
A 9ª EXPOSAGA, que ocorreu de 4 a 7 de dezembro, ou seja, de quinta-feira a domingo, no Parque Palmiro Vilela, já é considerada uma das melhores exposições agropecuárias realizadas em São Geraldo do Araguaia, no sudeste do Pará.
A abertura oficial da feira aconteceu na quinta-feira, simultaneamente, com a abertura do rodeio da CIA Júnior Sakamoto. Também participaram do rodeio as companhias At Bulls e Colorado do Norte. A locução foi dos locutores Fernando Brasil e Rangel Santos.
O evento contou com a presença do prefeito de São Geraldo, Jefferson Oliveira, (MDB) do vice-prefeito Marcos Goiano (PP), da deputada Cilene Couto (PSDB), vereadores, do presidente do Sindicato Rural de São Geraldo, Moacir Pereira Filho, do presidente do Frigorífico Masterboi, instalado há 10 anos município, Nelson Bezerra, diretores do sindicato, do empresário Júnior Sakamoto, proprietário da CIA de Rodeio, entre outros convidados. E, claro, dos peões de rodeios e equipe do rodeio.
As autoridades destacaram a importância do evento, parabenizaram a comissão organizadora e desejaram sucesso aos peões que participaram do rodeio.
O presidente do Sindicato Rural de São Geraldo do Araguaia, Moacir Oliveira Filho, agradeceu o apoio da prefeitura municipal para a realização da EXPOSAGA 2025.

A deputada estadual Cilene Couto parabenizou o trabalho do prefeito Jefferson Oliveira, e dos organizadores da EXPOSAGA, destacando que “o agronegócio fortalece a economia do Pará e do Brasil”.
“Esta EXPOSAGA é muito importante para nosso município, porque ela mostra a força da nossa pecuária da região e do Pará”, afirmou o prefeito Jefferson Oliveira, acrescentando que “a festa estava muito bonita” e que “os organizadores estavam de parabéns pelo sucesso do evento”.
“A abertura da EXPOSAGA mostrou, mais uma vez, que quando existe compromisso e vontade de fazer história, os resultados aparecem grande. A cidade está movimentada, a economia aquecida e o evento crescendo a cada ano. Isso só é possível porque tem um gestor que acredita no potencial da nossa terra e trabalha para transformar ideias em realidade. Parabéns prefeito Jefferson”, afirmou o vice-prefeito Marcos Goiano.
Ele parabenizou também e agradeceu a parceria da prefeitura com o Sindicato Rural. “Um agradecimento especial ao Sindicato dos Produtores Rurais, que abraçou essa missão com força, união e dedicação. Vocês são parte essencial desse sucesso. Quem venham dias ainda maiores, mais fortes e cheios de conquistas para São Geraldo do Araguaia”, destacou Marcos Goiano, que também é produtor rural.
O ritual de abertura do rodeio – como sempre – contou com muitos fogos e um grande público presente. Em seguida, começaram as disputas em touros, que chegam a pesar até uma tonelada/cada.
TROPEADA DA INTEGRAÇÃO SÃO JOÃO BATISTA
Ainda na quinta-feira (4 de dezembro), começou a programação da Tropeada da Integração São João Batista.
A concentração ocorreu às 19h na Fazenda Turmalina, do vice-prefeito Marcos Goiano, onde os tropeiros pousaram e na manhã de sexta-feira tomaram aquele café reforçado, incluindo cuscuz, ovos, costela bovina e arroz.
Enquanto isso, os funcionários da fazenda tiravam leite no sistema de ordenha mecânica. O trabalho lá começa de madrugada, como explicou o médico veterinário Hernandes Ferreira.
O administrador da fazenda é o maranhense de Codó, Manoel de Jesus, pioneiro na região de São Geraldo do Araguaia. Ele e a esposa Divaldina estavam felizes em receber tanta gente apaixonada por tropeada.
O prefeito de São Geraldo do Araguaia, Jefferson Oliveira, chegou cedo para participar da tropeada. “É muito importante a realização desta 10ª Tropeada da Integração São João Batista, por isso faço questão de prestigiar e participar de todo o percurso. A tradição tem que ser mantida”, declarou o prefeito Jefferson em entrevista ao Conexão Rural.

Antes de dar início à tropeada, houve uma rápida cerimônia, na qual o prefeito Jefferson Oliveira agradeceu a presença de todos, especialmente o pessoal que veio de cidades do Maranhão – Codó, Santa Inês e São João do Paraíso – para participar da tropeada, e parabenizou o organizador Aguinaldo Vale pela realização do evento.
Ao lado da mãe, dona Eva Goiana, o pecuarista e vice-prefeito Marcos Goiano agradeceu também a presença de todos e disse que se sentia “muito honrado em receber todos os participantes da tropeada em sua fazenda”.

O pecuarista João Marques saudou os participantes e disse que sua fazenda, a Toca da Novilha, estava pronta para receber todos os tropeiros.
O pecuarista e tropeiro Domingos Caju falou em nome dos tropeiros do Maranhão. Ele agradeceu o apoio recebido pelos tropeiros de São Geraldo do Araguaia e disse que “todos estavam muito felizes em participar da Tropeada da Integração”.
O experiente tropeiro Clélio Guerra agradeceu o convite em nome da comitiva de Codó, no Maranhão e parabenizou os organizadores da tropeada.
Antes da saída, os participantes fizeram um agradecimento especial a Deus, com todos montados e formando uma ferradura no pátio da Fazenda Turmalina.
Em seguida, partiram da fazenda Turmalina com destino à Fazenda Toca da Novilha, do pecuarista João Marques.
Depois de percorrem uma estrada de chão, a tropeada chegou à PA 477, que liga São Geraldo do Araguaia ao município de Piçarra.
Com o apoio do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte – DMTT, os tropeiros seguiram para a Fazenda Toca da Novilha, onde houve o almoço e o pouso daquele dia.
Após um dia de confraternização, o proprietário da Fazenda Toca da Novilha, João Marques, falou da emoção de receber os amigos. Disse que estava “muito feliz por recepcionar os amigos apaixonados por tropeada”.
Enquanto isso, o pessoal bebia uma pinguinha, colocava a prosa em dia, e ouvia forró com o cantor e tecladista Cleomar Queiroz.

No sábado (6 de dezembro), choveu bastante na região da fazenda, mas mesmo assim os tropeiros arrearam seus animais e ficaram prontos para a partida rumo à São Geraldo do Araguaia.
Houve um reforçado café da manhã e por volta das 10 e meia da manhã, mesmo com chuva – e sempre com o apoio do DMTT, a tropeada saiu da Fazenda Toca da Novilha e seguiu em direção ao Parque de Exposições Palmiro Vilela.
Eles percorreram a PA 477 e após alguns quilômetros, pararam um pouco numa área espaçosa para descanso dos animais, e depois pegaram a BR 153 em direção a São Geraldo do Araguaia, onde chegaram por volta das 14h.
Ao chegarem ao Parque de Exposições Palmiro Vilela, o prefeito Jefferson Oliveira fez a saudação final, agradecendo a participação de todos e elogiando mais uma vez os organizadores pela realização do evento.
Palestras e expositores
A EXPOSAGA, realizada de 4 a 7 de dezembro no Parque de Exposições Palmiro Vilela, em São Geraldo do Araguaia, no Pará, movimentou a economia do município e trouxe muita informação e conhecimento para o homem do campo.
A feira contou com a participação da equipe da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará – Adepará, que levou muita informação para os produtores rurais, conforme destacou a médica veterinária Jocélia Silva.
Durante a EXPOSAGA foram realizadas diversas palestras sobre os mais variados temas do agronegócio. Uma das palestrantes foi a professora Letícia de Abreu Farias, da Universidade Federal Rural do Estado do Pará (UFRA). Ela falou sobre “Uso de corretivos em pastagem”.
Na noite de sexta-feira (5), prosseguiu o rodeio e houve show com Chicão dos Teclados. (Nós gravamos com Chicão dos Teclados e a entrevista e parte do show serão mostrados no fim de semana no programa Conexão Rural).
Houve comercialização de bodes e carneiros, mulas e equinos e foram realizados bons negócios. Na EXPOSAGA, um moderno helicóptero para pulverização chamou a atenção dos visitantes. E representantes de empresas que expuseram suas marcas na Exposaga destacaram a importância de participar da Exposição Agropecuária de São Geraldo do Araguaia.
Prova de Muares
No sábado à tarde, após a chegada da Tropeada da Integração, houve Prova de Muares.

Primeira categoria de muares disputada foi a regional
Campeã: Sabrina, apresentador Miguel, criador Aguinaldo Vale, Rancho do Tropeiro, São Geraldo do Araguaia (PA).
Reservada campeã: Zafira, apresentador Gravata, criador Wilham Barbosa, Fazenda Morro Perdido, São Geraldo do Araguaia.
Em terceiro lugar ficou Califórnia, apresentador Júnior, proprietária: Manu Sena, Fazenda Turmalina, São Geraldo do Araguaia.
Quarto lugar: Jóia, apresentador: Carlinho, criador: Bala, Fazenda Xodó, São Geraldo.
Quinto lugar: Musa, apresentador: Saulo, proprietário: Marcos Goiano, Fazenda Turmalina, São Geraldo.
CATEGORIA ABERTA
Na categoria aberta, a campeã foi Feiticeira da Bonanza, de Tailândia (PA), apresentador Luís Portírio, proprietário Thiago Frota.
Segundo lugar, Cereja RG, apresentador Coelho, proprietário Bala, Fazenda Xodó, São Geraldo do Araguaia.
Terceiro lugar: Caíque, apresentador Miguel, criador – Luciano Almeida, Rancho do Ipê Roxo, Santa Inês (MA).

Paralelamente à prova de muares, o pessoal perfurava os 100 costelões que seriam preparados para o almoço do domingo, dia da cavalgada. Foram preparados 150 quilos de arroz, e mais farofa e mandioca. A meta era servir mais de 2 mil pessoas, após a cavalgada de domingo, 7 de dezembro. (No domingo, foram servidas mais de 2.500 pessoas, segundo a organização do evento).
Peão de Parauapebas (PA) é o campeão do rodeio da CIA Júnior Sakamoto da EXPOSAGA
O evento contou com a presença do prefeito de São Geraldo, Jefferson Oliveira, vereadores, do secretário municipal de Agricultura, Ricardo Baiano, do presidente do Sindicato Rural de São Geraldo, Moacir Pereira Filho, diretores do sindicato, do empresário Júnior Sakamoto, proprietário da CIA de Rodeio, entre outros convidados.
O prefeito Jefferson Oliveira mais uma vez agradeceu a presença do público e parabenizou a organização pela realização de uma grande Exposição Agropecuária em São Geraldo do Araguaia. Disse ainda que a Exposaga de 2026 será melhor ainda do que a feira deste ano.
Houve o tradicional ritual de abertura com muitos fogos da empresa Javaé, de Iaciara, Goiás. Em seguida, começaram as disputas da seminal com 15 competidores.
Depois, ficaram apenas 5 peões para a disputa final.
O terceiro colocado foi Carlos Eduardo, de Anapu, no Pará.
O segundo lugar ficou com Luan Alves, de Araguaína, Tocantins.
E o grande campeão do rodeio da CIA Júnior Sakamoto da EXPOSAGA 2025 foi Erisvaldo Vinícius, de Parauapebas, no Pará.
No sábado, 6 de dezembro, após o rodeio, houve show com a dupla Thiago
& Luan.
Cavalgada marca o encerramento da Exposição Agropecuária de São Geraldo do Araguaia
A concentração foi no bairro residencial Cortês, antigo Eva Castro. O pessoal foi chegando de mansinho e logo cedo foi servida uma deliciosa panelada com arroz e farinha para dar sustância aos cavaleiros e amazonas. A cada momento chegava mais comitiva e o pessoal ia colocando a prosa em dia.
Por volta das 10h30 da manhã, pela Rua dos Diamantes, a cavalgada deixou a concentração em direção ao centro da cidade, tendo à frente a comitiva da diretoria do Sindicato Rural, com a participação do prefeito de São Geraldo do Araguaia, Jefferson Oliveira, do vice-prefeito Marcos Goiano, e do convidado especial, André Rezende, prefeito de Pacajá, também no Pará, do presidente do Sindicato Rural, Moacir Oliveira, e do presidente do Sindicato Rural de Piçarra, a vizinha cidade, Luiz Carlos.
Participaram da cavalgada 702 cavaleiros e amazonas num total de 23 comitivas, segundo a organização do evento.
Sob o comando dos locutores Fernando Brasil e Rangel Santos, a cavalgada seguiu até a BR 155 e depois percorreu as principais ruas e avenidas de São Geraldo do Araguaia.

Um dos momentos mais emocionantes, foi quando cavaleiros e amazonas chegaram à bela ponte, inaugurada recentemente, que liga São Geraldo do Araguaia, no Pará, a Xambioá, no Tocantins, para fazer uma foto histórica.
Em seguida, eles pegaram a BR 153 e depois de mais de 2 horas de cavalgada, retornaram para o Parque de Exposições Palmiro Vilela, sempre com o apoio do pessoal do DMTT e da Polícia Militar.
Para encerrar oficialmente a cavalgada, o prefeito de São Geraldo do Araguaia, Jefferson Oliveira, agradeceu a presença de todos os participantes, destacou a participação das comitivas do Maranhão e convidou todos para o churrasco que seria servido no parque de Exposições.
Lá no local do churrasco logo após a cavalgada se formou uma longa fila, mas como o pessoal do atendimento estava bem ágil, a demora não foi tão longa para tropeiros e as famílias em geral se servirem à vontade, e comemorar o sucesso de mais uma EXPOSAGA.
Em seguida houve concurso de berranteiros. O campeão do concurso foi Josiel Berranteiro, da Fazenda JK, de Eldorado do Carajás (PA).
Em seguida, foi realizada a premiação das comitivas vencedoras da cavalgada.
Maior comitiva: Laço de Ouro
Comitiva mais organizada – Fazenda Morro Perdido, São Geraldo do Araguaia.
Comitiva maior traia tradicional: Fazenda Morro Perdido, São Geraldo do Araguaia
Comitiva com maior número de bois: 4 Corações.
Amazona Mirim mais traiada: Kemilly Sofia – Comitiva JK – Eldorado do Carajás (PA)
Amazonas mais caracterizada adulta: Gicicleide – Comitiva JK
Traia de Alpaca: Júnior Frota/Comitiva Bonanza – Tailândia (PA)E o prêmio foi . entregue para um dos integrantes da comitiva, Júnior Frota, da Fazenda Bonanza.
Menor comitiva: Amigos de Xambioá (TO)
Comitiva mais distante: Lage Grande/ Maranhão
Amazona Mirim: Eliza/comitiva São Geraldo
Cavaleiro Destaque: Leonardo/Codó – Maranhão
Porta bandeira mais caracterizada: Eudila/Comitiva Morro Perdido
Maior traia de argola em aço: Mascote/Comitiva Laço de Ouro
Cavaleiro mais idoso: João Mineiro/Comitiva Laço de Ouro
A EXPOSAGA 2025 foi encerrada com apresentações de sanfoneiros e artistas da região, começando com o Gaúcho Sanfoneiro.
REPERCUSSÃO
Além do prefeito Jefferson Barros, e do vice-prefeito Marcos Goiano, Gilvan Casimiro, Gerente de Produção Calmap, e Silvio Telles, Comercial da Calmap, os amigos Jorginho Canille e Wesley, que trabalham com compra e venda e transporte de bovinos, o empresário vendedor de açaí, Edelson Silva, e Jhonn Melo, da Casa do Cowboy, Wilham Barbosa, da Fazenda Morro Perdido, e mais o secretário de Agricultura de São Geraldo do Araguaia, Ricardo Baiano, disseram ao Conexão Rural que “a EXPOSAGA foi muito bem organizada e a que a feira movimentou a economia do município e da região”.
(Lima Rodrigues, de São Geraldo do Araguaia-PA, com informações da Comissão Organizadora do Sindicato dos Produtores Rurais de São Geraldo do Araguaia e da Assessoria de Imprensa da PMSGA).
O CONEXÃO RURAL FEZ A COBERTURA JORNALÍSTICA DA EXPOSAGA 2025 COM O PATROCÍNIO DA PREFEITURA DE SÃO GERALDO DO ARAGUAIA, DO SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS, CASA DO COWBOY – ARTIGOS COUNTRY EM SÃO GERALDO DO ARAGUAIA, JORGINHO CANILLE – COMÉRCIO DE BOVINOS, JW TRANSPORTE DE BOVINOS, FAZENDA MORRO PERDIDO – WILHAM BARBOSA, SÃO GERALDO DO ARAGUAIA-PA E CASA DE CARNE PRIME EM SÃO GERALDO DO ARAGUAIA.





