Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Localizadas as filhas de Seu Chico Silva, que não se falavam havia 56 anos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Por Lima Rodrigues, de Imperatriz (MA)

Fotos: Álbuns da Família Silva e Borges Leal e da Sued Barbosa

O agricultor Anderson e o pai dele, Chico Silva, que procurava as filhas do primeiro casamento: Leudimar e Elzimar

Final feliz para a história do aposentado Francisco Ricardo Silva, o “Seu Chico”, que viralizou nas redes sociais. As filhas dele foram localizadas pela funcionária pública Sued Barbosa, que mora em Uruará, no Pará, e faz um trabalho semelhante ao meu – de localização de pessoas desaparecidas – há 4 anos. Antes, veja detalhes da história dele.

Já havia planejado usar o meu programa Conexão Rural para tentar localizar pessoas desaparecidas. Aí na terça-feira (25) recebi o vídeo do “Seu Chico”, enviado pelos amigos Edson Luiz, de Curionópolis (PA), o antigo “Trinta”, e Hemival Herênio, de São Miguel do Guamá, também no Pará.

Havia até escolhido outro caso, mas em homenagem aos amigos Edson Luiz e Hemival, decidi começar esta nova temporada de investigação sobre pessoas desaparecidas com o vídeo enviado por eles.

O vídeo que circula pelas redes sociais tem o depoimento do “Seu Chico”. Ele diz que há 56 anos não vê as filhas Leudimar e Elzimar, que moravam em Tucuruí, no Pará, quando se viram pela última vez. (Já se falaram por telefone e estão agendando um encontro).

Dona Leudimar, filha de Seu Chico Silva, que hoje mora em Breu Branco (PA)
Dona Elzimar, outra filha de Seu Chico, que também mora em Breu Branco (PA)

“Seu Chico” disse que morava no antigo Trinta, hoje a pujante cidade paraense de Curionópolis, e não tinha condição financeira para ir a Tucuruí ver as filhas. Ele está hoje com 87 anos.

Segundo “Seu Chico”, o nome da mãe das filhas, ou seja, sua ex-esposa, é Aldemiza Borges Leal, filha de Eugênio Borges Leal e de Balbina Borges Leal. No vídeo, ele divulga o telefone de contato.

A dona Aldemiza já faleceu. “Seu Chico”, que não falava com as filhas havia 56 anos, se casou novamente em 1969 com a senhora Marlene Sousa Silva e com ela teve 10 filhos. Dona Marlene morreu há quase 3 anos.

Nesta quarta-feira pela manhã gravei as cabeças do programa falando do caso do “Seu Chico”. Aí resolvi ligar no número que aparece no vídeo. Falei com a senhora Jaciane de Brito, casada com o agricultor Anderson, filho do “Seu Chico”. Eles moram a em Araguanã, no Maranhão, e ela me informou que as filhas dele haviam sido localizadas. “Seu Chico” hoje mora com o casal.

QUEM LOCALIZOU

O vídeo do “Seu Chico”, que foi gravado pela neta dele, filha da dona Jaciane, Jaiany Silva, mais conhecida como Jay Silva, de 19 anos, estudante do curso de enfermagem, como bolsista na FAAMA-Faculdade Adventista da Amazônica, em Benevides (PA).

Dona Jaciane e a filha Jay Silva

 A funcionária pública Sued Barbosa, de Uruará (PA) recebeu o vídeo, enviado pela amiga Rosângela, também funcionária pública. Sued usou sua plataforma investigativa e imediatamente localizou as filhas do “Seu Chico” em Breu Branco, no Pará. Todos ficaram muito felizes e até já estão combinando um dia para se reencontrarem pessoalmente.

Sued Barbosa, funcionária pública e agricultora em Uruará (PA), faz um trabalho social de localização de pessoas desaparecidas há 4 anos

Conversei com a Sued. Ela disse que trabalha na área de Educação em Uruará e que há 4 anos desenvolve esse trabalho de localização de pessoas desaparecidas e já perdeu o número de pessoas que já localizou.

Acabei ganhando uma aliada nessa luta de localizar pessoas desaparecidas. Agora, vou unir forças com a Sued Barbosa e vamos fazer mais famílias felizes.

O Facebook da Sued é: Sued Barbosa

O WhatsApp dela é: 93-99179-2964

O meu WhatsApp é: 94-99222-7140