Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Julgamento de animais na terça e quarta-feira é realizado com sucesso na Festa do Boi

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Na terça e na quarta-feira aconteceram julgamentos de animais das raças Gir Leiteiro e Sindi, que prosseguem nesta quinta-feira (Foto: Conexão Rural)

A Festa do Boi, que teve início dia 11 e prossegue até 19 de outubro, sábado, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim (RN), realizou com sucesso,  terça e quarta-feira, o julgamento de animais das raças Sindi e Gir Leiteiro. Os julgamentos prosseguem até sexta-feira (18).

Considerado o maior evento agropecuário do Nordeste, a Festa do Boi reúne mais de 150 expositores e participação de produtores rurais do México, Costa Rica e Noruega, segundo o presidente da Anorc, a Associação Norte-rio-grandense de Criadores, Matheus França. Ele disse ainda que a Festa do Boi deve movimentar R$ 80 milhões em negócios, incluindo a realização de 5 leilões, praça de alimentação, parque de diversões e shows. França lembrou que no ano passo foram movimentados R$ 71 milhões. A previsão é de que o evento receba até sábado aproximadamente 500 mil visitantes.

O presidente da Anorc, Matheus França, e o pai dele, Josemar França, que tem o registro número 01 de Sindi na Associação Norte-rio-grandense de Criadores – J. França Agropecuária (Foto: Conexão Rural)

O evento é organizado pelo Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), Prefeitura de Parnamirim, Sebrae, Emater e IDIARN – Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte, em parceria com a Anorc, que foi fundada há 65 anos. A Festa do Boi chega à sua edição de número 62 anos.

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) marca presença na 62ª Festa do Boi. No total, a edição conta com cerca de 1,5 mil bovinos inscritos, incluindo as raças Gir Leiteiro, Guzerá, Guzerá Leiteiro, Nelore, Nelore Pelagens e Sindi. A raça Sindi bate recorde na feira, com 380 animais inscritos. Os julgamentos das raças zebuínas são realizados pelos jurados efetivos da ABCZ, Alan Campidelli e Otávio Vilas Boas.

Na sexta-feira (11), o Diretor Jurídico da ABCZ, Carlos Henrique de Mendonça Pereira, representou a diretoria durante a abertura oficial da feira. Vale lembrar que o Brazilian Cattle, projeto internacional da ABCZ desenvolvido em parceria com a ApexBrasil, está com estande no evento para atender aos visitantes internacionais e promover negócios. A ABCZ possui ainda o Escritório Técnico Regional (ETR-Parnamirim) dentro do Parque Aristófanes Fernandes para atender aos associados e produtores interessados nos serviços prestados pela associação. As informações são da Assessoria de Imprensa da ABCZ.

O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Sindi (ABCSindi), Orlando Procópio, disse ao Conexão Rural que “a 21ª Expo Sindi Brasil, a Exposição Nacional da Raça Sindi em Parnamirim (RN), na Festa do Boi, conta com 390 sindis e 290 sindis na pista de julgamento e isso mostra o fortalecimento da raça em todo o Brasil”.

O presidente da ABCSindi, Orlando Procópio, fez a entrega da premiação – Campeã Novilha Menor – ao pecuarista Josemar França, pai do presidente da Anorc, Matheus França (Foto: Conexão Rural)

(Lima Rodrigues, com informações da assessoria de imprensa da Anorc e da ABCZ).

Confira os resultados do 1º dia de julgamentos de animais.

A cobertura da 62ª Festa do Boi tem o patrocínio da ABCSindi – Associação Brasileira dos Criadores de Sindi; da Sindi Castilho – Reunidas Castilho – Sales (SP) e da Anorc – Associação Norte-rio-grandense de Criadores.