COLUNA DO LIMA RODRIGUES
O evento foi realizado na noite de segunda-feira, dia 27 de março, na sede da loja Purinutre na BR 010, Nº 504, em Imperatriz (MA), em parceria com As Fazendeiras e Corteva Linha de Pastagem.
O diretor-presidente da Purinutre, Thiago Genaro, agradeceu a presença de todos, o patrocínio da Corteva, parceira da Purinutre no sul do Maranhão, e falou que “a meta do grupo empresarial é fortalecer a verticalização de produção, ou seja, aumentar ganhos dos produtores rurais por hectare”.
Em seguida falou o representante da Corteva no sul do Maranhão, Willian Nery, que também agradeceu a presença de todos. Ele disse que o objetivo da palestra era “para falar sobre os desafios atuais da pecuária e como aproveitar as oportunidades nos momentos de crise”.
A palestra
Depois, teve início a palestra do pecuarista Mauro Lúcio Costa, de Paragominas (PA), da Fazenda Marupiara, de Tailândia (PA), que abordou o tema: “Movimento Pecuária sob Princípios – Quanto maiores os desafios, melhores são as oportunidades”. Mauro Lúcio faz palestra em todo o Brasil a convite de empresas, entidades e sindicatos rurais devido o seu conhecimento sobre produtividade com sustentabilidade.
Entre os presentes estavam Robson Alves dos Santos, Gerente Regional Sul do Grupo Purinutre em Imperatriz; Layany Azevedo, gerente da Matriz em Imperatriz; Afonso Danda, presidente do Sindicato Rural de Imperatriz (Sinrural), Ribamar Cunha Filho, empresário e pecuarista; Rossiane Cavalcante, médica veterinária e pecuarista em Porto Franco (MA); o ex-presidente do Sinrural, Sabino Siqueira Costa, e pecuaristas da região tocantina.
Complexo industrial da MCassab dobra sua capacidade de produção em Jarinu (SP)
Durante o Road Show para Jornalistas e Influenciadores Digitais do Agronegócio, realizado em São Paulo e Minas Gerais, de 13 a 17 de março, nós visitamos a MCassab Nutrição e Saúde Animal na cidade paulista de Jarinu. O Grupo foi fundado há 94 anos.
O Road Show é promovido pela Texto Comunicação Corporativa, de São Paulo, a quem agradecemos o convite na pessoa do diretor da empresa, o jornalista Altair Albuquerque. Confira a reportagem:
A nova unidade foi construída segundo a melhor infraestrutura disponível em equipamentos, automação e design industrial. São 4 importantes linhas de produção: uma exclusiva para a fabricação dos produtos da Linha PAC saúde animal e três linhas para nutrição animal, sendo uma para produtos de origem animal, outra para produtos que podem conter medicamentos e a linha branca para produtos sem medicamentos. “Alcançamos um novo patamar tecnológico, pois nos inspiramos nos mesmos conceitos de segurança e rastreabilidade da farmacêutica humana”, destacou o diretor Otto Schumacher.
A nova unidade faz parte do investimento de R$ 170 milhões do Grupo MCassab, organização familiar 100% nacional com faturamento anual de R$ 2,9 bilhões, que atua em vários negócios, além de ter unidades na China, América Latina e Índia. No total, o complexo de Jarinu ocupa 55 mil m2 e mais do que dobra a capacidade atual de produção e armazenamento do grupo, cuja receita bruta cresceu 70% nos últimos três anos. (Texto Comunicação – SP).
Aliados em altas temperaturas, ácidos orgânicos podem aumentar o consumo de água e ração de porcas
A produtividade das porcas está ligada diretamente ao manejo correto e ao consumo adequado de ração e água, especialmente durante o verão ou em regiões de clima normalmente quente. “A redução da ingestão de água e o menor consumo de ração podem desencadear efeitos negativos no desempenho dos animais. O consumo de água é essencial para a normal produção de leite, assim como para reduzir eventuais problemas de constipação e riscos de infecção do trato urinário”, afirma Andrea Silvestrim, Gerente Técnico Comercial Latam – Saúde & Performance, Selko.
A Trouw Nutrition coordenou experimentos em diversos sistemas de produção, com clima e manejo distintos, em colaboração com universidades e centros de pesquisa de diferentes países. Os estudos mostram que o uso de blends de ácidos orgânicos (AO) livres e tamponados na água aumenta o consumo do líquido em mais de 12%.
“Ao final do trabalho científico, as porcas que tiveram acesso à água suplementada com blends de ácidos orgânicos apresentaram aumento do consumo diário de água em comparação ao grupo que não recebeu suplementação, refletindo em menor perda de peso durante a lactação. Os resultados também indicam que os benefícios dos ácidos orgânicos se estendem aos leitões, que alcançaram pesos mais elevados no desmame” completa Giseli Heim, Gerente Global de Produtos para Saúde Intestinal, Selko.
Benefícios
Para a especialista, o efeito positivo dos blends não está apenas no aumento da ingestão de água, pois a suplementação também demonstrou agregar bem-estar aos animais. “Os benefícios são vários porque os ácidos orgânicos reduzem e estabilizam o pH da água, melhoram o consumo de ração, contribuem para a digestão de nutrientes reduzindo o pH do estômago, além de aumentar o desempenho da leitegada”, detalha Giseli.
O fornecimento de ácidos também pode ajudar no estabelecimento adequado da microbiota, já que as porcas e os leitões ficam em constante contato com as fezes. “Os aditivos à base de ácidos graxos têm papel importante na digestão e estabilização intestinal e auxiliam no controle de bactérias gram-positivas, como Clostridium e Streptococcus”, complementa Andrea.
“É imprescindível ter atenção durante os períodos mais quentes do ano, pois as porcas lactantes comem menos e a perda de peso corporal é, quase sempre, acompanhada pela redução na produção de leite. Uma dieta combinada de suplementação de ração e água potável para porcas com misturas cuidadosamente selecionadas de ácidos orgânicos livres e tamponados ajuda a potencializar o desempenho tanto da porca lactante quanto de seus leitões”, conclui Giseli. (Com informações de Raphaela Candido – Texto Comunicação – SP).
Confira os destaques do Conexão Rural do próximo fim de semana:
Nova diretoria da Xinguri toma posse em São Félix do Xingu (PA) e defende desmatamento zero na região;
MCassab inaugura fábrica de nutrição animal e uma fábrica de produtos para saúde animal em Jarinu, São Paulo;
Pecuarista Mauro Lúcio Costa faz palestra em Imperatriz sobre Movimento Pecuária sob Princípios;
Na parte musical teremos, a autêntica dupla caipira brasiliense Zé Mulato e Cassiano.