Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Agropec, em Paragominas, realiza 3º Seminário e Dia de Campo de Apicultura e Meliponicultura e o 1º Concurso de Mel Paraense

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
O III Seminário de Apicultura e Meliponicultura foi aberto na manhã de segunda-feira (12) no auditório do Sindicato Rural de Paragominas (Foto: Lima Rodrigues)

A 57ª Feira Agropecuária de Paragominas (PA), que começou no sábado, dia 10 de agosto, com uma grande cavalgada pelas ruas e avenidas da cidade, e prossegue até domingo, dia 18, conta com uma ampla programação, que inclui palestras, leilões, encontro de mulheres do agro, shows, e provas equestres e rodeio.

O destaque da segunda-feira (12) foi a abertura do III Seminário e Dia de Campo de Apicultura e Meliponicultura + o I Concurso de Mel Paraense. O evento foi aberto no auditório do Sindicato Rural com a presença da presidente do SPRP, Maxiely Scaramussa Bergamin, do presidente do Sindicato Rural de Castanhal (PA), Francisco Gomes, autoridades, representantes da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), do Sebrae, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Pará (FAEPA), da Suzano, da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), da empresária Suzane Cardoso –  Suzy Mel, do presidente da Federação dos Apicultores do Pará (Fapic), Oziel Monteiro,  entre outros convidados.

Maxiely Scaramussa Bergamin disse que “o Pará já é destaque na produção de grãos, de açaí e de cacau e que em breve, com a união e a força de todos, também se tornará um grande produtor de mel” e desejou sucesso aos participantes do Seminário e do Concurso de Mel Paraense.

Maxiely Scaramussa Bergamin, presidente do Sindicato Rural de Paragominas (Foto: André Ferrão)

O casal do Espírito Santo Juliano Abelha e Katia Abelha contou sua história de sucesso com a apicultura. “Acredito que nossa história pode impactar outras pessoas a resolverem produzir abelha. A apicultura pode impactar diretamente na vida financeira de quem decide produzir mel”, afirmou Juliano ao Conexão Rural.

O sul mato-grossense Adriano Adamis, um dos maiores especialistas em apicultura do país, também falou sobre sua bem sucedida trajetória com a produção de mel e deu uma dica importante: “Para obter bons resultados com apicultura é preciso se capacitar e aumentar os conhecimentos na área. Isso faz com que a pessoa obtenha sucesso financeiro com a atividade”, disse ele.

Após as palestras no auditório do Sindicato Rural, os participantes do 3º Seminário de Apicultura foram para uma fazenda a 37km de Paragominas onde foi realizado o Dia de Campo de Apicultura e Meliponicultura + o 1º Concurso de Mel Paraense e oficinas sobre mel.

Em primeiro lugar ficou a apicultora Jamilly Ferreira Lopes, do município de Mãe do Rio, do apiário Mel Imperial.

Em segundo lugar o apicultor Francisco da Chagas de Lima Souza, do município de Castanhal, do apiário Flor da Mata.

E em terceiro lugar a senhora Joelma Trindade Nunes, do município de Primavera.

“Também avaliamos o mel do meliponicultor Rosiclei Lucena Correia, de Primavera. E como foi a única a amostra de mel de melíponas, ele ficou em primeiro lugar na categoria”, disse a professora da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Fátima Vieira, coordenadora do Concurso de Mel Paraense.

Palestras

Na noite de segunda-feira (12) houve palestra de Cassandra Jucá Flexa sobre “Compliance trabalhista: um pilar para o sucesso no agronegócio”.

A outra palestra da noite foi “Sementes Raça apresenta: agricultura de altas produtividades, manejos de plantas de cobertura”, com Everton Luís Silva Costa.

Frente Parlamentar da Agricultura

Nesta quarta-feira, a partir das 15h, no auditório do Sindicato Rural de Paragominas, haverá reunião extraordinária com a Frente Parlamentar da Agricultura da Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA).

Shows

No sábado (10), houve show com Mari Fernandez, no palco principal e com TrioXFuturista + DJ Tony Martins no Camarote Premier.

No domingo à noite houve shows com artistas regionais: Rafa Fernandes, Elite do Brega, DJ Well Nunes no palco principal e show com Érica Abreu no Camarote Premier.

Nesta terça-feira, após o evento Hydro 1º Supply Tank da Hydro Paragominas, haverá show gospel com a banda Som e Louvor no palco principal.

Missa

No domingo à noite, foi realizada uma missa católica e o 20º Celebrai RCC com show de Paulinho da Canção Nova.

250 mil visitantes

Mais uma vez, a feira promete surpreender com uma combinação única de tradição e inovação, conectando o campo à cidade e servindo como uma vitrine de novas tecnologias, práticas sustentáveis e tendências do setor agropecuário.

O evento, que ocorre de 10 a 18 de agosto no Parque de Exposições Amílcar Tocantins, espera atrair cerca de 250 mil visitantes ao longo dos nove dias. A expectativa é que o volume de negócios continue em alta, mantendo a média de R$ 800 milhões gerada no ano anterior. Com mais de 216 expositores — um número um pouco superior ao do ano passado — a feira não é apenas uma oportunidade de negócios, mas um ponto de encontro para produtores rurais, estudantes, pesquisadores e amantes do agronegócio.

Novidades e Destaques de 2024

Este ano, a Agropec apresenta uma série de inovações, com foco especial na

sustentabilidade e na preparação para a COP 30, que será realizada em breve. Um dos grandes destaques é o lançamento do Camarote Premier, que além de oferecer uma vista privilegiada dos shows, contará com programação exclusiva, incluindo DJs e atrações regionais, durante sete dias gratuitos e três pagos.

A estrutura do rodeio também será maior este ano, com atrações incríveis que prometem elevar o nível do evento. Além disso, o compromisso da feira com a sustentabilidade se reflete em iniciativas como o primeiro rodeio com certificação carbono neutro, um marco importante no combate às mudanças climáticas. Novos brinquedos no parque de diversões e a presença de renomados artistas no palco principal, como Mari Fernandez, Nattanzinho, Matheus Fernandes e Hugo & Guilherme, prometem atrair um público diversificado.

III Copa de Marcha do Cavalo Mangalarga Marchador

A programação cultural também merece destaque, com o retorno do tradicional Rodeio da Cia Dallas, leilões de gado, a III Copa de Marcha do Cavalo Mangalarga Marchador e seminários que discutem temas como apicultura, logística no Arco Amazônico e compliance trabalhista no agronegócio. A feira ainda reforça seu papel educacional, oferecendo palestras sobre inovações na agricultura e pecuária, incluindo o lançamento de projetos como “As Polinizadoras” e o documentário “Paragominas, Uma História de Sonhos, Pioneirismo e Coragem”.

Maxiely Scaramussa Bergamin, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Paragominas, destaca: “A Agropec reflete a força da nossa região. Convidamos a todos a participar, aproveitando cada momento para se conectar, aprender e se inspirar”.

Para mais informações, siga as redes sociais oficiais da Agropec: @ag

(Lima Rodrigues, com informações da assessoria de imprensa do SPRP).

DETALHES EM BREVE NO CONEXÃO RURAL.

A COBERTURA DA 57ª AGROPEC TEM O PATROCÍNIO DO SINDICATO RURAL DE PARAGOMINAS; APROSOJA PARÁ, MERCURIO ALIMENTOS, E FAZENDA ARIANE E CONFINAMENTO ADÃO, DE DOM ELISEU (PA).