Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Dia do açaí: consumo continua crescendo e ouro preto da Amazônia ganha o mundo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Carlos Bentim, Head Comercial & Marketing da Polpanorte (Foto: Divulgação)

Polpanorte, líder nacional de produção e venda, está presente em 21 países. Alta do mercado, no último semestre, foi de 12,9%

A produção de açaí nos últimos cinco anos, de acordo com dados do IBGE, teve um aumento de 70%. A Scantech, empresa de inteligência e análise de dados para o varejo, computou que o mercado de açaí cresceu 12,9% entre janeiro e julho de 2024, em relação com o mesmo período no ano anterior. Nesse cenário, uma empresa criada no interior do Paraná, no município de Japurá, tem se destacado. A Polpanorte, indústria alimentícia do Grupo Zeppone, hoje é líder nacional em produção e venda do fruto, com acréscimo registrado de 15% no primeiro semestre de 2024 (Scantech). 

E esse desempenho não é à toa. O produto, considerado um superalimento, o ouro preto da Amazônia, traz diversos benefícios para a saúde, por conter fibras, proteínas, gordura monoinsaturada (a gordura boa, antiinflamatória) e vitaminas. Com tantas qualidades, o fruto rompeu fronteiras, deixando de ser uma exclusividade da região norte do Brasil e ganhando espaço nas prateleiras dos supermercados de todo o país. Mais do que isso, em 2023, de acordo com o Governo Federal, as exportações atingiram US$ 314.744, equivalente a 79 toneladas. Esse volume representa um aumento de 41% em relação ao ano anterior. Os Estados Unidos são os principais importadores de açaí brasileiro. O fruto está ganhando o mundo! 

“Estamos conseguindo superar os índices do mercado e a previsão é fechar 2024 com um faturamento de R$ 540 milhões, versus R$ 420 milhões registrados no ano passado”, conta Carlos Bentim, Head Comercial & Marketing da Polpanorte. 

Com capacidade produtiva de 160 toneladas dia – somente desta fruta -, a empresa possui mais de 130 produtos em seu portfólio, que estão em mais de 40 mil pontos de venda no Brasil. Além disso, está presente em 21 países. Com a missão, desde a fundação em 1995, de levar uma experiência única de sabor e cremosidade para os consumidores, a Polpanorte detém duas plantas industriais, uma em Japurá (PR), cidade sede da companhia; a outra em Benevides (PA), e é uma das mais modernas em operação no País, responsável por verticalizar a produção. 

No ano passado, a indústria brasileira de alimentos se firmou como a maior exportadora mundial de produtos industrializados em volume –  72,1 milhões de toneladas, segundo a  Associação Brasileira da Indústria de Alimentos. 

Estratégias comerciais

O mercado aquecido traz, porém, alguns desafios. Isso porque é preciso investir em formas de se destacar da concorrência e conquistar o paladar dos consumidores finais.

Para isso, a Polpanorte mantém parcerias estratégicas com dezenas de supermercadistas para desenvolver ações de ponto de venda (PDV) e ativações que aproximem a marca dos compradores. A empresa investe, também, fortemente em ativações, que incluem degustações, promoções sazonais, presença em grandes eventos, shows e exposições criativas que realçam a qualidade e a variedade dos sorbets. É, também, a primeira do setor a contar com uma linha de licenciados da Turma da Mônica. Além disso, a Polpanorte tem um longo histórico de apoio às mais variadas modalidades esportivas. 

Em 2024, se tornou patrocinadora do time de basquete feminino do Corinthians, o que possibilitou que o clube retomasse a modalidade após um hiato de sete anos. Desde 2023, tem apoiado equipes de futebol e futsal no Paraná e grandes eventos esportivos do cenário nacional, a exemplo das corridas Batman Run Series, Corrida Contra o Câncer, Corrida Superman & Supergirl, Corrida Mulher Maravilha, Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro e a tradicional São Silvestre. Tem, também, desenvolvido treinos livres de corrida (gratuitos) no Parque Ibirapuera, local onde possui a exclusividade de venda de açaí, e patrocinou a oitava edição da SP Kids Run com a Turma da Mônica, evento que teve como principal objetivo incentivar a prática esportiva para crianças. 

“Ainda em linha com a expansão da marca no ambiente esportivo, inauguramos lounges permanentes em camarotes de estádios de futebol de São Paulo (Morumbi, Neo Química Arena, Vila Belmiro e Allianz Parque), Rio de Janeiro (Engenhão) e Rio Grande do Sul (Beira Rio). E estaremos presentes no jogo da NFL, que acontecerá no Brasil em setembro”, diz o executivo.

Bentim comenta, porém, que nenhuma divulgação surtiria efeito sem a devida atenção para a qualidade dos produtos e a segurança com que são fabricados. “A Polpanorte alcançou, em março deste ano, a Recomendação de Certificação FSSC 22000, norma referencial de segurança da Iniciativa Global de Segurança de Alimentos (GFSI) e passou a fazer parte do seleto grupo de empresas alimentícias brasileiras que são certificadas. Hoje no país apenas 2% das companhias possuem essa certificação”, finaliza.

Sobre o Grupo Zeppone

Nascida no interior do Paraná e a atual líder nacional de produção e venda de açaí, graças as suas duas plantas industriais, em Japurá (PR) e em Benevides (PA), a empresa conta com mais de 130 produtos, que chegam a 40 mil pontos de venda só no Brasil. A companhia, que também está presente em 21 países da Europa, América Latina e Estados Unidos, fechou 2023 com crescimento de 33% no comparativo com o ano anterior, ultrapassando a casa dos R$420 milhões de faturamento, sendo o açaí o responsável por mais da metade desse volume. Para 2024, a expectativa de faturamento é de R$ 550 milhões, um crescimento de 23%.

Conteúdo Empresarial

Assessoria de Imprensa

Conteúdo Empresarial – Comunicação Integrada 

11 – 3230-7434

Carol Cortez

carol@conteudoempresarial.com.br