).

Leilão Pecuária Solidária

Uma das atrações de Feicorte é o Leilão Pecuária Solidária, uma ação que une diferentes segmentos do agronegócio em prol de arrecadação de recursos a entidades assistenciais. Esta edição do leilão, no dia 19 de novembro, vai beneficiar o Núcleo Ttre de Trabalho, localizado na cidade de realização do evento.

Leilões

Para fomentar os negócios, a Feicorte sedia diversos leilões. No dia 20 de novembro, 200 touros Nelore mocho serão ofertados no 84º Leilão CV Nelore Mocho. No dia 21 de novembro é a vez do Leilão Confraria da Carcaça Nelore, com a oferta de touros de exceção, participantes das Provas de Eficiência Alimentar da Confraria; fêmeas jovens top de safra, com padrões da associação para serem doadoras de embriões e pacote de embriões, prenhezes ou aspirações de doadoras top dos rebanhos dos confrades – como são chamados os membros do grupo. No dia 23, ocorre o leilão de cavalos das raças Quarto de Milha e Paint Horse e o Leilão Mazieiro, promovido pelo Grupo Pecuária Mazieiro com embriões, prenhezes e bezerras de genética de ponta, que buscam resgatar a qualidade da raça Nelore.

A realização da Feicorte é da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, com promoção da Verum. O evento conta com a curadoria de Myia Consultoria e Prado Estratégia para Agronegócio e o patrocínio de Unoeste, Frigorífico Bom-mart, Unimed Presidente Prudente, Bradesco, Corteva, Facholi, Gasparim, Premix, Inbra Nutrição Animal, JBS, Lindsay, Marfrig, Matsuda, MSD Saúde Animal, Minerva Foods, Nutron Cargill, Semex, Sicoob Credivale, Rede ILPF, SOESP e Sicredi.

SERVIÇO

Feicorte – Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne

Data: 19 a 23 de novembro de 2024

Local: Recinto de Exposições Jacob Tosello, em Presidente Prudente (SP)

Mais informações: www.feicortesp.com / www.instagram.com/feicorte

Informações para a imprensa
Attuale Comunicação – (11) 4022-6824