Uma grande cavalgada, realizada no domingo (2), marcou a abertura da 27ª Expo Polo Carajás, em Redenção (PA), que começou no sábado, dia 1º, e prossegue até o dia 8 de junho, no Parque de Exposição Pantaleão Lourenço Ferreira, uma das mais importantes feiras agropecuárias do estado do Pará.
Sob o comando do presidente do presidente do Sindicato Rural de Redenção (e também de Bannach, Cumaru do Norte e Pau D´Arco), Márcio Borges, o “Marcin da Marcovel”, e a diretoria do SRR, a cavalgada saiu da área do Parque de Exposição pela a Avenida Brasil e depois percorreu outras avenidas e ruas da cidade e retornou para o parque. Cerca de 4 mil cavaleiros e amazonas participaram da tradicional cavalgada, que contou com a participação de produtores rurais do Pará, Tocantins e do Maranhão, e do deputado federal Joaquim Passarinho (PL-PA). O deputado Passarinho participou da cavalgada integrando a Comitiva do Frigorífico Rio Maria, ao lado do pecuarista Roberto Paulinelli.
Milhares de pessoas foram as portas de suas casas e lojas ver amazonas e cavaleiros passarem com seus animais e suas traias maravilhosas. Com o apoio da Polícia Militar, não foi registrada nenhuma ocorrência grave e o único incidente que ocorreu foi com o prefeito de Conceição do Araguaia, Jair Martins, que caiu do seu cavalo, foi atendimento pelo SAMU e levado para o Hospital Regional de Redenção, onde passou por exames, e agora passa bem.
“Fizemos uma grande cavalgada, com a participação de milhares de cavaleiros e amazonas. Foi tudo tranquilo e ficamos muito felizes com o resultado, já que o evento movimenta a economia do município e mostra a força da pecuária em nossa região”, afirmou o presidente do SRR, Marcin da Marcovel.
MISSA
À noite, no Parque de Exposição, foi realizada a Missa Sertaneja, organizada pela paróquia Cristo Redentor, da Igreja Católica, sob o comando do Padre Joaquim. Centenas de fiéis participaram da missa, que contou com a participação de um experiente berranteiro.
Ao final da missa, o Padre Joaquim abençoou e desejou sucesso ao prefeito de Redenção, Marcelo Borges, à diretoria do Sindicato Rural e a todos os produtores do município e da região, que contribuem para o fortalecimento do agronegócio no Pará.
A extensa programação da Feira inclui cavalgada, shows, palestras técnicas, leilões de elite e comercial, rodeio, provas equestres (Ranch Sorting, Prova de Três Tambores, Laço e de Marcha de Muares e Equinos); e a tradicional mostra comercial, industrial e cultural, além da famosa Queima do Alho.
Pecuária de corte
Nesta segunda-feira (3), no começo da noite, foi realizado o 3º Encontro Pecuária de Corte:
– I Seminário de Sustentabilidade de Agronegócio, tendo como palestrantes Camila Teles, produtora rural e comunicadora do agro, com milhões de seguidores nas redes sociais, e Evaristo de Miranda, pesquisador e comunicador
A promoção foi do Sindicato Rural de Redenção, do SEBRAE/PA e da Universidade Estadual do Pará (UEPA).
ABERTURA OFICIAL
No sábado (1º) à noite, houve a cerimônia oficial de abertura da 27ª Expo Polo Carajás de Redenção. O evento contou com a presença do presidente do SRR, Marcin da Marcovel; dos deputados federais Joaquim Passarinho e Caveira e dos deputados estaduais Gustavo Safer e Aveilton Sousa; do titular da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), Giovanni Queiroz, que representou o governador do Estado, Helder Barbalho; do prefeito de Redenção, Marcelo Borges; do Comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel Ricardo Batista, produtores rurais e empresários. Também presentes à cerimônia a Rainha da Expo Polo, Mariana Martins, e o presidente nacional do Sicoob, Miguel Ferreira de Oliveira.
As autoridades destacaram em seus discursos a força da agropecuária do município de Redenção e a importância da Expo Polo Carajás para o fortalecimento do agronegócio no Pará e a geração e emprego e renda na região.
“Agradeço a presença de todos e com certeza teremos uma grande feira, que mostra a cada ano o potencial agropecuário de Redenção, além do comércio e da indústria”, disse o presidente Marcin da Marcovel.
Houve homenagem aos patrocinadores, entre os quais o governo do Pará, a prefeitura de Redenção, o Frigorífico Rio Maria, e o Sicredi.
Foram homenageados – em memória – os produtores rurais Ricardo Marques, José Carlos Milhomem, o Carlito; Luciano Franco de Resende, e Everaldo Tenório, pioneiro na produção de soja no sul do Pará.
Como novidade neste ano, foi homenageado o casal Vicente e Aparecida Ribeiro, representando os trabalhadores da Agricultura Familiar.
Também foi homenageado, na condição de produtor rural, o prefeito de Redenção, Marcelo Borges.
Clóvis Batisti foi eleito o Agricultor do Ano e Cláudio Kerhrnvald, o “Mazinho”, Pecuarista do Ano. Além de pecuarista, “Mazinho” é empresário pioneiro no ramo de concessionária de veículos em Redenção.
LÉO MAGALHÃES
No sábado à noite (1º), com os portões abertos, uma multidão compareceu ao show do cantor mineiro Léo Magalhães. Ele cantou seus principais sucessos para alegria dos fãs e do público presente. “Estou muito feliz em voltar ao Pará e estar em Redenção participando desta grande Expo Polo Carajás. Agradeço à diretoria do Sindicato Rural pelo convite e ao carinho de todo mundo, especialmente dos fãs que estão sendo prestigiando nossos shows e nosso trabalho. São 22 anos de carreira e a gente fica feliz com os shows sempre lotados aqui no Pará. Então, vamos fazer um grande show para esse público maravilhoso aqui de Redenção e da região sul do Pará”, disse Léo Magalhães em entrevista ao programa Conexão Rural.
(Lima Rodrigues, de Redenção-PA, com informações do Sindicato Rural).
A cobertura da Expo Polo Carajás tem o patrocínio do Sindicato Rural de Redenção, Frigorífico Rio Maria, Agrosol – sementes de pastagens, (Av. Silvino Santis, 1.160 – Vale do Aeroporto, Marabá-PA); Fazenda e Haras São José, de Xinguara-PA; Rancho do Timbó, de Redenção-PA, e do deputado federal Joaquim Passarinho.