Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

ANCORD lança certificação em Agro para profissionais do setor

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

“ANCORD Agro 100” tem como objetivo alavancar a capacitação e o conhecimento do mercado de grãos para focados no agronegócio e no mercado financeiro

A ANCORD, Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias, lança a “ANCORD-AGRO 100”, certificação para consultores e profissionais do setor Agro, assessores de investimentos e demais interessados em se especializar no segmento de grãos. O lançamento ocorrerá em 29/05 e os Exames de Certificação serão aplicados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). 

A iniciativa tem como objetivo padronizar o conhecimento dos profissionais que atuam no segmento, e na comercialização de grãos, além de auxiliar consultores do agronegócio e demais interessados no setor que visam se destacar no mercado de trabalho.  

A certificação abrange o conhecimento dos fundamentos do mercado de grãos, incluindo a formação de preços nos diversos canais de precificação e o conhecimento mercadológico. Ela visa desenvolver a capacidade analítica dos participantes e habilidades para executar estratégias comerciais envolvendo grãos, bem como o uso de ferramentas de hedging. 

Para Orlando Júnior, diretor de Certificação e Credenciamento da ANCORD, o setor é forte e tradicional no Brasil e manter os profissionais capacitados é um passaporte para um patamar mais elevado de especialização. “O mundo do agronegócio é extremamente dinâmico e hoje representa um dos setores que mais crescem e se modernizam na nossa economia. Portanto é fundamental que aqueles que atuam diretamente nesse segmento ou os profissionais que trabalham com investimentos e produtos vinculados ao agronegócio, como é o caso de alguns Assessores de Investimentos vinculados à Indústria de Intermediação, se capacitem, se preparem cada vez mais, e se tornem especialistas”.  

A capacitação de profissionais especializados na comercialização de grãos é crucial para o mercado brasileiro, não apenas pela sua relevância econômica, mas também devido às mudanças estruturais no cenário global de grãos, que posicionaram o Brasil como um eixo central. Em 2023, o Brasil se destacou como o maior exportador de milho mundial, e no caso da soja, o Brasil embarcou mais que a soma de todos os demais exportadores.  

Além do aumento da produção, a capacidade de escoamento também vem crescendo significativamente, consolidando o Brasil como a origem exportadora mais competitiva para o milho e para a soja. Diante desse cenário de expansão e transformações, a demanda por profissionais na área de comercialização de grãos e a necessidade de qualificação tornam-se cada vez mais prementes. 

Para Eduardo Vanin, sócio da Agrinvest Commodities, parceiro técnico do programa, a certificação Ancord-Agro100 é um marco para o mercado brasileiro ao preencher a lacuna da preparação de bons profissionais na área de conhecimento da comercialização de grãos. “A certificação dará um norte para o mercado em termos de diferenciação de profissionais, o que em pouco tempo acredito que será parte do dia a dia do RH das empresas”. 

O lançamento ocorrerá por meio de uma live no canal da ANCORD, através deste link: https://www.youtube.com/watch?v=H_F1jZD3Ubg 

Sobre a ANCORD  

Com mais de 50 anos de atuação, a ANCORD se consolidou como a mais representativa Associação da Indústria de Intermediação. Além disso, é reconhecida pela qualidade de suas iniciativas educacionais e, por conta de sua comprovada experiência, seus modernos processos e constantes investimentos em tecnologia, se tornou a referência do mercado financeiro e de capitais como Entidade Certificadora e Credenciadora. 

A ANCORD – Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias – é a entidade que congrega e representa empresas que atuam no mercado financeiro e de capitais. Ao longo dos anos, a ANCORD tem consolidado sua atuação ao promover o desenvolvimento contínuo dos associados e defender os interesses de seus membros junto ao governo e a órgãos reguladores, além de oferecer direcionamento técnico e jurídico, cursos e treinamentos.


Economídia

Beatriz Ornelas
beatriz.ornelas@economidia.com.br