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32o edição da Expocachaça acontece de 6 a 9 de julho em BH (MG)

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Pioneiro no setor, evento mantém-se como a maior e mais importante vitrine mundial da cadeia produtiva e de valor da cachaça que movimenta 15,5 bilhões

De 6 a 9 de julho de 2023, quinta a domingo, na Serraria Souza Pinto (Av. Assis Chateaubriand, 809 – Centro, Belo Horizonte/MG) será realizada a 32ª edição da Expocachaça. Pioneiro no setor, o evento é a maior e mais importante vitrine mundial da cadeia produtiva e de valor da cachaça e reúne produtores e indústrias, prestadores de serviços e público de todo o Brasil.

Neste ano, 160 expositores de 16 estados já confirmaram sua participação, além de expositores do Chile. A feira apresenta também atrações musicais, gastronomia e lançamento de livros.  “O que nos orgulha é constatar que é um evento que nasceu em Minas Gerais em 1998 e de lá pra cá ganhou liderança no Brasil com a participação de vários estados produtores, bem como visibilidade mundial”, declara José Lúcio Mendes, presidente da Expocachaça.

Ao longo das 31 edições passadas, o movimento financeiro de vendas no atacado, varejo e pós-Expocachaça foi de R$ 465 bi e a expectativa para esse ano é de bons resultados. Para além da bebida, o evento reúne um ecossistema de fornecedores necessários para o completo ciclo de produção da cachaça que vai desde empresas especializadas na produção de equipamentos para alambique, produtores rurais de cana de açúcar,  garrafarias, tanoarias, engarrafadoras, cooperativas, empresas de produção de rótulos, embalagens e designs; entre outros..

“A expectativa com o evento é sempre positiva. Os negócios se dividem entre venda de produtos, insumos, equipamentos e serviços. Como a Expocachaça tem o formato B2B e B2C, isso amplifica as possibilidades de negócios e parcerias já que o formato corrobora para a formação de parcerias e, ao mesmo tempo, para gerar ainda mais reputação para a bebida”, explica o presidente da Expocachaça que espera receber entre 15 e 20 mil visitantes durantes os quatro dias de eventos.

Genuinamente brasileira, a história da Cachaça está relacionada à história do país. A bebida nasceu no Brasil no século XVI e tem grande importância cultural, social e econômica para o país consagrada como bebida nacional do Brasil por Decreto Federal e patrimônio cultural do Estado de Minas Gerais por Lei Estadual.

Mas é na economia que a bebida demonstra contínuo crescimento.  A cadeia produtiva da cachaça movimenta 15,5 bilhões anualmente no Brasil. É o terceiro destilado mais consumido no mundo (Dados Centro Brasileiro de Referência da Cachaça e Euromonitor).

Em  2021, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) lançou o Anuário da Cachaça com um raio x do setor formal que revelou a existência  de 936 estabelecimentos produtores da bebida devidamente registrados, com 4.969 produtos. No que se refere à distribuição, são as pequenas lojas de varejo (bares), os próprios alambiques e distribuidores que respondem por mais de 80% da comercialização. 

Quanto à exportação, o setor começa a viver um cenário favorável.  Em 2022, registrou US$ 18,47 milhões exportados, o maior valor dos últimos 12 anos e 54,74% maior que as exportações de 2021. (dados do Comex Stat, o sistema de dados de comércio exterior do governo federal, e compilados pelo Ibrac (Instituto Brasileiro da Cachaça).



Fonte do gráfico: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Anuário da cachaça 2021


Mendes ressalta que a visão de negócio é o que gera um produto final de excelência e qualidade capaz de ser valorizado nacional e internacionalmente. “Exatamente por isso, a Expocachaça é mais que um espaço de apresentação de produtos. É, especialmente, um ambiente para que os produtores possam conhecer as tendências e novas tecnologias do setor capazes de otimizar recursos e aperfeiçoar as técnicas de produção, bem como garantir uma qualidade superior à bebida”, explica José Lúcio, idealizador do evento e autor de livros do segmento como

O idealizador destaca que levar conhecimento adequado ao mercado e ao consumidor geram benefícios positivos para a valorização da autêntica bebida nacional: “A Expocachaça foi a principal responsável pela visibilidade atingida e pelo status de destilado nobre da cachaça que por anos foi vista com desconfiança e preconceito. Manter ativas iniciativas como a Expocachaça  são importantes para continuar desmistificando a bebida e apresentando a qualidade do que é produzido no nosso país”, registra Mendes.

Mas há ainda mais o que se celebrar. Segundo José Lúcio, depois da pandemia, as maiores conquistas foram “a entrada dos produtores no mercado do e-commerce de forma mais eficiente e organizada; a permissão para os produtores usarem chip no processo de envelhecimento e maturação da cachaça e também o uso da expressão ‘cachaça de alambique’ para diferenciar o processo de produção no Brasil: Cachaça de Coluna e Cachaça de Alambique”.

 

Participações da  32ª edição da Expocachaça________________

Além de produtores, alambiques e fornecedores, Estados Brasileiros se farão presentes a partir de suas associações e entidades. Alguns expositores:

  • APRODECANA (Associação dos Produtores de Cana-de-Açúcar e Seus Derivados do Estado do Rio Grande do Sul) com 14 produtores;
  • AGOPCAL (Associação Goiana de Produtores de Cachaça de Alambique), com 12 produtores;
  • ACAPACQ (Associação Catarinense dos Produtores Artesanais de Aguardente e Cachaça de Qualidade), de Santa Catarina, com 10 produtores;
  • SEBRAE Minas com 20 expositores;
  • SEAPA Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento com produtores e suas empresas vinculadas: IMA, EMATER E EPAMIG;
  • Projeto Minas + Doce com 10 produtores;
  • Taneleria Nacional do Chile
  • empresas de garrafas Acqua Mineira , Garrafaria Serra Negra e Labrenta; da Tanoaria Agulhas Negras;
  • FAEMG-Federação de Agricultura de Minas Gerais e SENAR com a presença de produtores,
  • Programa ATeG.

BIG NUMBERS _________________________________________

Expocachaça

32a edição.

O evento nasceu em 1998 e além da capital mineira, já foi realizado em SP.

1o evento do setor

Formato B2B (expositores) e B2C (público geral)

160 expositores de 16 estados brasileiros (alambiques e fornecedores)

1 expositor do Chile

Em  31 edições estima-se o movimento de R$ 465 bi em vendas no atacado, varejo e pós-Expocachaça foi de R$ 465 bi

Em 2023 espera-se receber um público entre 15 e 20 mil visitantes durante os quatro dias de eventos.

 

A Cachaça

Bebida genuinamente brasileira

A bebida nasceu no Brasil no século XVI 

Consagrada como bebida nacional do Brasil por Decreto Federal

Patrimônio cultural do Estado de Minas Gerais por Lei Estadual.

A cadeia produtiva da cachaça movimenta 15,5 bilhões anualmente no Brasil.

Terceiro destilado mais consumido no mundo (Dados Centro Brasileiro de Referência da Cachaça e Euromonitor).

Existem 936 estabelecimentos produtores da bebida devidamente registrados, com 4.969 produtos. 

Bares, os próprios alambiques e distribuidores respondem por mais de 80% da comercialização da bebida

Em 2022, registrou US$ 18,47 milhões exportados, o maior valor dos últimos 12 anos e 54,74% maior que as exportações de 2021. (dados do Comex Stat, o sistema de dados de comércio exterior do governo federal, e compilados pelo Ibrac (Instituto Brasileiro da Cachaça

SERVIÇO _________________________________ ___________________
32ª Expocachaça
Data: 6 a 9 de julho de 2023
Funcionamento: quinta e sexta, das 14h à 00h; sábado das 12h à 00h e domingo das 12h às 22h
Local: Serraria Souza Pinto – Av. Assis Chateaubriand, 809 – Centro, Belo Horizonte/MG
Ingressos: R$50 (inteira) e R$25 (meia) pelo site da Expocachaça ou na bilheteria da Serraria Souza Pinto nos dias do evento

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA EXPOCACHAÇA E BRASILBIER_____________
Bicalho Comunicação & Pessoa

Paulinha Bicalho
(31) 99296-7020 – bicalhocomunicacao@gmail.com

Alessandra Malaquias
(31) 99538-6888 – alessandra@pessoacomunicacao.com.br

Erika Pessôa
(31) 99347-3993 – pessoa@pessoacomunicacao.com.br