Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Pecuarista Adaldio Castilho recebe Mérito ExpoGenética em Uberaba

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Adaldio Castilho, criador de Sindi, homenageado com o Mérito ExpoGenética 2024 (Foto: ABCZ)

Em cerimônia realizada nesta quinta-feira (22) no Pavilhão Multiuso do Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), como parte da programação da 17ª ExpoGenética (16 a 25 de agosto), o pecuarista paulista e referência na criação de Sindi no Brasil, Adaldio Castilho, recebeu das mãos do presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Gabriel Garcia Cid, o Mérito ExpoGenética 2024 – na Categoria Criador.  A criação de Sindi da família fica na Fazenda Tabaju, em Sales (SP).

Adaldio Castilho nasceu em Novo Horizonte (SP), quinta geração dos Castilho no trabalho no campo. Casado com Renata e pai de Gabriela, Isabela e Adaldio José Delsin de Castilho.

Ele é pecuarista e engenheiro agrônomo, formado na Faculdade de Agronomia e Zootecnia Manuel Carlos Gonçalves. Desde que seu tio Cito Castilho iniciou a criação de Sindi em 1936, a raça está presente na família e ele aprendeu a amá-la.

Adaldio foi fundamental na reintrodução do julgamento da raça Sindi na ExpoZebu. Realiza abates técnicos em diferentes frigoríficos, trabalha na seleção e melhoramento genético, participando dos programas da ABCZ como PMGZ Leite e PMGZ Corte e controle e torneios leiteiros oficiais.

Adaldio Castilho e Lima Rodrigues, após entrevista ao programa Conexão Rural

NO MUNDO

Seu famoso criatório chama a atenção de lideranças que visitam a cidade de Novo Horizonte, vindos do México, Equador, Peru, Colômbia, Panamá, Venezuela, Turquia, Estados Unidos, Tailândia, Emirados Árabes, Paquistão e Índia.

O governo indiano assinou protocolo de intenção de importação da genética Sindi Castilho, para retorná-la à casa de origem da raça e, com honrarias internacionais, Adaldio recebeu o prêmio “Clorius Nandi, naquele país.

Em 2018 recebeu homenagem da ABCZ pelo registro genealógico número 1 da raça Sindi e o Mérito ABCZ.

Adaldio realiza Provas de Eficiência Alimentar e de Ganho de Peso, e comprova os resultados nas provas do PNAT e nos abates das fazendas, com avaliações de carcaça.

Comercializou sêmen para quase 10 países e exportou animais para Venezuela, Bolívia, Emirados Árabes, Angola e Paquistão.

MELHOR CRIADOR

Tem o projeto do Leite A2A2. Implantou o programa da Persistência na Raça. É o melhor criador da raça na ExpoZebu 2024.

Adaldio Castilho contribui significativamente para o crescimento e reconhecimento da raça Sindi no Brasil e no mundo.

Presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid, e os homenageados do Mérito ExpoGenética 2024 (Foto: ABCZ)

OUTROS HOMENAGEADOS

Na ocasião, também foram homenageados na Categoria Criador as seguintes personalidades:

Alberto Marques da Silva Maia, agropecuarista desde 1971, ex-presidente da Associação Mineira de Criadores de Zebu e ex-presidente da Associação dos Criadores de Guzerá. Ele cria gado de elite e de corte;

CTZL – Centro de Tecnologia para Raças Zabuínas Leiteiras, uma fazenda experimental da Embrapa Cerrados, com 270 hectares de área total, localizada em Brasília (DF).

O CTZL mantém rebanhos de seleção genética nas raças Sindi, Gir e Guzerá para estudos em melhoramento genético e produção de leite a pasto. Além disso, o centro conta com um laboratório de reprodução assistida avançada, que desenvolve o aprimoramento das tecnologias de fecundação in vitro (FIV), transferência nuclear (clonagem) e criopreservação de embriões e sêmen, e estuda essas biotécnicas para melhorar sua eficiência;

José Roberto Höfig Ramos, pecuarista, titular do Nelore HORA Genética Provada, de Brasilândia (MS), onde está a Fazenda Nossa Senhora de Fátima, aberta em 1957 pelo avô dele, o cafeicultor Arthur Höfig, também fundador da cidade, depois tocada pelo pai, o médico José Ramos, e a mãe, Jacyrinha Höfig Ramos. A HORA Genética Provada é parceira do PMGZ e PMGZ Corte, e se tornou uma das referências do Nelore brasileiro;

Olimpio Risso de Brito, produtor rural, formado em Administração de Empresas.  Foi o primeiro presidente da Nelore MT, em 1994, e ainda hoje ocupa cargos dentro da entidade. É membro do Conselho Consultivo da ABCZ há sete anos mandatos. Atualmente, é diretor da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) na baixada cuiabana, entidade em que está inserido há mais de 10 anos.

Em 40 anos de criação, Olimpio acompanhou a evolução da pecuária brasileira e segue com foco definido na genética para uma pecuária moderna e produtiva.

CATEGORIA ESPECIAL

Na Categoria especial recebeu o Mérito ExpoGenética 2024 – in memorian – José Carlos Reis de Magalhães, que foi ornitólogo e fazendeiro e fundamental no desenvolvimento da raça Nelore na Fazenda Barreiro Rico, em Anhembi (SP). A fazenda, adquirida há quase um século por Carlos Leôncio de Magalhães, começou a criar Nelore em 1936 com a marca C.I (Companhia Itaquerê).

Reconhecido por sua dedicação apaixonada à pecuária e a ornitologia, José Carlos Reis de Magalhães deixou um grande legado.

O médico veterinário Rogério Pires de Castro, formado pela Universidade Estadual do Maranhão, foi homenageado na Categoria Técnico (Foto: ABCZ)

CATEGORIA TÉCNICO

Na Categoria Técnico, o homenageado deste ano foi Rogério Pires de Castro, médico veterinário pela Universidade Estadual do Maranhão, com pós-graduação especializada em Julgamento de Zebuínos nas Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu). Essa especialização o posicionou no mercado como foco na avaliação de bovinos e zebuínos.

Neste ano, Rogério celebra um marco significativo em sua carreira: 27 anos de dedicação e contribuição para a ABCZ. Sua experiência e expertise adquiridas ao longo de quase três décadas têm sido fundamentais para o desenvolvimento e aprimoramento das práticas e padrões na criação de zebuínos.

ABCZ

“As personalidades escolhidas para esta edição do Mérito ExpoGenética estão envolvidas com grandes propósitos: participam da abordagem científica, da pesquisa, lida diária no campo, da educação. São inspirações e exemplos de sucesso. E cada um, à sua maneira particular, contribui para que a produção de alimentos e o melhoramento genético continuem avançando e inovando.

Na ABCZ, temos orgulho em promover o intercâmbio de informações e experiências. E o Mérito ExpoGenética coroa profissionais cujas contribuições são essenciais para o programa e a sustentabilidade dentro e fora do campo”, afirmou o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, Gabriel Garcia Cid.

A cerimônia contou com a presença de lideranças ruralistas e produtores rurais de quase todo o Brasil.

(Lima Rodrigues, com informações da Assessoria de Imprensa da ABCZ).

A COBERTURA DA EXPOGENÉTICA 20024 EM UBERABA (MG) TEM O PATROCÍNIO DA SINDI CASTILHO – REUNIDAS CASTILHO, SALES (SP)

ABC SINDI – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS CRIADORES DE SINDI – UBERABA (MG)

SINDI MULHERES – UBERABA (MG)

TEXTO COMUNICAÇÃO CORPORATIVA (SÃO PAULO – SP)

CONFINAMENTO ADÃO – DOM ELISEU (PA)

JAF FAZENDAS REUNIDAS – DOM ELISEU (PA)

MULTVET AGRONEGÓCIOS – MARABÁ (PA)