6ª edição da prova foi realizada na manhã do domingo, 10/11, em São Paulo (SP)
Cerca de 3 mil atletas participaram da 6ª edição da Corrida e Caminhada do Trigo, realizada no domingo, 10 de novembro. O evento teve como objetivo promover o consumo de alimentos derivados do trigo, como farinha, pão, biscoitos e macarrão. Os participantes percorreram trajetos de cinco e 10 quilômetros, correndo ou caminhando, pelos arredores do Parque Ibirapuera, em São Paulo.
A Corrida do Trigo é organizada por três importantes entidades do setor no Brasil a Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo), o SAMPAPÃO — que reúne a Associação, o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria, a Escola Técnica De Panificação e Confeitaria IDPC e o Fundipan — e o Sindicato da Indústria do Trigo no Estado de São Paulo (Sindustrigo).
Para o superintendente da Abitrigo, Eduardo Assêncio, a iniciativa é um exemplo prático de como o setor tem se empenhado em ressaltar a importância dos derivados de trigo para a saúde. “Esse cereal, o primeiro cultivado pela humanidade, tem uma ligação genética com a nossa alimentação, sendo insubstituível por outros alimentos. A desinformação sobre o trigo é um desafio, e é essencial que as pessoas compreendam seus benefícios, consumindo-o com confiança e aproveitando seus nutrientes. O crescente interesse sobre o tema reforça a sua importância como alimento saudável e indispensável”, destaca.
Desde sua primeira edição, em 2017, a corrida atraiu aproximadamente 19 mil participantes em suas cinco edições presenciais. O evento tem como propósito reforçar os benefícios dos produtos à base de trigo, que proporcionam disposição, energia, vitaminas e minerais essenciais para o corpo, além de ajudarem na prevenção de diversas doenças.
“É essencial que a população, especialmente em São Paulo, compreenda a relevância do trigo para a saúde. Esse grão, base do pão, é um alimento vital na dieta diária, fornecendo nutrientes e energia. Contudo, a falta de informação sobre sua importância nutricional é um desafio a ser superado. Entender essa importância permitirá escolhas alimentares mais saudáveis e a valorização desse recurso essencial. O trigo deve ser reconhecido não apenas como ingrediente, mas como pilar da saúde e nutrição”, destaca o presidente do SAMPAPÃO, Rui Manuel Gonçalves.
O evento teve o patrocínio de grandes empresas do setor alimentício, como Moinho Santa Clara, Rosa Branca, Anaconda, Buhler, Bunge, J. Macêdo, Mirella, Nestlé, Nita e Orquídea.
Além de premiar os três primeiros colocados nas categorias masculino e feminino nas modalidades de 5km e 10km, todos os participantes da corrida receberam uma medalha de participação. Uma novidade para esta edição foi a realização de uma corrida para crianças, que contou com a participação de 40 atletas mirins que realizaram a prova de um quilômetro e também foram premiados.
“Mais uma vez, a Corrida do Trigo se mostra um evento consolidado no cenário esportivo de São Paulo, que, além de divulgar e incentivar a prática esportiva, promove a alimentação saudável, com destaque para o trigo, que é um componente fundamental dessa dieta”, comemora o diretor do Sindustrigo, Max Piermartiri.
Informações para a imprensa
Attuale Comunicação – (11) 4022-6824