A Competição de Cultivares de Soja é uma prova tradicional e o marco inicial da AgroBrasília. Realizada pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), pela AgroBrasília, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), o ensaio é a oportunidade para as empresas apresentarem suas cultivares para os produtores rurais.
Faz parte da competição o tradicional Dia de Campo, quando os produtores podem conhecer de perto o potencial produtivo das cultivares, além de observar a qualidade de desenvolvimento da raiz e a variedade genética das sementes, o que auxilia na tomada de decisões para as próximas safras.
José Guilherme Brenner, presidente da Coopa-DF e da AgroBrasília, durante entrevista ao programa Fator Agro, reforçou a tradição do evento como um pontapé inicial da maior Feira do Planalto Central.
“É uma tradição. Nesse evento, nós temos a chance de avaliar as cultivares de soja que existem no mercado. É uma cultura importante para a região e os produtores podem avaliar qual material será mais adequado para a sua terra”, destacou Brenner.
Cleison Duval, presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), destacou a agenda como referência para o produtor rural e detalhou a participação da instituição no evento.
“No Dia de Campo, é possível avaliar diversas características como desenvolvimento de raízes, sanidade, produtividade e precocidade, o que auxilia o produtor na escolha para o seu plantio de soja. A Emater-DF apoia o evento com a participação de seus profissionais na realização e condução do Dia de Campo, desde a atuação como palestrantes nas estações e como guias dos grupos participantes”, explicou Duval.
O Dia de Campo
O Dia de Campo ocorrerá na área da Coopa-DF, DF 125 – km 5, dia 8 de março, a partir das 8h, com entrada franca.
Nesta edição, 16 empresas participarão do torneio, quando vão apresentar 64 cultivares. O plantio ocorreu no período de 30 de novembro a 3 de dezembro de 2023. Ao todo, são quase 19 hectares de plantio.
Programação:
8h – recepção e credenciamento;
8h30min – abertura;
9h – início da visitação nas estações;
12h30min – almoço CTG Sinuelo da Saudade.
A competição de cultivares é uma das atividades de referência da AgroBrasília, cujos resultados serão divulgados durante a Feira, que ocorrerá de 21 a 25 de maio. A prova é uma oportunidade para que agricultores avaliem o potencial produtivo das cultivares, além de observar a qualidade de desenvolvimento da raiz e a variedade genética das sementes.
Serviço:
Dia de Campo – Competição de Cultivares de Soja da AgroBrasília 2024
Data: terça-feira a sábado – 21 a 25 de maio.
Horário: 8h às 12h.
Local: área da Coopa-DF, DF 125 – km 5.
Assessoria de comunicação – Astronautas
Contato: Pedro Costa
Assessoria de Imprensa