Evento promovido pela fabricante de Smart Machines discutiu o futuro da mecanização e apresentou as novidades da empresa
Mais de 100 produtores de cana e dirigentes de usinas participaram do Grunner Day, evento promovido pela fabricante de Smart Machines para o setor agrícola, nos dias 16, 17 e 18 de outubro, em Lençóis Paulista (SP). Realizado pela primeira vez, o Grunner Day ocorreu no haras que fica entre as lavouras de cana da família Belei, fundadora da empresa, que nasceu quando os irmãos Mateus, Henrique e Lívia, incomodados com o “pisoteio” nas linhas, adaptaram um caminhão para executar a operação de colheita e aplicação de insumos, criando uma nova categoria de máquinas agrícolas.
“Trouxemos a Lençóis Paulista os decisores dos principais grupos do setor sucroenergético para compartilhar as novidades da Grunner e as atualizações que fizemos a partir dos feedbacks dos clientes. A Grunner nasceu do campo para o campo e é ouvindo o mercado que vamos evoluindo. Durante o evento houve uma rica troca de experiências, discussões e a oportunidade de ver os produtos em demonstração no campo. É um evento que veio para ficar, pois queremos cada vez mais entregar uma tecnologia acessível que possa ser 100% absorvida pelo cliente”, avaliou um dos fundadores da Grunner, Mateus Belei.
Os participantes do evento conheceram em primeira mão as novidades da Grunner, como o lançamento da linha ATR S, que apresenta 15 melhorias em relação à linha ATR X para operação de colheita e transbordamento da cana-de-açúcar. A nova linha ATR S possui melhor distribuição de carga, que otimiza o desempenho do equipamento; maior esterçamento; mais abertura do capô, que oferece facilidade para realizar a limpeza e inspeção diária; proteção de fibra do motor, que alia durabilidade e proteção eficiente; ar-condicionado com refrigeração mais rápida e uniforme; levantamento de transbordo 200mm maior; e menor raio de giro do mercado (R18,30m em comparação a R27,30m da linha ATR X) que proporciona maior eficiência no deslocamento e mais agilidade na operação.
O novo equipamento estava em exposição no Grunner Day, assim como os demais do portfólio da companhia, como o ASP para aplicação localizada de vinhaça e fertilizantes líquidos; o ADS para distribuição de insumos sólidos e inclusive o ATR 001, o primeiro Grunner, que está operando há 14 safras.
Em um painel para discutir os desafios da agricultura mecanizada para o futuro, o CEO da Grunner, Denis Arroyo conversou com o influenciador digital Rafael Nascimento; o fundador do Grupo IDEA, Dib Nunes; o pesquisador do Pecege, Glauber dos Santos e o presidente da PROCANA BRASIL, Josias Messias.
Rafael Nascimento, que além de influenciador, atua em capacitação de mecanização agrícola, frisou que ainda existe uma distância entre as tecnologias embarcadas nas máquinas e o nível de conhecimento dos operadores para utilizá-la. Segundo ele, que tem viajado por diversos países do mundo, a dificuldade de conseguir mão de obra qualificada não é exclusividade do Brasil e se trata de um problema compartilhado pelo setor em outros países.
Para Dib Nunes, é preciso ressaltar o atual protagonismo do Brasil em inovação. “Antes era preciso ir para fora para conhecer as novidades. Hoje, somos nós que desenvolvemos tecnologias inovadoras e disruptivas. A Austrália agora é Lençóis Paulista”, comparou Nunes, ao destacar as inovações desenvolvidas pela Grunner. Segundo ele, outra tendência que deve se fortalecer no futuro são os equipamentos multifuncionais. “É um ‘filão’ de mercado que vai crescer muito”.
Glauber dos Santos, do Pecege, destacou a importância do olhar para os operadores no desenvolvimento de novas tecnologias em mecanização. “É preciso considerar a segurança e a confiança para quem opera os equipamentos, assim como a Grunner fez, além de buscar dinamismo e praticidade para diferentes operações”, acrescentou.
Josias Messias, da PROCANA, observou o quanto a transformação digital é altamente necessária para as usinas. “Existem mais de 150 variáveis que podem alterar até 1% do resultado líquido de uma usina. Nem um avião em pelo voo tem tantos fatores que interferem na performance. Somente a transformação digital permite ter o controle e a gestão da estratégia da operação”, observou, acrescentando às tendências para o futuro da mecanização questões como as mudanças climáticas, a universalização dos direitos e a necessidade cada vez maior de buscar ESG.
Tratamento preventivo para uma doença silenciosa dos canaviais
O gerente de Mercado da Grunner, Tedson Azevedo explanou aos participantes do evento o papel do controle de tráfego na lavoura como um tratamento preventivo para o que ele chamou de “uma doença silenciosa dos canaviais”. “O pisoteio causado pelo trator na colheita da cana compromete o potencial produtivo do solo e a largura dos pneus determina a área de compactação do solo”, explicou o engenheiro agrônomo. De acordo com Azevedo, a palha funciona como um herbicida natural. “A verdadeira produção on farm de microorganismos ocorre nos canteiros preservados. O controle tráfego, portanto, proporciona um canavial saudável com capacidade muito alta de manutenção de produtividade”, salientou.
Azevedo apresentou ainda os resultados de um estudo de benchmarketing de custos de produção de motomecanização feito pelo Pecege, que monitora 3 milhões de hectares e 50% da produção do Centro-Sul do Brasil. De acordo com esse levantamento, enquanto um trator com transbordo convencional consome 0,45ml de diesel para transbordar uma tonelada de cana, um Grunner consome 0,23, ou seja, uma economia de 48,8%. “É economia e sustentabilidade na veia”, destacou Azevedo. Estima-se que nos últimos cinco anos, as mais de 1.100 Smart Machines que estão rodando pelo Brasil permitiram uma economia de 90 milhões de litros de óleo diesel, que representam uma não emissão de 234 mil toneladas de gás carbônico equivalente (CO2eq). Em equivalência, seria o mesmo que 1,6 milhões de árvores da Mata Atlântica sequestrariam de carbono nos seus 20 primeiros anos de crescimento.
Participaram como parceiros do Grunner Day as empresas Agrosure, AOKI, GeoAgri, Mercedes-Benz do Brasil, Michelin e Santa Izabel.
Sobre a Grunner
Um conceito de inovação para atender às necessidades dos produtores de cana-de-açúcar, a Grunner foi criada, em 2018, pelos irmãos Henrique, Lívia e Mateus Belei, tradicionais produtores de cana de Lençóis Paulista (SP).
Incomodados com o chamado “pisoteio” nas linhas de cana, os irmãos adaptaram um caminhão para executar a operação de colheita e aplicação de insumos. A estratégia aumentou a produtividade da fazenda, contribuiu para reduzir custos e ajudou no combate às emissões de carbono no processo agrícola.
Desde 2018, a companhia é parceria exclusiva da Mercedes Benz. O acordo permitiu que os caminhões da marca alemã recebessem o protocolo de tecnologia que deu origem às máquinas Smart Machines da Grunner. O sucesso dessa união fez com que as máquinas da Grunner fossem incluídas no ranking dos dez principais produtos da história da Mercedes, em 2021.
Recentemente, a Grunner obteve a concessão de patente de modelo de utilidade de uma tecnologia que há cinco anos faz parte da estrutura de suas máquinas agrícolas, as Smart Machines. Com a permissão autorizada pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), a empresa se tornou proprietária do título “conjunto de conversão para aumento de bitola das rodas de caminhões rodoviários para uso em lavouras diversas” em todo território nacional até 2033. Mais informações: www.grunner.com.br
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