Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

20ª AGROBALSAS foi aberta na segunda-feira (13) e prossegue até sábado, dia 18 de maio

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Com a presença do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, dos diretores da FAPCEN e demais autoridades, o governador do Maranhão, Carlos Brandão, discursa na abertura da AGROBALSAS (Foto: Lima Rodrigues)

Com a presença do governador do Maranhão, Carlos Brandão, do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, do presidente do sistema FAEMA-SENAR, Raimundo Coelho, senadores, deputados federais e estaduais, prefeitos e secretários municipais, produtores rurais e representantes de diversas entidades do agro, presidentes de sindicatos rurais, entre os quais Glem Maia, do Sinrural de Imperatriz, foi aberta na segunda-feira (13) a 20ª AGROBALSAS –  O Milagre do Cerrado que prossegue até sábado (18),  na Fazenda Sol Nascente, em Balsas (MA), com uma extensa programação.

A AGROBALSAS reúne o que há de mais moderno em tecnologia do agronegócio e máquinas, equipamentos e implementos agrícolas.

A superintendente da FAPCEN, Gisela Introvini, o presidente da entidade, Paulo Kreling, e o presidente do Sindicato Rural de Balsas, Daniel Lech, na abertura da AGROBALSAS (Foto: Lima Rodrigues)

 

A AGROBALSAS foi aberta pelo presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte (FAPCEN), Paulo Kreling, que deu as boas-vindas a todos e agradeceu a presença do governador do Maranhão, do ministro da Agricultura e das demais autoridades.

Em seguida falou a superintendente da FAPCEN, Gisela Introvini, que também agradeceu a presença das autoridades presentes e destacou a força da agricultura da região de Balsas, especialmente a produção de soja do município e o fortalecimento, a cada ano, da Agrobalsas.

Depois discursaram o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, e do governador do Maranhão, Carlos Brandão. Ambos destacaram a força da Agrobalsas e o crescimento da produção de grãos na região de Balsas, com sustentabilidade.

O presidente do Sindicato Rural de Imperatriz (MA), Glen Maia, e o jornalista Lima Rodrigues

Houve cerimônia de renovação de Comodato da Fazenda Sol Nascente – parceria Governo do Maranhão e FAPCEN, entrega de Homenagens – “O MILAGRE” NO CERRADO e visita das autoridades à Fazenda Sol Nascente e vitrines vivas.

 

TRÂNSITO

 

À tarde, houve lançamento da Campanha Juntos Fazemos o Trânsito – Ministério Público, ação social para emissão de carteiras de identidade, serviço eleitoral – regulamentação de ausência de voto pelo TER do Maranhão, campanha Registre-se, promovida pelo Cartório do 2º Ofício de Balas e abertura da Semana Nacional de Conciliação, promovida pelo Tribunal de Justiça do Maranhão.

 

RISCOS E OPORTUNIDADES

 

Na terça-feira (14) pela manhã houve palestra “O Milagre no Cerrado, riscos e oportunidades ao agronegócio Brasil com as seguintes palestras:

 

– O Milagre no Cerrado – Contrapartidas para Minimização de Riscos Agropecuários, com a superintendente da FAPCEN, Gisela Introvini;

– Integrando os ODS ao Agronegócio, com o Dr. Joélcio Carvalho – Organização das Nações Unidas (ONU);

– Riscos Geopolíticos ao Agronegócio Brasileiro, com Dr. Thales Castro – Cônsul de Malta;

– E Pecuária Regenerativa e o Carbono, com Dr. Maurone Cangussú, agropecuarista.

 

À tarde, foi realizado o painel O Milagre no Cerrado e o Papel Feminino e à noite houve a entrega do “Prêmio Mulher Agro Ouro” – O Milagre no cerrado e o destaque Feminino no Agro.

 

Até sábado serão realizadas inúmeras palestras na AGROBALSAS, e cursos: Operação e Manutenção de Máquinas Agrícolas, Análise e Classificação de Grãos, Operação de Drones e Aplicação de Defensivos Agrícolas e oficinas sobre Silagem, Piscicultura e Beneficiamento do Peixe, Cerca Elétrica, Hidroponia e Manejo do Bananal.

 

A cobertura da AGROBALSAS estará no próximo fim de semana e nos demais no programa Conexão Rural.

A equipe do Conexão Rural participa da AGROBALSAS a convite da organização do evento.

 

Na abertura da Agrobalsas, Fávaro destaca ações para a prorrogação de dívidas em decorrência de eventos climáticos

 

 

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, participou na segunda-feira (13) da abertura da 20ª edição da Feira Agropecuária de Balsas – AgroBalsas, maior evento de agronegócio no estado do Maranhão. 

Na ocasião, Fávaro enfatizou a ação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), apoiada pelo Ministério da Fazenda (MF), e aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) para a possibilidade de prorrogação dos investimentos e dos custeios daqueles produtores que foram atingidos por eventos climáticos ou por queda de preços. O ministro também tratou sobre a diversificação das linhas de crédito com mais recursos e da linha dolarizada com taxas de juros mais barata para os produtores que têm um hedge natural. “Teremos linhas de crédito atrativas para continuar expandindo, gerando mais empregos, mais oportunidades, mas com preservação ambiental”, afirmou ele.   

Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022a principal produção agrícola do estado é soja, milho em grão e cana-de-açúcar. Já na pecuária, no ranking de produção estão galináceos, bovinos e suínos. Os dados são da Produção Agrícola Municipal (PAM) e da Pesquisa Pecuária Municipal (PPM). 

Ainda durante seu discurso, Fávaro destacou a modernização logística da região do Maranhão e do Matopiba realizada em conjunto com o Ministério dos Transportes. “O ministro Renan Filho, por determinação do presidente Lula, faz o maior programa de aceleração do crescimento da história do Brasil, investindo em infraestrutura rodoviária, ferroviária e até hidroviária, para que nós possamos chegar aos portos, aos pontos consumidores com as nossas commodities, com valor agregado e com logística mais barata”, ressaltou ele. 

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte (Fapcen) é a realizadora da Agrobalsas. 

Na abertura, o presidente Paulo Kreling, destacou que a região tem um grande potencial de crescimento agrícola, produzindo com responsabilidade e sustentabilidade.    

Durante o evento, 35 produtores do Maranhão e do Piauí receberam o Selo Sustentabilidade e o Certificado com o padrão de produção de soja responsável (RTRS) 

Para receber o certificado os produtores cumprem 108 indicadores, sendo o desmatamento zero é um dos requisitos. O documento comprova que as propriedades atendem as demandas e tendências do mercado e da sociedade, fazendo com que todo processo tenha o menor impacto socioambiental possível, assegurando melhores resultados financeiros ao produtor e possibilitando melhorias na gestão da propriedade e nas práticas agrícolas, minimizando riscos de incidentes, de multas e de autuações por parte dos órgãos ambientais e trabalhistas. 

O governador do estado do Maranhão, Carlos Brandão, evidenciou o crescimento da região com o apoio e investimentos do governo federal. “Cada ano que passa a gente vê mais equipamentos, mais máquinas, mais concessionária. É mais geração de renda e emprego para Balsas”, disse Brandão.  

Integraram a comitiva o coordenador gerais de Apoio às Superintendências do Mapa, Raul Amaducci; o superintendente Federal de Agricultura no Maranhão, Wellington Reis; o presidente do Banco da Amazônia, Luiz Cláudio Lessa; a desembargadora do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Daniele Costa; além de senadores e deputados federais. 

 

FEIRA MARANHENSE

Na edição 2024, o tema escolhido é “O milagre no cerrado”. O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul e do Brasil.

 

Entre os dias 13 e 18 de maio, os visitantes terão a oportunidade de conhecer ferramentas para prospecção do desenvolvimento regional, com inovação, transferência de informações nacionais e internacionais e tecnologia avançada. 

De acordo com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte (Fapcen), em 2023 a feira gerou 6,2 bilhões negócios, com 2824 marcas expostas para um público de aproximadamente 100 mil visitantes. 

O lugar reúne, anualmente, produtores rurais, pecuaristas, empresários, instituições, educadores, estudantes, comércio varejistas e prestadores de serviços. (Assessoria de Imprensa do Ministério da Agricultura).


imprensa@agro.gov.br  

Categoria

Agricultura e Pecuária

Tags: Maranhão

 

A COBERTURA DA AGROBALSAS TEM O PATROCÍNIO DA FAPCEN-Fundação de Apoio ao Corredor de Exportação Norte e Agrosal, em Imperatriz (MA).