Três moções de Congratulação foram aprovadas pela Câmara Municipal de Parauapebas em reconhecimento pela atuação daAcademia Parauapebense de Letras (APL), da Comitiva Peba/Rio Grande do Sul e da mineradora Vale, na sessão ordinária de terça-feira (18).
Academia Parauapebense de Letras
Reconhecendo que a Academia Parauapebense de Letras é uma instituição que tem desempenhado um papel fundamental na promoção e no desenvolvimento da cultura literária no município, os vereadores Anderson Moratorio (PRD) e Aurélio Goiano (Avante) apresentaram a Moção Congratulação nº 9/2024, parabenizando a entidade.
A APL foi fundada em 2014 e desde então, tem atuado para documentar e divulgar a produção literária local. Além disso, tem iniciativas na área da educação, com a realização de oficinas literárias, com leitura e contação de histórias em escolas públicas, proporcionando aos jovens o contato direto com a arte literária e estimulando a criatividade. Também tem identificado novos talentos e incentivado a produção literária em concursos literários. A entidade está se destacando ainda pela colaboração e integração com outros segmentos artísticos, fortalecendo o cenário cultural de Parauapebas.
“Esta Moção de Congratulação não apenas celebra as conquistas passadas da APL, mas também inspira e encoraja a continuidade de seus esforços em prol da literatura e da cultura em nossa comunidade. Que esta homenagem seja um estímulo para que a APL continue a trilhar seu caminho de sucesso, sempre buscando expandir os horizontes da literatura e promover o talento dos escritores locais”, destacaram os vereadores.
Comitiva Peba/Rio Grande do Sul
O grupo voluntário formado para ajudar as vítimas das enchentes no Sul do país, denominado como Comitiva Peba/Rio Grande do Sul, foi parabenizado pelo vereador Zacarias Marques (MDB), por meio da Moção de Congratulação nº 11/2024.
A comitiva saiu de Parauapebas no dia 15 de maio com destino ao Rio Grande do Sul para se voluntariar, levando consigo 10 toneladas de alimentos e água. A equipe permaneceu 25 dias no estado e neste período, montou uma cozinha solidária, onde trabalhava durante todo o dia, servindo café da manhã, almoço, jantar e ceia. Uma média de 1.000 marmitas eram servidas, diariamente, à população desabrigada e a outros voluntários, que colaboravam nos resgates e buscas. O grupo ainda contribuiu com a assistência veterinária aos animais resgatados.
Na moção, o vereador citou nominalmente todos os integrantes da comitiva, são eles: a senhora Maria do Socorro de Oliveira Tavares; e aos senhores Márcio Gomes, Cristiano da Silva Pereira, Carlos André Gomes Chaves, Rubem Castro Araújo, Washigton França Falcão, Elvisley da Silva Nascimento, Denilsom dos Santos Barbosa, Aron Natanael Cabral Norcio, Alex Martins Neris, Gidevaldo Lopes de Souza, Railson Patrício dos Santos, Danilo Pinheiro Oliveira, Rones Fábio, Railson Santos e Wangleson Rodrigues de Sousa.
“Todos os brasileiros sentiram, de algum modo, os dissabores desta tragédia e se comoveram. Porém, há ainda aqueles que foram até lá, como estas pessoas que hoje homenageio, que doaram seu tempo e trabalho para amenizar a calamidade que testemunharam de perto. Tal iniciativa se manifesta como instrumento de reconhecimento municipal”, enfatizou o parlamentar.
Mineradora Vale
Por fim, o vereador Zé do Bode (União) apresentou a Moção de Congratulação nº 12/2024, parabenizando a empresa Vale por sua atuação e contribuição com o crescimento e desenvolvimento de Parauapebas.
A mineradora iniciou suas operações na Floresta Nacional de Carajás em 1985, antes mesmo da emancipação do município. Apesar de reconhecer que a atuação da Vale também traz problemas para a cidade, o vereador ressaltou que a companhia é essencial para a existência de Parauapebas.
“É de notório conhecimento a importância que a empresa mineradora tem em nosso município, onde é responsável por grande parte dos empregos diretos e indiretos. Sendo peça fundamental na arrecadação econômica de Parauapebas. Neste sentido, devem ser apontadas as questões sociais aplicadas pela Vale ao longo dos anos, com grandes parcerias fechadas com o nosso Poder Executivo, contribuindo diretamente para o desenvolvimento local”, frisou Zé do Bode.
Texto: Nayara Cristina / Fotos: Elienai Araújo / Ascomleg 2024–
Assessoria de Comunicação Legislativa (AscomLeg)
Câmara Municipal de Parauapebas