Os números de produção do agronegócio no Estado do Pará crescem significativamente com destaque em diversas cadeias produtivas como pecuária, cacau, mandioca, pimenta do reino, açaí, soja, citrus. Esses e outros assuntos são tratados continuamente com propostas de ações para fomentar o setor, por ocasião do Encontro Ruralista que reúne, semestralmente, lideranças sindicais rurais de todo o Estado. Em sua 57° edição, e com o tema “Agro Mais Perto” o evento promovido pelo Sistema Faepa/ Senar/ Fundepec/ Sindicatos, teve início ontem, 31 de maio e termina hoje, 1° de junho, no auditório do Ed. Palácio da Agricultura, em Belém. A programação contará hoje com a presença do governador do Estado, Helder Barbalho, que na oportunidade assinará termo de convênio em favor do agronegócio.
No primeiro dia de evento, na terça-feira, a abertura foi presidida pelo presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará, Carlos Xavier, quando efetivou a instalação da Assembleia do Conselho de Representatividade da Faepa.
O encontro seguiu com participação da Comissão das Mulheres em Campo do Estado do Pará, integrada por Cristina Malcher, Darlene Pantoja, Márcia Centeno e Maxiely Bergamin. A coordenadora da Comissão das Mulheres da FAEP, Lisiane Rocha, falará sobre a experiência do Paraná no “Programa Mulheres em Campo”. Já a especialista em Agronegócio e uma das autoras do livro “Mulheres do Agro”, Andrea Cordeiro, explanou sobre o tema “Mulheres como Protagonista da Gestão e Desenvolvimento do Agro”.
O diretor da Faepa, Ribamar Sizo, explicou sobre “Crédito Rural”, com a apresentação do Decreto Federal Nº 11.064, de 06/05/2022 – Renegociação de Dívida junto aos Fundos Constitucionais.
A programação do primeiro dia teve ainda os temas sobre “Sistemas de Rastreabilidade”, que foram explicados pelo Diretor Comercial da ALLFEX BRASIL e por Geraldo Coelho, CEO do Startup Global ID Code S/A. E o tema sobre retirada da vacina contra Febre Aftosa, abordado pela auditora Fiscal da Agropecuária SFA-PA/MAPA, Katherine Fragoso.
A programação do primeiro dia do evento foi encerrada com a palestra da presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Paragominas, Maxiely Scaramussa Bergamin, que falou sobre Crédito de Carbono, Preservação da Floresta e Rentabilidade para o Produtor.
Na quarta-feira, 1°, segundo dia de evento
Hoje pela manhã houve palestra sobre o Projeto de Portos na Área Portuária e o Projeto da Criação do Distrito Industrial de Santarém, proferida pelo presidente da Associação Comercial e Empresarial de Santarém – ACES, José Ramos. Na sequência, houve o tema Conceito Operacional e Principais Produtos do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM), que teve como palestrante o capitão de Mar e Guerra, Márcio Eduardo, que atua como gerente Regional do CENSIPAM.
Depois, foram apresentadas as ações do Senar como a Escola Indústria de Chocolate Senar, Capacitação e Formação Profissional para o Agro, Assistência Técnica Gerencial (AteG) e Promoção Social. O evento será encerrado à tarde com a presença do governador do Estado do Pará, Helder Barbalho para a assinatura de convênio.
Assessoria de Comunicação do Sistema Faepa/ Senar/ Fundepec/ Sindicatos