Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Alta produtividade da soja inclui qualidade da semente, aponta especialista da ORÍGEO

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
ORÍGEO-Soja-Colheita (Crédito-Wenderson Araújo-CNA)

Sementes de qualidade inferior colocam em risco a colheita e os investimentos realizados

·         Parceria da ORÍGEO com a Seedcorp I HO visa a comercialização das cultivares de sementes de soja Ellas Genética

A aquisição das sementes de soja requer atenção redobrada dos agricultores por vários motivos. Afinal, é na semente que temos o potencial produtivo a ser expressado no seu máximo, com a combinação de manejo e clima. “A qualidade da semente inclui diversos requisitos, tais como capacidade de germinação, vigor, sanidade, pureza, etc. De alta qualidade, a semente germina mais rápido e uniformemente, além de ter menor probabilidade de transmissão de doenças e pragas para as plantas em crescimento. Para atingir o mais elevado teto produtivo, o agricultor precisa se atentar ao nível de pureza física e varietal das sementes, ao seu potencial de germinação e a qualidade sanitária, explica Rafael Toscano, Gerente Sr de Sementes na ORÍGEO “Essa atenção à semente deve estar ajustada ao preparo do solo, a adubação, o controle de ervas daninhas e o tratamento fitossanitário”.

“A semente de soja é um embrião revestido por um fino tegumento, o que a torna extremamente sensível. Existem diversos fatores que influenciam a perda de qualidade. Até o manuseio incorreto pode acarretar rupturas superficiais e destruição dos tecidos vegetais, comprometendo a qualidade física, fisiológica e sanitária, por isso a importância do cuidado no manuseio e armazenamento adequado na fazenda”, ressalta Toscano.

No momento da compra de sementes, o agricultor precisa conhecer a qualidade do produto. Uma ampla rede de laboratórios oficiais e particulares de análise de sementes prestam esse tipo de serviço, informando, entre outros itens, a qualidade sanitária da semente. “A ORÍGEO, joint venture de Bunge e UPL, entende a importância da semente de qualidade e, para fornecer aos agricultores sementes de alta produtividade, firmou parceria com a Seedcorp I HO – plataforma integrada de sementes de soja com programa de melhoramento genético próprio – para comercializar, com exclusividade, as cultivares de semente de soja Ellas Genética”, comenta o gerente.

Ellas Genética destaca-se por oferecer uma linha de cultivares de soja com alta tecnologia e performance produtiva. Seu portfólio contém os cultivares Luiza IPRO, Manu IPRO, Elisa IPRO, Paula IPRO, Lynda IPRO, Suzy IPRO e Dani 2IX. “São variedades com excelente performance comprovada em diversos ensaios, conferindo produtividade e sanidade, e totalmente adaptadas ao Cerrado, além de alto teto produtivo. Elas mostraram excelentes resultados de campo na última safra, o que é de extrema importância para os agricultores”, finaliza Toscano.

Sobre a ORÍGEO  

Fundada em 2022, ORÍGEO é uma joint venture de Bunge e UPL e está comprometida com o produtor e o seu legado na terra, oferecendo um conjunto de soluções sustentáveis e técnicas de gestão – antes e depois da porteira. A empresa fornece soluções de ponta a ponta para grandes agricultores de Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Piauí, Rondônia e Tocantins, valendo-se do conhecimento de equipes técnicas altamente qualificadas, com foco em aumento de produtividade, rentabilidade e sustentabilidade. Para mais informações, acesse origeo.com

Viviane Passerini

Texto Comunicação Corporativa – SP