Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Dia de Campo no Bico do Papagaio discute a importância da calagem do solo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A iniciativa, promovida pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Sítio Novo (TO), contou com o apoio da empresa Vida Desenvolvimento Ecológico

Lima Rodrigues, o cinegrafista Lindbergh Barbosa, a equipe da Vida Desenvolvimento Ecológico, o secretário adjunto de Agricultura e Meio Ambiente de Sítio Novo, Jocimar Alves, e produtores rurais na Fazenda São Miguel (TO) – Fotos: Conexão Rural 

 

O sábado foi de trabalho para a equipe do Conexão Rural na Fazenda São Miguel, no povoado São Francisco, no município de Sítio Novo (TO), com o pessoal da Vida Desenvolvimento Ecológico, de Imperatriz (MA).

A equipe da Vida fez palestra em um Dia de Campo sobre a importância da análise do solo e da calagem, pois além de reduzir a acidez do solo e o efeito tóxico do Alumínio, a calagem fornece Cálcio e Magnésio às plantas, aumenta a disponibilidade de outros nutrientes e melhora as condições para o desenvolvimento das raízes. Além disso, também foram discutidos outros temas relacionados à melhoria de pastagens e pastejo rotacionado.

A empresa Vida Desenvolvimento Ecológico fornece corretivos de solo para os produtores rurais vinculados à Associação Regional de Piscicultores (ARPS), fundada em 1° de maio de 2009 e com sede em Sítio Novo.

A entidade conta hoje com 62 membros de cinco municípios: Sítio Novo, Axixá, Itaguatins, São Miguel e Praia Norte.

Participaram do Dia de Campo, por parte da Vida Desenvolvimento Ecológico, Luís Dieter (Engenheiro Agrônomo); Alexssander Sausen (Engenheiro Agrônomo); e Jeferson Nejelski (Assistente de Vendas). E ainda: o secretário adjunto de Agricultura e Meio Ambiente de Sítio Novo, Jocimar Alves; o engenheiro agrônomo e técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Marcos Amado, e produtores rurais de Sítio Novo.

Da direita para a esquerda, Jeferson Nejelski; assistente de Vendas; Alexessander Sausen (Engenheiro Agrônomo); Luís Dieter (Engenheiro Agrônomo), e o jornalista Lima Rodrigues no Dia de Campo em Sítio Novo

 

O secretário adjunto de Agricultura e Meio Ambiente de Sítio Novo, Jocimar Alves, concede entrevista ao programa Conexão Rural

O evento foi realizado na Fazenda São Miguel, do advogado e produtor rural Enoque Cavalcante, de João Lisboa (MA). Ele trabalha com bovinocultura no sistema de recria com 40 animais por praça em 48 piquetes, em uma área de 2 alqueires. O produtor Enoque aplicou corretivo calcítico da Vida e gostou dos resultados obtidos com a pastagem.

O advogado e produtor rural Enoque Cavalcante, proprietário da Fazenda São Miguel, em Sítio Novo (TO), também concedeu entrevista ao Conexão Rural

 

O engenheiro agrônomo e técnico agrícola do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar – TO), Marcos Amado, falou sobre a importância da análise e recuperação do solo para o plantio.

Marcos Amado – engenheiro agrônomo e técnico do Senar

 

Produtores rurais

Os produtores rurais ouvidos pelo Conexão Rural disseram que gostaram do Dia de Campo, porque aprenderam bastante sobre o impacto positivo da calagem em suas propriedades.

Segundo a pesquisadora da Embrapa Arroz e Feijão, Maria da Conceição Santana Carvalho, a calagem é prática indicada para corrigir a acidez. “A acidez superficial dos solos, caracterizada pelo excesso de íons H + e Al 3+ na solução do solo, concomitante de baixos teores de Ca 2+ , afetando o desenvolvimento radicular, a absorção de nutrientes e o crescimento do feijoeiro, refletindo diretamente na produtividade. Portanto, a calagem é a prática indicada para corrigir a acidez, neutralizar o alumínio (Al) trocável e fornecer cálcio (Ca) e magnésio (Mg) para a cultura, proporcionando maior crescimento das raízes e incrementos de produtividade”.

Cerca de 20 produtores rurais participaram do Dia de Campo na Fazenda São Miguel em Sítio de Novo.  Veja os depoimentos de dois deles:

“Gostei muito, porque foi bem explicado e tirou algumas dúvidas que eu e meu marido tínhamos sobre o calcário e outros temas. E a gente é vivendo e aprendendo.  Aprendi muitas coisas”, afirmou a produtora Nalva Aguiar, que tem propriedade no povoado São Francisco.

Nalva Aguiar – produtora rural

“O Dia de Campo foi providencial. São informações importantíssimas e uma iniciativa que, com certeza, é de grande valia para nós que estamos enfrentando um período de estiagem sem precedente. E sabemos que fenômeno El Nino ainda vai ser estender por mais 3 anos. É chegada a hora dos produtores – do pequeno ao grande – se adaptarem essas novas condições. E a tecnologia que foi trazida para nós, com o advento de informações, com certeza vai nos permitir nos adequarmos a essa nova realidade. Se a gente está aqui num sábado, deixando o conforto do nosso lar para vim buscar as informações, é porque sabemos da importância dessa iniciativa e da necessidade de adaptação de todos. Estamos a qualquer custo buscando aperfeiçoar essas técnicas de manejo do cultivo, desde o capim até o legume. Tudo isso foi repassado para nós de forma prática e de grande importância”, destacou o professor e produtor rural Charles Oliveira, de Sítio Novo.

 

 

Charles Oliveira – professor e produtor rural

A cobertura detalhada desse Dia de Campo e o trabalho desenvolvido pela Vida Desenvolvimento Ecológico em Imperatriz estarão em breve no Conexão Rural, há mais de 12 anos a voz do campo na TV.