Com o tatersal do Parque de Exposições Aristófanes Fernandes lotado, a noite de quinta-feira (17), durante 21ª ExpoSindi Brasil, a Exposição Nacional da Raça Sindi na Festa do Boi, foi palco de mais um grande leilão Sindi Estrelas.
O presidente da ABCSindi, Orlando Procópio, disse que era com muita alegria que a diretoria da entidade realizava naquela noite o leilão Sindi Estrelas. “Este leilão reúne sempre grandes amigos. Não é um leilão em si. É uma reunião de amigos do Sindi. Da Família ABCSindi, em parceria com a Anorc (Associação Norte-rio-grandense de criadores) e com o Núcleo Rio Grande do Norte do Sindi. Graças a essa união a gente consegue fazer essa grande festa. Esse ano é um grande marco para a nossa raça. Tudo de bom e de melhor vem acontecendo aqui nessa Festa do Boi 2024. Agradeço a presença dos amigos do México, Costa Rica, Angola e Paraguai e a todos vocês que amam e prestigiam essa raça Sindi”, afirmou Orlando Procópio.
O presidente da Anorc, Matheus França, agradeceu a presença de todos e desejou sucesso aos participantes do leilão. “Mais um ano, mais um leilão Sindi Estrelas, o mais antigo e tradicional da Festa do Boi. Parabenizo os compradores neste leilão, e os que estão começando a criar o Sindi, porque tenho certeza que terão os melhores animais em seus planteis com muita qualidade”.
Também presente ao evento o presidente reeleito da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa), Mário Borba. “É uma honra estar aqui neste leilão. O Rio Grande do Norte é minha segunda casa. Com grande satisfação, há 20 anos comecei a criar o Sindi, essa raça que cresce e se destaca cada vez mais no Nordeste e no Brasil. Desejo sucesso a todos”, disse Borba.
O promotor do leilão, Júnior Teixeira, disse em seu discurso que “este é um momento de reflexão sobre o Sindi”. Ele destacou que o Sindi é a raça que mais cresce no Brasil. “Com certeza, será a raça que irá crescer mais e se expandir no Nordeste e no Brasil, porque tem muito espaço e ambiente propício para isso. Aqui no Nordeste nós temos 10 mil animais registrados e 180 criadores, ou seja, em média, 60 animais por criador. Então, podem investir porque tem espaço para vender e crescer cada vez mais”, afirmou Júnior Teixeira, acrescentando que “no Nordeste existem hoje 160 mil animais da raça Sindi”.
Adir do Carmo Leonel
Antes do início do leilão houve homenagem ao saudoso agropecuarista Adir do Carmo Leonel, representado no evento pelo o filho dele, Paulo Leonel. Adir Leonel morreu (de câncer) aos 85 anos dia 4 de outubro deste ano em Ribeirão Preto (SP). Ele era considerado um dos mais importantes pecuaristas do Brasil e uma das maiores referências da pecuária nacional.
“Amigos do Sindi, eu, minha família e minhas irmãs ficamos felizes por esta homenagem ao nosso pai. Sem dúvida, ficará eternizada. Esta homenagem é uma consideração muito grande ao meu pai, que tinha muito amor pelo Nordeste e pelo Rio Grande do Norte. Obrigado pelo carinho de todos vocês para com meu pai. Onde ele estiver agora, estará bem. Acreditem na raça Sindi. O mundo precisa de alimentos e o Sindi pode oferecer carne e leite de qualidade. Mantenham a raça firme e forte”, declarou Paulo Leonel, que recebeu uma placa das mãos do presidente da ABCSindi, Orlando Procópio. Foi um momento de muita emoção e Procópio chegou a chorar ao citar o velho amigo Adir, que o levou para a ABCZ e o fez ser criador da raça Sindi. Adir Leonel era associado da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu desde 1970.
(Por Lima Rodrigues, de Parnamirim, RN)
A COBERTURA DA FESTA DO BOI TEM O PATROCÍNIO DA ABCSINDI, DO SINDI CASTILHO – REUNIDAS CASTILHO – SALES (SP) e da ASSOCIAÇÃO NORTE-RIO-GRANDENSE DE CRIADORES.