
A história territorial de Piçarra, a 700km de Belém, a capital do estado, no sudeste do Pará, começou em 1970 com a chegada de vários desbravadores com seus familiares, com o nome de Sobra da Terra, e pertencia ao município de Conceição do Araguaia. Algum tempo depois passou a pertencer ao município de São Geraldo do Araguaia.
A população do município de Piçarra é formada por pessoas oriundas de várias partes do pais, com clara predominância de nordestino e mineiro, sendo que o contingente paraense é muito pouco. Segundo o IBGE, o número de habitantes do município de Piçarra é de 12.832 habitantes, com base no último censo realizado em 2022. A população vive basicamente da agropecuária.
Em 27 de dezembro 1995, após a conclusão de todos os trâmites legais, o então governador Almir Gabriel sancionou o projeto de lei desmembrando Piçarra de São Geraldo do Araguaia, transformando-o na LEI 5.934, publicada no diário oficial dia 29 de dezembro de 1995, mas somente implantado em 1 de janeiro de 1997. Em 29 de dezembro deste ano o município de Piçarra irá comemorar 30 anos de emancipação política de São Geraldo do Araguaia. As informações são do portal oficial da Prefeita Municipal.
Como o forte do município é a agropecuária, a cidade não poderia ficar sem a realização de uma Exposição Agropecuária.
E na quinta-feira, 27 de novembro, no Parque de Exposições Jandir Antônio Malinski foi aberta a 13ª EXPOAPI. A feira teve início com o 31º Leilão Comercial, com a participação de pecuaristas da região. O evento foi aberto pelo presidente do Sindicato Rural, Luiz Carlos, que agradeceu a presença de todos e desejou sucesso aos participantes.
E na noite de quinta-feira, 27 de novembro, foi realizada a abertura oficial do Rodeio Profissional da CIA Os Indomáveis, sob o comando do locutor Nilson Rodrigues e os comentários de Jhonny Morais. O evento contou com a presença da prefeita de Piçarra, Laane Barros, do vice-prefeito Marcos Rogério,diretoria do Sipropi, rainha e princesas da Expoapi.
O presidente do Sindicato Rural, Luiz Carlos, agradeceu presença das autoridades e convidados e do público e desejou sucesso aos peões competidores.
Depois do ritual de abertura, teve início a competição do rodeio da CIA OS INDOMÁVEIS com a participação de 26 peões.
Na sexta-feira foi realizada a tradicional Prova de Laço, com a participação de vaqueiros de Piçarra e de outros municípios do Pará. E à noite houve show com Iggor Cunha.
Mas a 13ª Expoapi, de Piçarra, além de uma vasta programação de shows, leilões, rodeio, prova de laço e cavalgada, trouxe também conhecimento. No sábado, no tatersal do Sindicato Rural, foram realizadas palestras interessantes sobre nutrição animal e pastagem, com a presença de produtores rurais da região. O evento foi coordenado pela Secretária Administrativa do Sipropi, Alyne Santos.

O evento contou com a presença do presidente Luiz Carlos e de diretores do Sindicato dos Produtores Rurais de Piçarra, de técnicos em agropecuária e produtores rurais da região.
O presidente do Sipropi, Luiz Carlos, agradeceu a presença de todos e destacou a importância das palestras para a colasse produtora.
A zootecnista Natália Lacerda, consultora e técnica comercial da Tortuga dsma-firmenich, falou sobre “Nutrição estratégica – do pasto ao confinamento”.
E o engenheiro agrônomo e técnico de sementes forrageiras da Matsuda de Imperatriz-MA, Alex Júnior da Silva Santos, abordou o tema “Tecnologia e qualidade de sementes forrageiras”.
Ainda no sábado, a Tropeada dos Amigos, organizada pelo pecuarista Willian Barbosa saiu da Fazenda Osvaldo Vicente, a 20 km de Piçarra, percorreu o centro da cidade e depois chegou ao Parque de Exposições com muita alegria e empolgação, mantendo a tradição dos tropeiros e comemorando a realização de mais uma Exposição Agropecuária.
E à noite houve show de Bárbara D`Lux.
CAVALGADA
A 13ª Expoapi, de Piçarra, no Pará foi encerrada no domingo, 30 de novembro, com uma grande cavalgada, que saiu do Parque de Exposições Jandir Antônio Malinski, às margens da PA 477, tendo à frente a comitiva do Sindicato Rural, e percorreu as principais ruas da cidade.

Dezenas de famílias e amigos foram as ruas para ver a cavalgada passar. Bem traiados, 617 cavaleiros e amazonas participaram do evento.
Depois de mais de 2 horas, a cavalgada terminou em frente a prefeitura Municipal, numa área já nas proximidades do parque.

A cavalgada foi promovida pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Piçarra (Sipropi) e contou com a presença da prefeitura Laane Barros, do vice-prefeito Marcos Rogério, do presidente do Sipropi, Luiz Carlos, diretores do sindicato e cavaleiros e amazonas do município e de outros municípios, como São Geraldo do Araguaia, Eldorado do Carajás, São Domingos do Araguaia e Marabá.
Após a cavalgada, ao lado do pai, o produtor rural Simplício, do presidente do SIPROPI, Luiz Carlos, de diretores do Sindicato Rural e da locutora Luanna Marabá, a prefeita de Piçarra, Laane Barros agradeceu a participação de todos na cavalgada e parabenizou os organizadores pelo sucesso do evento.
O presidente do Sindicato Rural, Luiz Carlos, agradeceu o apoio da prefeitura municipal e parabenizou a equipe organizadora pelo sucesso da cavalgada.
No começo da noite houve a premiação das comitivas vencedoras. Confira:
COMITIVA COM MAIS PARTICIPANTES: FAZENDA NOSSA SENHORA APARECIDA • COMITIVA COM MAIS PARTICIPANTES FEMININAS: NETLIDER • COMITIVA MAIS ORGANIZADA: FAZENDA MORRO PERDIDO • COMITIVA MAIS DISTANTE: ESPORA DE OURO – DE CANAÃ DOS CARAJÁS • COMITIVA DE MUARES DESTAQUE: FAZENDA CANINANA • COMITIVA COM MAIOR NÚMERO DE BOIS: FAZENDA NOSSA SENHORA APARECIDA • AMAZONA DESTAQUE: CLARA MOREIRA – COMITIVA FAZENDA CANINANA • AMAZONA MIRIM: MAITHÊ – PONTES PECUÁRIA • PORTA BANDEIRA DESTAQUE: Mª CECÍLIA – COMITIVA RANCHO DOS AMIGOS • CAVALEIRO MAIS VELHO: COM 80 ANOS ZÉ MAGO – COMITIVA LAÇO DE OURO. CAVALEIRO MIRIM: JOÃO MIGUEL – COMITIVA ESPORA DE OURO • ANIMAL DESTAQUE: WESLEY – COMITIVA NETLIDER • MELHOR CONJUNTO CAVALEIRO E ANIMAL TRADICIONAL: 3º LUGAR: ALISSON – COMITIVA OS PIRANDEIROS 2º LUGAR: ARISVALDO – COMITIVA RANCHO DOS AMIGOS 1º LUGAR: PABLO – COMITIVA LAÇO DE OURO • MELHOR CONJUNTO CAVALEIRO E TRAIA ALPACA: 3º LUGAR: JOSÉ ROBERTO – COMITIVA FAZENDA 3 CORAÇÕES 2º LUGAR: ARTHUR AMORIM – COMITIVA FAZENDA 3 CORAÇÕES 1º LUGAR: MARCOS ROCHA – COMITIVA FAZENDA CANINANA • MELHOR CONJUNTO CAVALEIRO E TRAIA AMARELA: 3º LUGAR: JOÃOZINHO – COMITIVA FAZENDA 3 CORAÇÕES 2º LUGAR: ALICE – COMITIVA FAZENDA SÃO JOSÉ 1º LUGAR: JOSÉ WILTON PAGANI – COMITIVA RANCHO DOS AMIGOS • BERRANTEIRO ADULTO: CAROL BERRANTEIRA – COMITIVA LAÇO DE OURO • BERRANTEIRO MIRIM: PEDRO HENRIQUE – COMITIVA ESPORA DE OURO.
No domingo à noite houve a grande final do rodeio da CIA Os Indomáveis. A narração do rodeio foi de Nilson Rodrigues e os comentários de Jhonny Morais.
O evento contou com a presença do presidente do Sipropi, Luiz Carlos, diretores, secretários municipais e outros convidados, da Princesa Expoapi 2025: Isabella Beltrão • 1ª Princesa Expoapi 2025: Valéria Costa • Rainha Expoapi 2025: Vitória Esthefanny e de um grande público.
Dos 26 peões que começaram a disputa na quinta-feira, 27 de novembro, ficaram 16 para a semifinal e apenas 5 para a final.
O campeão foi Gleison da Silva, de Tucuruí (PA). Em segundo lugar ficou Acelino de Sousa, de São Geraldo do Araguaia (PA) e em terceiro lugar Daniel Felix. Jordan da Conceição conquistou o 4º lugar e Paulo Henrique, o 5º lugar.

O presidente do Sindicato Rural, Luiz Carlos, disse que a Expoapi “foi sucesso total com a presença de um grande público e uma programação bem variada, incluindo palestras de interesse dos produtores rurais”.
A 13º Expoapi foi encerrada com show do forrozeiro Zé Luís.

Fotos e texto: Lima Rodrigues
A COBERTURA DA 13º EXPOAPI TEVE O PATROCÍNIO DO SINDICATO RURAL DE PIÇARRA (SIPROPI), PREFEITURA MUNICIPAL DE PIÇARRA-PA – Governo de Piçarra – aqui o progresso é realidade, e ORIVALDO ASSESSORIA VETERINÁRIA & REPRESENTAÇÕES – PIÇARRA.




