Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

57° Encontro Ruralista “Agro mais perto” reúne lideranças sindicais rurais do Estado para falar do novo momento

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

 

 

Os números de produção do agronegócio no Estado do Pará crescem significativamente com destaque em diversas cadeias produtivas como pecuária, cacau, mandioca, pimenta do reino, açaí, soja, citrus. Esses e outros assuntos são tratados continuamente com propostas de ações para fomentar o setor, por ocasião do Encontro Ruralista que reúne, semestralmente, lideranças sindicais rurais de todo o Estado. Em sua 57° edição, e com o tema “Agro Mais Perto” o evento promovido pelo Sistema Faepa/ Senar/ Fundepec/ Sindicatos,  teve início ontem, 31 de maio e  termina hoje, 1° de junho, no auditório do Ed. Palácio da Agricultura, em Belém. A programação contará hoje com a presença do governador do Estado, Helder Barbalho, que na oportunidade assinará termo de convênio em favor do agronegócio.

No primeiro dia de evento, na terça-feira, a abertura foi presidida pelo presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará, Carlos Xavier, quando efetivou a instalação da Assembleia do Conselho de Representatividade da Faepa.

O encontro seguiu com participação da Comissão das Mulheres em Campo do Estado do Pará, integrada por Cristina Malcher, Darlene Pantoja, Márcia Centeno e Maxiely Bergamin. A coordenadora da Comissão das Mulheres da FAEP, Lisiane Rocha, falará sobre a experiência do Paraná no “Programa Mulheres em Campo”. Já a especialista em Agronegócio e uma das autoras do livro “Mulheres do Agro”, Andrea Cordeiro, explanou sobre o tema “Mulheres como Protagonista da Gestão e Desenvolvimento do Agro”.

O diretor da Faepa, Ribamar Sizo, explicou sobre “Crédito Rural”, com a apresentação do Decreto Federal Nº 11.064, de 06/05/2022 – Renegociação de Dívida junto aos Fundos Constitucionais.

A programação do primeiro dia teve  ainda os temas sobre “Sistemas de Rastreabilidade”, que foram explicados pelo Diretor Comercial da ALLFEX BRASIL e por Geraldo Coelho, CEO do Startup Global ID Code S/A. E o tema sobre retirada da vacina contra Febre Aftosa, abordado pela auditora Fiscal da Agropecuária SFA-PA/MAPA, Katherine Fragoso.

A programação do primeiro dia do evento foi encerrada com a palestra da presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Paragominas, Maxiely Scaramussa Bergamin, que falou sobre Crédito de Carbono,  Preservação da Floresta e Rentabilidade para o Produtor.

Na quarta-feira, 1°, segundo dia de evento

Hoje pela manhã houve palestra sobre o Projeto de Portos na Área Portuária e o Projeto da Criação do Distrito Industrial de Santarém, proferida pelo presidente da Associação Comercial e Empresarial de Santarém – ACES, José Ramos. Na sequência, houve o tema Conceito Operacional e Principais Produtos do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM), que teve como palestrante o capitão de Mar e Guerra, Márcio Eduardo, que atua como gerente Regional do CENSIPAM.

Depois, foram apresentadas as ações do Senar como a Escola Indústria de Chocolate Senar, Capacitação e Formação Profissional para o Agro, Assistência Técnica Gerencial (AteG) e Promoção Social. O evento será encerrado à tarde com a presença do governador do Estado do Pará, Helder Barbalho para a assinatura de convênio.

Assessoria de Comunicação do Sistema Faepa/ Senar/ Fundepec/ Sindicatos