Na manhã de hoje (22), durante a programação da 17ª ExpoGenética, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), entregou o Mérito ABCZ Mulher a três personalidades femininas que têm se destacado no agronegócio. O evento, realizado Pavilhão Multiuso José Olavo Borges Mendes, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), contou com a presença de criadores, Técnicos de Registro e membros da diretoria da ABCZ.
“Cada uma das homenageadas tem um legado que vai muito além dos negócios rurais. Elas são exemplos vivos de como a dedicação, a inovação e o respeito pelo que se faz podem transformar realidades, impulsionar a produtividade e promover um impacto positivo que reverbera por todo o setor. Cada uma dessas mulheres tem uma história única, marcada por desafios, superações e conquistas. Elas são inspiração para outras pessoas, mostrando que, com coragem e determinação, é possível alcançar o sucesso e fazer a diferença. O reconhecimento que oferecemos hoje, o Mérito ABCZ Mulher, é mais do que merecido”, destacou a presidente da ABCZ Mulher, Paula Paoliello Garcia Cid, que agraciou as homenageadas juntamente com as integrantes do Comitê ABCZ Mulher, Iara Marquez e Lu Romancini.
Confira abaixo a lista de homenageadas:
Gerusa do Amaral Catelan Trivelato
Formada em Direito com especialização em Processo Civil, Gerusa é casada com João Trivelato Neto, e juntos fundaram, em 2008, em São Gabriel do Oeste (MS), o criatório Tabapuã da Gê 05, um empreendimento renomado pelo melhoramento genético da raça Tabapuã, que já produziu inúmeros campeões e se consolidou como referência no setor, inclusive como grandes campeões da raça por quatro anos consecutivos.
Guta Alonso
Médica veterinária formada pela USP, com mestrado pela Unesp, de Botucatu, com doutorado em Reprodução Animal, também pela USP, Guta atualmente está trabalhando com pesquisa na área de bovinos. Segunda geração de pecuaristas apaixonados pela linhagem Lemgruber, Guta assumiu, em 2015, a fazenda no Mato Grosso do Sul e dá continuidade ao sonho de seu pai, Ricardo Alonso, à frente da gestão da Fazenda ELGE. Em Piracaia (SP), tem uma criação de cavalos mangalarga paulista, um pensionato de cavalos e uma central de reprodução, com foco na área de equídeos de forma geral. Faz parte do Núcleo Feminino do Agronegócio (NFA), do Grupo Pecuária Brasil Rosa (GPB Rosa) e da Associação De Olho no Material Escolar.
Roberta Lisboa Pontes Gestal
Roberta Gestal é zootecnista pela Fazu, com mestrado pela Unesp de Jaboticabal, na área de Melhoramento Genético Animal. Pertenceu ao Colégio de Jurados das Raças Zebuínas (CJRZ) de 2007 a 2022. É consultora técnica de corte da Alta Genetics e técnica credenciada da Geneplus. É diretora executiva da Empresa Melhora que vem construindo um patrimônio genético para a pecuária brasileira, contribuindo com as centrais de inseminações com aproximadamente 500 touros.
A 17ª ExpoGenética é organizada e realizada pela ABCZ com apoio do Sebrae, BB Seguros, CNA/Faemg/Senar, Emater Minas Gerais, patrocínio da Neogen e Romancini Troncos e Balanças. Dona Nenem é o café oficial e Itaipava, a cerveja oficial.
(Assessoria de Imprensa da ABCZ)